quinta-feira, 27 de julho de 2017

Guaraná: Propriedades e benefícios para a saúde e para emagrecer


O guaraná é um dos superalimentos da moda que também têm propriedades e benefícios para emagrecer. Ou seja, é um alimento 100% natural que em pequenas quantidades contém uma alta densidade de nutrientes, ao mesmo tempo em que possui poucas calorias. Além disso, é uma fonte de antioxidantes, que apresenta nutrientes essenciais.

Estes superalimentos já existem há centenas de anos, embora o seu potencial nem sempre tenha sido conhecido. Hoje vamos ver o que tem de especial o guaraná, quais são suas propriedades e benefícios para emagrecer e inclusive os possíveis efeitos colaterais que pode apresentar.

O que é o guaraná?
O guaraná é o fruto da Paullinia cupana, um arbusto trepador que é nativo da Amazônia, e pode ser encontrado em diversos países, como:

Paraguai
Peru
Argentina
Brasil
Colômbia
Venezuela
Este fruto pode ter a casca de cor amarela, vermelha ou laranja, mas a polpa interior é sempre branca. Suas sementes são de cor marrom escuro quase negro, e quando o fruto está maduro se abre e permite vê-las através da polpa. As sementes esféricas do guaraná são as que contém guaranine, a substância semelhante a cafeína que se aproveita para fazer múltiplos produtos.

A guaranine pode ser consumida em forma de xarope, sólida ou em pó, ou dentro de muitos outros alimentos e produtos do supermercado, como alguns refrescos. Tem muitas propriedades, que veremos na próxima seção, e é um dos alimentos recomendados para as pessoas que buscam perder peso.

Propriedades do guaraná:
Ao falar sobre as propriedades do guaraná a primeira coisa que é preciso explicar é sua composição química. Destaca-se como principal característica sua alta quantidade de alcaloides metilxantina, ou seja: cafeína, teofilina e teobromina. A isso é preciso adicionar terpenos, flavonoides e amidos.

Se nos concentrarmos nas sementes, as quais são utilizadas para os produtos de emagrecimento, temos que falar sobre o seu alto componente de cafeína, entre 6,2% e 8%. Isto é importante porque, quando comparamos com a mesma quantidade de café a percentagem de cafeína é 4 vezes inferior.
Especificamente, o guaraná tem 30 vezes mais cafeína do que o cacau e 10 vezes mais do que o chá.

Graças a essa composição química suas propriedades são:

É um produto estimulante que pode ser útil quando se requer um grande esforço físico ou intelectual.
Ajuda a melhorar a memória.
É um alimento diurético.
É antioxidante.
Para aplicar em creme de uso tópico é interessante, graças à sua propriedade cicatrizante.
Ajuda em dores de cabeça leves.
É um alimento antidiarreico.

Benefícios do guaraná:

Com uma composição como a que vimos e essa grande quantidade de propriedades, quais são os benefícios de consumir o guaraná? Vamos ver primeiro os benefícios genéricos e, em seguida, entraremos plenamente em sua relação e seus benefícios para emagrecer.


Vamos dar uma rápida olhada nesses benefícios:


Ajuda a melhorar a concentração no estudo e melhora a memória.
É antidepressivo.
Reduz a fadiga.
Reduz a pressão arterial.
É um potenciador sexual.
Ajuda a melhorar o rendimento atlético.
Alivia a enxaqueca e as dores de cabeça.


Agora analisaremos os principais benefícios, um a um e em profundidade:

É um alimento energético: este é o seu benefício mais popular, já que se utiliza em muitas bebidas energéticas. Não é seu principal benefício, mas sim é o que mais pessoas conhecem. Este benefício se deve à sua elevada quantidade de cafeína e as propriedades estimulantes da guaranine.
Serve como antioxidante: graças a este potencial o guaraná ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro, sendo mais poderoso do que o chá verde, apesar de ser este último o mais famoso.
Melhora a saúde: neste caso afeta duas frentes diferentes, a saúde digestiva e a saúde cardiovascular. No primeiro caso, ajuda a desinchar o estômago, reduzir os gases, aliviar a indigestão e perder peso. No segundo caso, ajuda a fortalecer o coração e prevenir os coágulos sanguíneos.
Reduz a dor: conta com algumas propriedades analgésicas, por isso ajuda a aliviar e reduzir a dor. Não é eficaz em dores agudas, mas sim com uma intensidade suave e média. Também é anti-inflamatório, por isso, que ao reduzir as inflamações ajuda a reduzir a dor, ao mesmo tempo.

É bom para a concentração: o guaraná ajuda a concentrar o foco ao realizar diferentes atividades e a manter o controle sobre as faculdades mentais em um tempo prolongado.

Guaraná para emagrecer:
Se nos concentrarmos em suas propriedades e benefícios para emagrecer, podemos dizer que o guaraná é uma opção muito válida. Sozinho não faz milagres, é preciso acompanhá-lo de dieta e de esporte. No entanto, sim é um bom ajudante para facilitar a digestão e a saúde gástrica.

Não vai fazer com que você queime mais calorias, mas sim ajuda a queimar bem as que são ingeridas e ao apoiar os processos digestivos para que se desenvolvam com normalidade.

O mais interessante para a perda de peso é a semente do fruto do guaraná. Esta é consumida em pílulas ou se utiliza tanto em pó como sólida para cozinhar e temperar pratos. De qualquer maneira, em todas as suas formas é fácil de digerir.

Efeitos colaterais do guaraná:

O guaraná não tem efeitos colaterais, além daqueles que apresenta qualquer produto que contenha cafeína, mas neste caso são mais acusados.

Para evitar problemas não deve ser ingerido durante a gravidez nem amamentação. Também devem evitá-lo as pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos, diabetes, úlceras e epilepsia. Tampouco devem consumi-lo aqueles que são sensíveis ou alérgicos a cafeína, já que poderia afetá-los muito.

Os efeitos colaterais que podem se apresentar por sua alta concentração em cafeína são: insônia, ansiedade, inquietude, dor de estômago e pressão arterial elevada.

Por outro lado, devemos levar em conta que, como ocorre com qualquer outro produto similar, se consumido durante muito tempo de maneira contínua o corpo pode se acostumar e muitos dos seus benefícios perderão o poder.


Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário