sexta-feira, 7 de julho de 2017

Veja as propriedades medicinais da Aroeira

São quatro as variedades de aroeira com propriedades medicinais comprovadas: a aroeira do amazonas (Schinus Molle), árvore alta que seria originaria do Peru; a aroeira branca (Lithraea Molleoides), árvore de até 7 metros de altura; a aroeira de bugre (Lithaea Brasiliensis) arbusto de madeira rija e cuja altura se situa em torno de 3 metros; e a aroeira do campo (Schinus Weinmarnioefolius), subarbusto cuja altura vai de 50 a 60 cm apenas e é muito conhecido como aroeirinha do campo ou aroeira rasteira.


aroeira do amazonas possui resina de elevado teor de terebintina aromática que se solidifica ao entrar em contato com o ar. Dessa resina os Jesuítas faziam o “Bálsamo das Missões”, cuja fama ultrapassou as fronteiras do Brasil.

Empregos caseiros: Toda árvore possui dons adstrigentes e tônicos. O chá que se obtém pelo cozimento de sua casca ajuda a curar tumores e outros tipos de inflamaçãodiarréia e corrimentos. Sua resina entra no tratamento das bronquites e inflamações dos testículos(orquites).

aroeira branca é considerada madeira de lei. Seu fruto possui um óleo essencial. As cascas são empregadas no curtimento de couros e peles por causa de seu elevado teor de tanino.

Empregos caseiros: o liquido que se obtem do cozimento das cascas da aroeira branca combate a disenteria, a diarréia e os distúrbios das vias urinarias.

Também a aroeira de bugre é tido como madeira de lei. Sua casca acinzentada contem muito tanino, a exemplo da variedade anterior.

Emprego caseiro: o chá obtido do cozimento da casca da aroeira de bugre entra no tratamento da diarréia.

Já a aroeira do campo é planta quase rasteira, embora seja um arbusto.

Empregos caseiros: com o cozimento de seus caules e folhas faz-se banhos úteis no tratamento de inchaços e do reumatismo. O liquido obtido pelo cozimento das folhas é bom contra disenteria.


Livro: Remédios Caseiros 3ª ed. pag.22
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário