segunda-feira, 5 de junho de 2017

Xarope de Alecrim e Camomila (Cólica menstrual)

Já tratamos aqui sobre as propriedades do Alecrim e da Camomila. Entre os diferentes benefícios proporcionados por essas ervas, está o alívio das dores causadas pela cólica menstrual.

Muitas mulheres sofrem todos os meses com esse tipo de cólica, também chamada de dismenorreia. Além das dores abdominais, a cólica pode ser acompanhada de dores nas costas, enjoos, diarreia, cansaço, irritação e dores de cabeça. As dores são causadas pela liberação da prostaglandina, uma substância que faz com que o útero se contraia para eliminação do endométrio – camada interna do útero.
Uma boa alimentação e prática regular de exercícios físicos ajudam a amenizar a cólica menstrual. A indústria farmacêutica também oferece analgésicos e anti-inflamatórios que aliviam as dores. Para quem busca uma solução mais natural, a camomila e o alecrim são um santo remédio.

A receita de hoje ensina a preparar um xarope feito com alecrim e camomila que é tiro e queda no alívio da cólica menstrual. Veja como preparar esse medicamento natural.

Xarope de Alecrim e Camomila

Você vai precisar de:
1 colher de sopa de alecrim fresco
1 colher de sopa de camomila fresca
1 xícara de água
1 xícara de mel

Modo de Preparo:
Ferva a xícara de água e depois acrescente a camomila e o alecrim;
Deixe a mistura ferver por alguns minutos;
Separe o líquido das ervas com ajuda de uma peneira fina;
Acrescente o mel e volte com a mistura para o fogo;
Enquanto o xarope ferve, misture bem até obter uma substância homogênea;
Conserve o xarope na geladeira.

Posologia
Tome duas colheres de sopa ao longo do dia e mantenha o tratamento por 12 dias.

Cuidados
O xarope não deve ser consumido por mulheres grávidas;
Por conter bastante mel, também não é recomendado para diabéticos e pessoas com glicose alta;
Caso os sintomas não desapareçam, um médico deverá ser consultado.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário