terça-feira, 18 de julho de 2017

Morinda citrifolia, normalmente conhecido por noni (da língua havaiana) é uma pequena árvore da família das rubiaceae. A fruta é originária do sudeste asiático, tendo sido difundida pelo homem através da Ásia Meridional, ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa, Porto Rico e mais recentemente a República Dominicana. O Taiti continua a ser o local de maior cultivo.


A comunidade científica ainda não se pronunciou oficialmente sobre os usos do noni. Mas popularmente, várias propriedades medicinais e terapêuticas são atribuídas ao consumo da planta. Além disso, muitos outros usos são dados ao fruto em questão, para várias aplicações não-medicinais. Na China, Japão e Tahiti, várias partes da árvore (folhas, flores, frutos e tronco) servem para tratamento da febre, tratamento dos olhos e problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago, ou dificuldades respiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores aquecidas desta planta aplicadas no peito, curam a tosse, náusea e cólicas. Nas Filipinas, é extraído o sumo das folhas como tratamento para a artrite. Na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e disenteria.No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato de fruta também pode regular a menstruação ou dificuldades urinárias. Nos Estados Unidos e Canadá, o fruto também é anunciado como produto dietético.

(Fonte: Wikipedia)

Suco de Noni: verdades e mitos

Alguns estudos recentes tentam comprovar que o suco de noni teria compostos
antibacterianos;
antiinflamatórios;
analgésicos;
hipotensivos;
inibidores do câncer.
Além disso, o sumo da fruta auxiliaria no tratamento doenças tais como:
alergia;
artrite;
asma;
câncer;
depressão;
diabetes;
digestão;
aumento da energia;
doenças do coração;
doenças mentais;
dores musculares;
obesidade;
dores de cabeça;
insônia;
stress.

Cuidados e Precauções

O suco de noni vem sendo bastante comentado e difundido entre as pessoas. No entanto, é preciso tomar cuidado. Como foi dito no início, a comunidade científica não tem parecer conclusivo sobre as propriedades medicinais dos componentes do noni, ainda que muitos estudos estejam em andamento.

A FDA (Food and Drugs Aministration), órgão que regula e supervisiona a produção de alimentos, medicamentos e suplementos alimentares nos EUA, não aprova o uso do noni com finalidades médicas ou terapêuticas. Já na União Europeia, se concluiu que o suco de noni não é mais benéfico para a saúde que outros sumos de fruta.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de de Vigilância Sanitária), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde, proibiu o consumo do suco de noni, diante dos resultados controversos das pesquisas sobre o fruto. Segundo a Agência, a ausência de estudos que comprovem a segurança no consumo dos produtos à base do noni, impede a regulamentação da comercialização.

Por isso, não é aconselhado o consumo do fruto ou de produtos dele derivados sem acompanhamento médico.

fonte
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário