segunda-feira, 26 de junho de 2017

Limpeza do intestino e fígado: Retire quilos de toxinas do seu corpo em apenas 1 semana


A medicina natural acredita que a maioria das doenças tem como causa um intestino sujo. Esse órgão tão importante do aparelho digestivo é responsável por armazenar resíduos sólidos para depois excretá-los. No entanto, uma dieta pobre e um estilo de vida sedentário prejudicam essa função, levando o órgão a uma intoxicação crônica. Quando temos problemas digestivos, como prisão de ventre, os sedimentos se acumulam no cólon e aderem às paredes do intestino. Estes resíduos, junto com microrganismos e outras toxinas, fermentam dentro do organismo e viajam através da corrente sanguínea para o restante do corpo. Manter o cólon limpo, com desintoxicações regulares, ajuda a prevenir muitos problemas, como fadiga, alergias, prisão de ventre, falta de apetite, excesso de peso e mau hálito. Há muitas maneiras de limpar o intestino, destacando-se laxantes potentes, enemas e receitas naturais. Os laxantes, muitas vezes, prejudicam a flora intestinal e outros órgãos, como o fígado, e acostumam o organismo a um movimento intestinal estimulado de forma artificial. Os enemas costumam ser eficazes, mas precisam ser feitos sob a supervisão de um competente profissional, pois existe o risco de causar fissura anal, infecções e outras doenças.

A medicina natural oferece limpezas intestinais menos arriscadas e igualmente efetivas.

Hoje você vai aprender uma dessas soluções. É uma bebida supersimples que vai realizar uma profunda limpeza intestinal sem nenhum risco para o seu corpo. Os ingredientes desta receita muito especial possuem alta atividade depurativa. Eles são ricos em antioxidantes, em vitaminas como a A e a C, e contêm muita água, que vai ajudar a expulsar os resíduos presos às paredes intestinais. É também um suco que evita a produção de gases, o que torna a limpeza mais suave. Além disso, é diurético, qualidade que o faz ser um aliado dos que estão em luta contra a balança.
E tem mais: é anti-inflamatório e, pela sua riqueza de nutrientes e antioxidantes, anticancerígeno.

Quer aprender a receita agora?
Aqui está ela:

Ingredientes:
Meio copo de suco fresco de maçã (se não for com maçã orgânica, lave e escove muito bem a casca ou simplesmente faça sem ela)
2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
1 colher (chá) de suco de gengibre (rale e esprema ou liquidifique para obter o suco)
Meia colher (chá) de sal integral de boa qualidade, como o do Himalaia (cuidado com as falsificações) ou o sal de Guérande (ambos são vendidos em supermercados, delicatessens e lojas de produtos naturais), meio copo de água filtrada morna

Modo de preparo
Ponha a água para amornar. Assim que estiver morna, acrescente o sal e mexa bem. Em seguida, coloque o suco de maçã, de gengibre e de limão. Tome três vezes por dia: uma em jejum, outra ao meio-dia (20 minutos antes do almoço) e outra vez no meio da tarde. Realize a desintoxicação todos os dias por, no máximo, uma semana.

Atenção!
Este tratamento é contraindicado para diabéticos e grávidas. Hipertensos devem tirar o gengibre da receita. É importante que eles conversem com o médico sobre o uso de sal do Himalaia.

Quem estiver tomando medicamento(s) também deve conversar antes com o médico.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

10 benefícios do chá da casca da laranja


Listaremos passo a passo , desde seus benefícios , até o modo de preparação do chá da casca da laranja.
Geralmente comemos uma laranja e nem nos deparamos com o que fazer com a casca.
Não pensamos se ela pode se tornar mais um auxiliar contra doenças , e até mesmo um bom aliado contra os quilinhos extras. E o mais importante: sem contra-indicação.

Benefícios do chá da casca da laranja
Podendo conter cerca de 60 flavonoides, e mais de 170 fitonutrientes, a casca da laranja por muitas vezes é desperdiçada sem que levem em conta seus benefícios e truques até mesmo para a beleza. Ajuda também tratamentos de doenças nas vias respiratórias como a asma e a tosse. Outra informação que muitos devem não saber, é que um de seus compostos a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Pesquisas afirmam que depois de serem realizados alguns experimentos, foi comprovado que esse produto natural combate triglicérides e ao colesterol. Uma fonte desconhecida de nutrientes a casca da laranja é fonte de benefícios medicinais. O óleo da casca da laranja também é bem importante, principalmente pra quem gosta de receitas de medicina caseira, e até mesmo receitas voltadas a parte de beleza, principalmente pra aquelas pessoas que sempre procuram meios de acabar com a oleosidade da pele. Em forma de óleo também se potencializam propriedades que agem como anti inflamatório e anti microbiana.

Propriedades do chá da casca da laranja
Antes de tudo o chá da casca da laranja, é um forte aliado do coração. Lembrando que ela não apenas previne ou trata gripes e resfriados. A casca da laranja tem mais fitonutrientes e flavonoides que a polpa, no caso contém mais propriedades anti-inflamatória, que auxilia bastante na digestão, aliviando problemas como azia e diarreia.
Sendo uma das frutas tropicais mais apreciadas, rica em vitamina C. O bagaço é cítrico e regula o intestino e regenera outros órgãos. Também funciona como anti-depressivo natural, antiespasmódico, anticoagulante, tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas, desintoxicantes e sedativas.

10 principais benefícios do chá da casca da laranja

Redução dos níveis de colesterol, pois a casca contém hesperidina, um flavonoide, além de flavonas polimetoxiladas e pectina, os quais auxiliam na redução dos níveis de colesterol e LDL.

-Vitaminas: A, B e principalmente a vitamina C possuem de sobra, além de ser capaz de combater o escorbuto.

–O chá é indicado em casos de ansiedade, histeria, nervosismo, taquicardia e em problemas gastrintestinais.

–O chá de laranja para enxaqueca é um excelente remédio caseiro.

-Previne o câncer. O flavonoide hesperidina, encontrado na casca da laranja, tem propriedades anti-inflamatórias que, quando ingeridas, podem curar alguns tipos de câncer de mama e inibir a perda de medula óssea.

-Tem efeito emagrecedor.–Melhora a limpeza orgânica e remove o excesso de líquidos, combatendo o inchaço.–É um cicatrizante natural.–O óleo da casca também é um excelente repelente de insetos quando aplicado na pele.– E por último e não menos importante, evita o desperdício da fruta em si.

Como deve ser preparado e bebido o chá da casca da laranja ?

Chá da casca da laranja

Tratando-se de uma laranja corretamente higienizada, descasque a laranja deixando o bagaço (parte que fica entre a casca e a fruta) e reserve. Ferva a casca pela metade por em média cinco minutos em um litro de água. Por fim, retire a casca e beba o chá várias vezes ao dia.

fonte
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Verbena – Propriedades Medicinais

Verbenaceae ou verbenáceas é uma ampla família de plantas, principalmente tropicais, de árvores, arbustos e ervas que apresenta aproximadamente 34 gêneros e 1.175 espécies. 

Muitos membros desta família são famosos devido às suas flores pequenas e com cinco pétalas. Normalmente são encontradas em tons de azul, roxo, púrpura, rosa ou mesmo brancas. As folhas são opostas e simples. (Fonte: Wikipedia)


Nomes Populares:

Erva de ferro, erva de fígado, urgebão, planta da sorte

Propriedades:
É adstringente, afrodisíaca, aperiente, calmante, depurativa, diurética, sedante, sudorífera.

Pode ser usada em casos de problemas do fígado, problemas nervosos, problemas respiratórios, problemas nos rins, cálculos renais, dispepsia, espasmos gastrointestinais, gastrite, má digestão, reumatismo, úlcera, Auxilia contra as aftas, ansiedade, asma, bronquite, celulite, conjuntivite, estomatite, febres, faringite, furúnculo, insônia, sinusite, taquicardia, Reforça o apetite.

Cuidados

Evitar em casos de menstruação ou distúrbios da tireóide.


Fonte: Receita Natural
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Por que o gengibre é tão bom - 20 tratamentos que você pode fazer com ele


Já falamos do gengibre em outras matérias. Mas esta raiz é tão versátil que resolvemos fazer um post especial sobre ela. Reunimos 20 benefícios do gengibre para você aproveitar todo o potencial dele.

Conheça as vantagens de consumir o gengibre:

1. Combate o câncer
Se você usar o gengibre em suas refeições diárias, pode ter certeza de que ele vai estar construindo uma proteção natural contra o câncer, é o que dizem diversas pesquisas.

2. Elimina dor
O gengibre é um analgésico natural, capaz de aliviar dores. Basta uma xícara de chá ainda em jejum.

3. Acaba com o enjoo
Qualquer incômodo causado por movimentos bruscos, como o enjoo, pode ser combatido com um pouco de gengibre.

4. Ajuda o organismo a absorver nutrientes
Se você está tentando entrar em forma, saiba que essa raiz pode ajudar seu corpo a absorver melhor os suplementos.

5. Combate a sinusite
O gengibre ajuda a limpar os seios paranasais. É uma ótima alternativa natural a outros medicamentos. Ele vai tornar fluida a secreção e desobstruir os seios paranasais. Beba o chá de gengibre várias vezes por dia.

6. Combate náuseas da gravidez
Gengibre pode ser de grande ajuda se você estiver grávida e tiver problemas com enjoos e náuseas. Beber uma xícara de chá de gengibre pode controlar o problema. Mas antes converse com seu médico, certo?

7. Ajuda o intestino irritado
Às vezes, o intestino fica irritado e todo o aparelho digestivo sofre. Você pode consumir.neste caso, o gengibre como suplemento, chá ou pílula - o que importa mesmo é desfrutar das propriedades terapêuticas da raiz.

8. Previne Alzheimer
O gengibre também pode evitar a perda de células cerebrais, que é um sinal de Alzheimer. Caso tenha históricos desse mal na família, comece a consumir a raiz o quanto antes.

9. Aumenta o apetite
Se você anda sem vontade de se alimentar, pode contar com o gengibre, pois ele estimula a fome. 

10. Combate a azia
O gengibre atua contra a acidez, acabando com azia, sem deixar efeitos colaterais, como muitos remédios fazem.

11. Resolve problema de gases
Se você anda sofrendo com gases, beba uma xícara de chá de gengibre antes de dormir - pois o efeito é potencializado durante a noite.

12. Estabiliza o nível de açúcar no sangue
Algumas vezes, o nível de açúcar é instável, o que é prejudicial à saúde. Com a quantidade certa de glicose no corpo, podemos ficar em forma e com energia ao longo do dia. Mas atenção: se usar remédio para diabetes, consulte o seu médico sobre o consumo de gengibre.

13. Diminui inflamação da artrite
Este é outro benefício do gengibre - combate a inflamação das articulações. Tudo o que você precisa é tomar o chá ao longo do dia.

14. Alivia sintomas de asma
Não cura a asma, mas reduz os sintomas, o que já é grande coisa, não é?

15. Ajuda a perder peso
Esta a maioria já sabe. O gengibre ajuda a reduzir o acúmulo de gordura.

16. Melhora a circulação
O gengibre abre os poros e melhora a circulação geral do corpo.

17. Revitaliza os músculos cansados
Com a correria do dia, é provável que os músculos fiquem cansados e doloridos. O gengibre ajuda a recuperar a energia e queimar mais calorias, o que é ótimo se você está tentando perder peso.

18. Aumenta o desejo sexual
Se melhora a circulação sanguínea, também melhora o desejo sexual. Isso serve para ambos os sexos. Coloque gengibre nas principais refeições do dia.

19. Melhora o hálito
O gengibre melhora o hálito. Beber chá de gengibre é uma boa escolha depois de consumir alho ou cebola.

20. Combate gripes e resfriados
Se você ficar gripado ou resfriado, o chá de gengibre pode ajudar no processo de cura. Ele vai melhorar a imunidade, facilitando a recuperação.

COMO FAZER O CHÁ

O chá de gengibre é muito fácil fazer: basta colocar alguns pedaços da raiz em água fervente e, se desejar, acrescentar um pouco de limão.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Chá para Disfunção Erétil

Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil tem causas que podem ser físicas, psicológicas ou uma somatória das duas. Das causas físicas, a maioria está ligada à problemas de circulação, cardíacos, diabetes, pressão arterial, por exemplo. As causas psicológicas, por sua vez, estão ligadas à problemas emocionais, ansiedade e estresse.

É claro que ajuda profissional e um correto diagnóstico para o problema é indispensável, mas um bom chá estimulante, aliado a uma vida mais tranquila, com hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios pode ajudar. Vejamos a receita:

Você vai precisar de:

Uma colher de sopa de cascas de catuaba
Uma colher de sopa de raízes secas de ginseng
Meio litro de água

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a água com as cascas de catuaba e raízes de ginseng. Deixe que a água aqueça levemente, mas não deixe que ferva.
Posologia

Beba uma xícara do chá duas vezes ao dia


Fonte: Receita Natural
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

O limão na história

limoeiro é originário das regiões úmidas a leste da cordilheira do Himalaia, ao norte da Birmânia e ao nordeste da Índia.

Nos velhos tempos, discípulos brindavam seus mestres com limões recheados de moedas de ouro ou de prata.

Na China, os antigos rendiam culto ao limão, e Wu Lai, poeta do século XIII, chegou a dedicar-lhe uma canção, a “Canção da limonada quente”, elogiando-lhe os efeitos.

Na festa da expiação e dos tabernáculos, os judeus levavam consigo, para o templo, um limão, como símbolo de fé e absoluta confiança na misericórdia de Deus.

Os habitantes da Pérsia, povos de raça cita, usavam sementes de limão para aromatizar alimentos e perfumar a boca.

Aristófanes, o mais famoso dos poetas cômicos da Grécia, que viveu na segunda metade do século V a. C., narra que, com as folhas do limoeiro, se faziam coroas para as cabeças dos deuses.

Vergílio (70-19 a.C.), notável poeta latino da época de Augusto, diz que o limão é antídoto dos venenos, remédio contra a asma dos velhos, e um meio para perfumar o hálito.

Nalguma parte lemos que,nos tempos de Cleópatra (68-31 a.C.), rainha do Egito, um escravo havia sido condenado à morte por envenenamento, e se salvou dos efeitos do veneno por ter, momentos antes, chupado um limão.

Plínio, o velho (23-79 A.D.), famoso historiador e naturalista romano, afirma que o limão tem efeito mágico para neutralizar os venenos e poder para curar muitas enfermidades. Chama-o de “maçã da Assíria”.

Isso mostra quanto os romanos já sabiam das propriedades medicinais do limão.

Os Árabes, no séculos VII a IX, propagaram a cultura do limoeiro no Oriente Próximo, e, no século XII, já empregavam o limão na Espanha, como agente medicinal no combate a diversas enfermidades contagiosas.

Na Sicília, ao sul da Itália, a cultura do limoeiro teve seu inicio no ano de 1002; na costa da Ligúria, em 1369; no Vale da Riviera, em 1486.

Na Alemanha, o limoeiro começou a ser cultivado, como planta ornamental, no século XV.

Em 1543, Mesue, médico árabe, incluiu, no seu “Antidotarium”, o xarope de limão.

Em 1553, em Veneza, e, em 1602, em Paris, foi publicada uma obra que recomendava o uso do limão contra o fétido ar dos hospitais, contra as enfermidades agudas, contra o escorbuto, etc., e contra os venenos de efeito lento.

No século XVI, as moças elegantes carregavam, nas suas bolsas, um limão,em que, de quando em quando, davam uma mordida para alvejar os dentes e carminizar os lábios, e, talvez, ainda, para desinfetar a boca.

Naquela época era costume oferecer um limão a cada visitante. Era um voto de boa saúde.

No presente século, o limão graças as suas propriedades terapêuticas e conteúdo vitamínico, está tendo uso crescente no terreno da medicina, por recomendação de muitos facultativos.

As curas maravilhosas do limão e da laranja

A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Chá Verde e Louro para ficar mais ativo

Ingredientes:


03 ou 04 folhas de louro
01 colher de sopa de chá verde
½ litro de água e mel ao seu gosto.

Como preparar:
Deixe a água ferver, quando já estiver borbulhando apague o fogo e ponha as folhas de louro e verde dentro da vasilha e aguarde até que esfrie, adoce com mel e tome 02 xícaras ao dia.


Crianças, gestantes e hipertensos não deve tomar este chá.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Aloés Indiano (Aloe Vera) - Babosa

imagemjoseaugustomila.blogspot.com
Tem sido utilizado a séculos, na Índia, com fins medicinais.
Empregos caseiros: a mucilagem que se extrai de suas folhas combate a tosse crônica, o lumbago e a asma.


Livro: Remédios Caseiros 3ª edição pag.24
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 17 de junho de 2017

Soja: descubra seu poder

imagem: blogdoquinho.com
Criada pelos chineses há mais de 5 mil anos, é um dos alimentos mais completos

soja é um grão que foi cultivado pelos chineses há 5 mil anos. Ela é um dos alimentos mais completos e versáteis que existe. A soja é um grão da família das leguminosas como o feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.

Rica em proteínas de boa qualidade, ajuda a eliminar os radicais livres graças aos antioxidantes contidos em sua fórmula. Além disso, a soja é rica em ácidos graxos poliinsaturados como o ômega 6 e ômega 3 e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas, fitatos, entre outros.

A soja também é uma excelente fonte de minerais como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas A, C, E e complexo B. As fibras contidas no grão também ajudam ao funcionamento do intestino.


Por Carolina Abranches
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Assa-Fétida (Ferula Assafoetida)

Ela faz jus ao nome que lhe deram: tem cheiro nauseante. Mas também se chama” Assa - Fétida” apenas a resina dessa planta, que tem o mesmo cheiro intenso do alho. Essa resina é carminativa e sedativa, combate a flatulência e a má digestão.


Dizem os Indianos que é um antídoto excelente contra o ópio.

Livro Remédios caseiros 3ª Ed. Pg. 25
imagem: henriettesherbal.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Maçã ajuda a prevenir o câncer e o envelhecimento

imagem: lgrecife.blogspot.com
A fruta também é benéfica para o intestino

O alto teor de pectina contido na maçã transformam a fruta numa das mais nutritivas e saudáveis que existe. A maçã reduz a acidez e problemas no intestino, evitando a formação de gases. Ela também age como diurético, prevenindo a retenção de líquidos.

A pectina é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e a lignina, compõe a parede celular das plantas. A pectina age no combate aos picos de insulina no sangue. Além disso, a maçã reduz o risco de cancro no pulmão, doenças cardiovasculares e até o câncer no pulmão.

O colesterol também é reduzido com o consumo da maçã. Os fitoquímicos contido na fruta melhoram o sistema imunológico do organismo, retardando o envelhecimento, pois preservam as células. O recomendado é a ingestão de 1 a 2 unidades por dia.


Por Carolina Abranches.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Banana e Bronquite

Esta receita da cachopa da bananeira cura as mais rebeldes bronquites por mais antigas que sejam. Brônquios são os canais por onde o ar que respiramos se distribui nos pulmões. Quando estes canais se inflamam, temos uma doença chamada "bronquite".

Ingredientes:

Uma cachopa (coração) do cacho da bananeira
500 gramas de de açucar mascavo ou mel de abelha

Modo de Preparo:

Pega-se um coração (cachopa) que está pendurado na ponta do cacho de banana, corta-se bem fino como se corta um repolho, mistura-se com meio quilo de açúcar mascavo ou mel de abelha.
Coloca-se esta mistura em um pote de cerâmica (barro ou argila, novo e bem lavado). Deixa-se em repouso em um lugar um pouco morno durante 48 horas. Coa-se o líquido que se formou, guardando-o na geladeira.
Dose:

Tomar uma colher de sopa em jejum pela manhã e uma colher ao deitar-se durante 15 dias (não tomar gelado). Interromper por 15 dias e preparar novamente a mesma receita e dê por mais 15 dias e interrompa por mais 15, até completar 4 meses nesta seqüencia.
Observações:
Adulto pode tomar duas colheres por vez, criança somente uma colher por vez.

Antes de usar o pote de barro para o preparo da mistura você pode deixá-lo um dia inteiro com leite, depois, tire o leite, lave o pote e coloque a mistura acima indicada.

Observe bemo leite não vai junto com a mistura - ele só serve para curtir o pote.

imagem:sesituando.com

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

O limão na cozinha

Se a laranja é uma fruta muito apreciada como sobremesa, o limão é um tempero predileto para muitos pratos.

O suco de limão, como todos sabem, se presta para o preparo de gostosas limonadas, que nos fazem tão bem, especialmente nos dias de calor: refrescam o estomago e servem como aperitivo, quando tomadas pelo menos meia hora antes das refeições.

Quando estamos com sede e só temos água potável duvidosa, o que com muita freqüência acontece durante uma viagem, a melhor coisa que podemos fazer é espremer um limão para neutralizar o perigo que talvez se oculte na água que vamos tomar.

E qual a dona de casa que não conhece também as utilidades da casca do limão para condimentar bolos, pudins, manjares, etc.?.

Não devemos, todavia, pensar no limão simplesmente por causa do sabor que ele acrescenta aos nossos pratos e as nossas bebidas refrigerantes; devemos sempre ter em mente, em primeiro lugar, seu rico conteúdo em vitaminas e sais de que tanto dependem nossa saúde e nossa vida.

No suco de limão estão dissolvidos sais minerais, vitaminas e outros elementos, como já mostramos.
Entre as vitaminas, destaca-se o ácido ascórbico (vitamina C), de que o limão é uma das principais fontes. Em cem gramas de suco de limão há mais de 70 miligramas de ácido ascórbico. Como a dose diária requerida por um adulto é de uns cem miligramas, com dois limões por dia estão supridas nossas necessidades de vitamina C.

Não só como fonte de vitaminas, mais também como substituto do vinagre, mesmo do de melhor qualidade, o limão é muito recomendado.

Como anti-séptico, o limão não tem rival. As verduras que compramos na feira ou na quitanda_ e que podem facilmente ter sido regadas com águas duvidosas_ contém freqüentemente perigosos germes patogênicos. É, pois, necessário lavá-las muito bem em água corrente, depois banhá-la durante uns cinco minutos em caldo de limão, e finalmente temperá-las com suco de limão em vez de vinagre.

As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Abobrinha-do-Mato

imagem:sites.google.com
Eis uma designação que enquadra muitas variedades dessa planta trepadeira da família das cucurbitáceas, cujas folhas são pilosas. Ei-las:


Trianosperma diversifolia: seu fruto em forma de baga é anti-diabético e anti-sifílico.

Trianosperma Tayuya: também conhecida como anapinta, azougue-do-brasil, azougue-dos-pobres, cabacinha, cabacinha riscada, cabacinha verrugosa, cipó-azougue e taiuiá, sua raiz atua como purgativo e contra a hidropisia, opilação, epilepsia, obstrução intestinal e morféia. Suas folhas são úteis na cura de úlceras, sob a forma de cataplasma. Qualquer parte da planta é anti-escorbútica e anti-reumática. As raízes e os frutos são usados contra dermatoses.

Willbrandia Verticillata: tem folhas hirsutas. Sua raiz é anti-sifílica e depurativa.


Livro Remédios caseiros 3ª Ed. Pg. 26
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Beringela (solanum Melongena)

Tão prosaica na aparência, a beringela tem largo consumo na Índia por causa das substancias que a tornam útil no tratamento de alguns males bem freqüentes: inchaço e suores em excesso.

Empregos caseiros: sob a forma de emplastro, o fruto da beringela reduz as tumefações e contribui para aliviar os estados inflamatórios. O suco ou a pasta da beringela friccionado nas palmas das mãos ou plantas dos pés reduz a sudação abundante.


Livro remédios caseiros pag. 27
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Frutas de polpa branca protegem contra derrame, diz holandeses

imagem:guiame.com.br
Pesquisadores podem ter descoberto mais um benefício do consumo de frutas e vegetais. De acordo com um estudo holandês, vegetais e frutas de polpa branca (como maçãs e peras) podem exercer uma função protetora contra derrames.

Estudiosos acompanharam 20 mil adultos que, ao integrarem a pesquisa, tinham idade média de 41 anos e ausência de doenças cardiovasculares. Nos 10 anos que se seguiram ao recrutamento dos participantes, 233 pessoas sofreram derrames. Analisando esse evento com a alimentação dos indivíduos, os pesquisadores estabeleceram que as pessoas que consumiam mais frutas de polpa branca e vegetais apresentaram chances 52% menores de ter um derrame.

Os pesquisadores acreditam que esse tipo de alimento pode diminuir os riscos de um derrame acontecer porque são ricos em fibras e em um flavonóide chamado quercetina. Outros alimentos que se encaixam dentro da categoria de “alimentos brancos” seriam as bananaspepinos e couve-flor.

“Para prevenir derrames, pode ser útil consumir quantidades consideráveis de frutas brancas e vegetais. Por exemplo, comer uma maçã por dia é uma forma fácil de aumentar o consumo de frutas brancas e vegetais. Frutas e vegetais e outros grupos de cores podem proteger contra outras doenças crônicas”, afirma Linda M. Oude Griep, da Universidade Wageningen.

Um questionamento feito pela comunidade médica aponta que talvez os resultados obtidos na pesquisa sejam apenas reflexo de hábitos saudáveis e dietas ricas em frutas e vegetais em geral. Mais estudos são necessários para que os resultados da pesquisa holandesa sejam confirmados. (TM)


Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Batata-Doce (Ipomoea Batatas)

Planta tuberosa que se come cozida ou assada em brasa, a batata-doce é muito nutritiva por causa de seu elevado teor de açúcar.

Emprego caseiro: dizem os indianos que o pudim feito de batata-doce é afrodisíaco.
imagem:ja.wikipedia.org

Livro remédios caseiros pag. 27
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Partes aproveitáveis do limão


A casca do tronco, e da própria raiz, reduzida a pó, é empregada como remédio contra febre, flatulência e preguiça intestinal. Mastigada, suaviza o hálito e dá tono as gengivas.


A casca fresca do limão é carminativa, tônica, estomacal, antisséptica, depurativa, adstringente.

A camada superficial da casca chamada zesto, é sudorífica. Presta-se no preparo de chás sudatórios, bons para combater os resfriados e as bronquites, e para promover a expectoração. O mesmo chá também é bom remédio contra a malária (30g/xícara).

É muito fácil conservar as cascas: basta secar, torrar ligeiramente e reduzir a pó.
A casca do limão é, para as donas de casa, uma substancia altamente apreciada para aromatizar doces.

A camada profunda, ou seja, a parte branca da casca, chamada zisto, é útil como estomáquico.

As sementes do limão são vermífugas e febrífugas.

As folhas do limoeiro são digestivas, sudoríficas, calmantes.

As flores são calmantes. Na ciência farmacêutica, prepara-se a água de flor de limão, muito apreciada na medicina domestica.
O suco de limão é um remédio par mais de cem enfermidades.

As curas maravilhosas do limão e da laranja
A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

As folhas de abacate e suas incríveis propriedades medicinais


Vamos falar agora de um alimento completo.

O abacate.
Tudo dele se aproveita: fruta, caroço, folhas...

Às pessoas com diabetes é aconselhável um tratamento à base do abacate durante 15 dias: coma em jejum metade de um abacate amassado. Após as refeições, tome um chá de folhas secas de abacateiro (sem açúcar). A folha do abacateiro também serve para a limpeza do fígado. Se o fígado não vai bem por estar saturado de gordura e tóxicos, faça um chá das folhas secas do abacateiro e tome-o em goles, de hora em hora, durante todo o dia, repetindo por 15 dias.

Em dores de cabeça, aplique folhas quentes do abacateiro na cabeça, em compressa. No caso do chá, use sempre folhas secas, pois as verdes provocam palpitações cardíacas. O gargarejo com o chá das folhas (secas) do abacateiro é ótimo para tratar amidalite.

Com o caroço, faz-se um excelente medicamento contra reumatismo: ponha em um frasco de vidro, 2 caroços de abacate ralados, 2 dentes de alho e cubra com álcool etílico. Deixe descansar por 48 horas.
Coe e guarde o líquido. Passe nas juntas e nas regiões onde houver dor.Mastigar folhas novas de abacateiro é excelente para combater aftas.
O chá de folhas de abacate é ainda excelente tratamento para limpar os rins e para cálculos na vesícula.
Durante a tensão pré-menstrual, este chá é um ótimo aliado, diminuindo as dores das cólicas e reduzindo as alterações de humor.

É também um bom tratamento para dor de garganta e rouquidão.
E com as folhas ainda se faz um ótimo tratamento para varizes (ver abaixo)

E como se faz o chá? É bem simples:

Ingredientes
1 litro de água
2 colheres (sopa) da folha seca e picada

Modo de preparo
Coloque a água para ferver. Quando começarem a surgir as bolhinhas, adicione as folhas, feche a panela e espere esfriar. Tome de duas a três xícaras por dia durante 30 dias.

Tratamento para varizes com folhas de abacate

Ingredientes
12 folhas de abacate frescas
Álcool comum (o ideal é o de 90°)
3 pedras de cânfora

Modo de preparo
Em um recipiente de plástico, pique 12 folhas de abacate e acrescente álcool até que todas as folhas estejam submersas. Coloque três pedras de cânfora e leve o recipiente para um local onde a luz não chegue. Deixe a mistura descansar nesse local por uma semana. Passado esse prazo, faça o tratamento: aplique diarimente em movimentos suaves em cimas de todas as suas varizes.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Brócolis combinado com alimentos picantes tem maior efeito anticâncer

imagem:portalsaofrancisco.com.br

Brócolis associado a alimentos picantes, que contenham a enzima mirosinase, aumenta significativamente o poder desse alimento, que, naturalmente, já tem propriedades anticancerígenas.
Além de garantir mais sabor, “apimentar” o brócolis garante a melhor absorção dos compostos do vegetal, que passa a acontecer na parte superior do sistema digestivo, aumentando os benefícios à saúde.
“Para obter este efeito, apimente seu brócolis com brotos de brócolis, mostardarabanete ou wasabi. Quanto mais picante, melhor”, diz a especialista Elizabeth Jeffery, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, responsável pelo estudo.
Análise sanguínea de voluntários que se alimentaram com brotos de brócolis frescos picantes mostrou que é possível encontrar compostos bioativos apenas 30 minutos após a refeição. Esses compostos atingiram a maior concentração em cerca de três horas.
“Para preparar o brócolis mantendo suas propriedades, deve-se cozinhá-lo levemente, de 2 a 3 minutos”, ensina a especialista Jeffery. “No entanto, este estudo mostra que, mesmo que o brócolis seja cozido demais, você ainda pode aumentar seus benefícios, juntando-o com outro alimento que contenha mirosinase”.
A mirosinase é a enzima necessária para formar o sulforafano, o componente do vegetal que tem efeito preventivo contra o câncer. Há alimentos que podem aumentar os benefícios do brócolis, se forem colocados juntos: rabanete, repolho, rúculaagrião e couve-de-bruxelas.

http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,51171
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Alcaparra (Capparis Decidua)

Planta arbustiva que chega a três metros de altura, a alcaparra possui lindas flores vermelhas. Seus frutos minúsculos, são apreciadíssimos sob a forma de picles.


Empregos caseiros: consumida simplesmente como picles, alivia os estados de flatulência, regulariza as funções do baço dilatado e elimina os parasitos intestinais. O pó do carvão de sua madeira, misturado com mel, é eficaz contra a tosse.

imagem:portalsaofrancisco.com.br

Livro Remédios caseiros 3ª Ed. Pg. 26
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

A fruta que consegue transformar o gosto cítrico em doce

Não confie totalmente no seu paladar, ele pode enganar você. Conheça a fruta com poder de modificar a percepção de sabor dos alimentos.

Desde muito tempo a ciência nos provou que a sensação de doçura que sentimos ao degustar algum alimento é proporcionada pelos hidratos de carbono, também denominados como açúcares. Nós detectamos os sabores através dos sensores de gosto (papilas gustativas) na língua; mas esses sensores podem ser enganados pelos sabores.

Richardella dulcifica um pequeno fruto avermelhado, originário da África Ocidental, tem propriedades de modificar o gosto de alimentos ácidos e minerais diluídos e ácidos orgânicos em um sabor doce, basta mastigarem a polpa da fruta; este efeito tem duração de 1 a 2 horas.

Isso ocorre devido a uma glicoproteína chamada miraculina, composta de 191 aminoácidos e algumas cadeias de açúcares. Inicialmente a miraculina tem sabor azedo para o paladar humano, mas uma vez que a língua humana é exposta a miraculina a percepção do sabor de alimentos azedos ou cítricos torna-se doce por até uma hora.

Uma milésima parte de um grama de miraculina é suficiente para alterar a percepção do paladar humano; alguns pesquisadores acreditam que esta glicoproteína tem capacidade de mudar a estrutura dos sensores de sabor dos seres vivos.

Geneticistas japoneses têm conseguido produzir em laboratório através de engenharia genética, outras plantas produtoras de miraculina. Podemos citar a alface como exemplo.

Esta glicoproteína poderá também ser utilizada pela indústria de adoçantes e alimentos dietéticos. A fruta é largamente usada pelos praticantes de dietas, por ser um fruto com pouquíssimas calorias. Nos Estados Unidos ainda esta em fase de pesquisa para a comercialização e liberação pela FDA.

por Leandro Lacerda
http://jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=989%3Aa-fruta-que-consegue-transformar-o-gosto-citrico-em-doce
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Cogumelos podem alterar permanentemente a personalidade

Apenas uma dose forte de cogumelos alucinógenos pode alterar a personalidade de uma pessoa por mais de um ano e, talvez, permanentemente.

Pessoas que receberam a psilocibina, o composto dos “cogumelos mágicos” que provoca alucinações e sensação de transcendência, demonstraram uma personalidade mais “aberta” após a sua experiência, um efeito que persistiu por pelo menos 14 meses.

A abertura é um termo psicológico, referindo-se a uma apreciação de novas experiências. Pessoas que são mais abertas tendem a ter a imaginação ampla e valorizar a emoção, a arte e a curiosidade.

Esta alteração é bastante incomum, porque a personalidade raramente muda após os 30 anos de idade. Porém, este é um dos primeiros estudos a mostrar que estas característas podem ser sim transformadas depois de adulto.

A raiz da mudança parece ser não a droga em si, mas as experiências místicas que a psilocibina desencadeia frequentemente. Estes profundos sentimentos transcendentes não são menos reais para as pessoas por serem quimicamente induzidos.

Mesmo depois de muitos anos, as pessoas que têm essa sensação dizem que foi uma das experiências mais profundas de sua vida. Não é surpreendente que o efeito possa ser permanente.

Pesquisas sobre alucinógenos são geralmente associadas com figuras da contracultura da década de 60, como artistas e suas viagens com LSD. Mas na última década surgiu uma abordagem passo-a-passo para estudar o efeito de alucinógenos.

Os experimentos são rigidamente controlados – já que não é fácil obter permissão para dar drogas ilegais voluntários – mas eles estão revelando que as substâncias associadas mais com shows hippies do que com consultórios podem ter também seus usos médicos.

Em Massachusetts, EUA, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos está investigando a possibilidade de usar o alucinógeno MDMA (nome para LSD) para tratar de stress pós-traumático. Tanto LSD quanto psilocibina estão sob investigação para seu uso no tratamento da ansiedade.

Outras pesquisas ainda buscam saber se as substâncias podem aliviar a ansiedade e depressão em pacientes com câncer e se podem quebrar a dependência da nicotina.

No estudo atual, pesquisadores olharam para questionários de personalidade das 51 pessoas que tinham tomado a psilocibina. Os voluntários ainda eram virgens para drogas alucinógenas.

Cada pessoa foi de duas a cinco sessões da droga de oito horas, em que se sentava com os olhos vendados em um sofá, ouvindo música – uma maneira de encorajar a introspecção. Durante uma das sessões, os voluntários receberam uma dose ou moderada ou alta de psilocibina, mas nem eles, nem os pesquisadores sabiam se seria uma pílula de psilocibina ou um placebo.

Em um experimento, os participantes iam ao laboratório duas vezes. Em uma visita recebiam o negócio real, e na outra hora receberam Ritalin, que imita os efeitos colaterais da psilocibina, sem as alucinações.

Em outro experimento de cinco sessões, os participantes receberam placebo ou várias doses da droga. Os pesquisadores se concentraram na sessão de alta dose, que foi a mesma dose dada durante o primeiro experimento.

Antes das sessões da droga, os participantes responderam ao questionário de personalidade que media a “abertura”. Eles também preencheram os questionários algumas semanas mais tarde e novamente cerca de 14 meses após a sua alta dose alucinógena.

Os resultados revelaram que enquanto outros aspectos da personalidade continuaram os mesmos, a abertura aumentou após a experiência com a psilocibina. O efeito foi persistente, especialmente para aqueles que relataram uma experiência “mística” com sua dose. Essas experiências místicas foram marcadas por um profundo senso de conexão, juntamente com os sentimentos de reverência, alegria e paz.

Cerca de 30 dos 51 voluntários tiveram uma experiência mística. As mudanças da abertura destes participantes foram maiores do que as mudanças normalmente vistas ao longo de décadas de experiência de vida em adultos.

Mas esta é uma pesquisa estritamente “não-tente-isso-em-casa”. Os participantes no estudo estavam sob supervisão durante a sua sessão com a droga. Apoio psicológico e várias preparações ajudaram a reduzir as más experiências ao mínimo, mas muitos participantes ainda relataram que sentiram medo, ansiedade e angústia depois de tomar psilocibina.

Se esse tipo de sentimento acontece sem supervisão, pode ser muito perigoso. A psilocibina tem um alto potencial de abuso e ainda não possui nenhuma finalidade médica legítima.

Agora, os cientistas estão pesquisando os efeitos da combinação de psilocibina com a meditação. Poderia haver benefícios terapêuticos para o reforço da abertura, inclusive ajudar as pessoas a romper com padrões de pensamento negativo. Quem sabe até potencializar a relação entre alucinógenos e a arte. Voluntários? [LiveScience]

Por Patricia Herman em 2.10.2011

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Os ácidos do limão

Se alguém observar a analise química do limão, e notar que na sua composição entra o ácido cítrico, não deverá concluir que se trate de um ácido livre existente no limão, assim como não deverá pensar que esse fruto encerre potássio, sódio, etc., em estado livre. Se, nas frutas e hortaliças, os ácidos e álcalis existissem como corpos inteiramente separados, nunca poderíamos consumi-los, pois morreríamos imediatamente, em meio aos mais terríveis sofrimentos, de vez que os nossos órgãos digestivos seriam corroídos e perfurados graças a causticidade dessas substancias.


Um exemplo bem frisante nesse sentido é o sal de cozinha, que é um composto de cloro e sódio, dois tóxicos violentos, mormente o primeiro. Combinados, porém, dão um novo corpo(o cloreto de sódio) que é um sal inofensivo, utilizado para temperar os nossos pratos diários. Os ácidos do limão (cítrico, oxálico e málico) acham-se em grande parte combinados com certos elementos,especialmente o potássio, formando ais neutros. Assim, também, na laranja, na maçã azeda, no tomate, e em todos os frutos chamados “ácidos”, não existe ácido livres, mais sim, são inofensivos, aliás, benéficos, para o nosso organismo.

Em vez, pois, de dizermos que o limão contém ácido cítrico; o tomate ácido oxálico; a maçã ácido málico; a uva ácido tartárico; a goiaba ácido fórmico; a manga ácido tânico; é melhor dizermos, conforme esses ácidos estejam combinados com sódio,potássio, cálcio, magnésio, é melhor dizer, repito, que esses frutos encerram citrato de sódio, ou de potássio, ou de cálcio, ou de magnésio; oxalato de sódio, ou de potássio, ou de cálcio, ou de magnésio; etc.

As experiências realizadas por diversos higienistas, mostram que as frutas ácidas, em geral, alcalinizam as urinas.

“Lê-se nos tratados especiais a opinião dos clínicos, os quais admitem que o limão, embora ácido, contém citrato de potássio, que, no interior do organismo, se converte em carbonato de potássio, alcalinizando a urina” _Dr. Lourenço Granato.

“Quando se toma limo, o ácido cítrico nele contido, que é a própria alma do limão, no seu aspecto de acidez, se combina com as bases, produzindo sais. De um alimento ácido, o organismo obtém, pois elementos alcalinizadores de ordem superior.” Dr. José Castro.

“O ácido cítrico do limão, transformando-se no organismo em citrato de sódio e em carbonatos alcalinos, exerce uma ação comparável à do bicarbonato de sódio, alcalinizando as urinas, e já não se manifesta a hiperacidez que costuma aparecer após as refeições.”_Dr. Ch. Fiessinger.

As curas maravilhosas do limão e da laranja

A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Propriedades Medicinais: O que é propriedade resolutiva, sudorífica, tônica e vulnerária?

Já tratamos em outro texto aqui no Receita Natural sobre as diferentes propriedades encontradas nas plantas medicinais. Falamos sobre as propriedades adstringente, antisséptica, aperiente e béquica.Vimos que para cada problema que afeta a nossa saúde, existe um grupo de plantas que pode auxiliar no tratamento. Hoje, daremos continuidade a essa lista de propriedades, abordando, mais especificamente, as plantas resolutivas, sudoríficas, tônicas e vulnerárias. Aprenda como elas atuam no organismo e que doenças elas ajudam a combater.

Propriedades Resolutivas
As plantas resolutivas são as que possuem a propriedade de acabar com os inchaços e inflamações, fazendo com que os tecidos recuperem suas características iniciais. O uso dessas ervas é recomendado para casos de doenças inflamatórias, como é o caso do reumatismo e da atrite. Em geral, as doenças terminadas com “ite”, como bronquite, cistite, amidalite e otite, são causadas por inflamações. Então, sempre que tiver com algum desses problemas e desejar um tratamento natural, procure as plantas com propriedades resolutivas.

Entre as plantas resolutivas mais conhecidas estão a calêndula, o barbatimão e a camomila.

Camomila: erva com propriedade resolutiva

Propriedades Sudoríficas
As plantas sudoríficas, como o próprio nome indica, são aquelas que provocam a sudorese, ou seja, a transpiração. Assim como as plantas diuréticas e laxativas, elas ajudam a expulsar substância tóxicas do organismo, nesse caso, através da eliminação de suor pela pele.

Elas podem eliminar muitas doenças, já que o suor é capaz de expelir o que está fazendo mal ao organismo. Como exemplo de plantas sudoríficas temos o dente de leão, a mutamba e a erva de santa maria.

Propriedades Tônicas
As plantas com propriedade tônica são capazes de fortificar o organismo e estimular as suas funções. Dessa forma, essas ervas reduzem a fraqueza e a sensação de cansaço, bem como estimulam a produção de células e ajudam na recuperação de tecidos que sofreram danos. Dentre as plantas tônicas, podemos citar a pariparoba, a erva de santa maria e o dente de leão.

Propriedades Vulnerárias
As ervas vulnerárias são aquelas que estimulam a recuperação de tecidos, facilitando o processo de cicatrização. Essas plantas possuem substâncias capazes aumentar a produção de células da derme e outros tecidos, fazendo com que cortes e feridas se fechem mais rapidamente. Por isso, a sua utilização é recomendada em casos de feridas, úlceras, queimaduras, cirurgias com cortes e contusões. A aroeira e a cavalinha são exemplos de plantas vulnerárias.
É importante lembrar que todas as plantas e ervas medicinais devem ser usadas com cautela e sempre tomando os cuidados necessários. No caso dos chás, sempre faça a receita como recomendada e nunca ultrapasse a quantidade indicada para o tratamento. Se persistirem os sintomas, um médico deve ser consultado.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.