terça-feira, 8 de agosto de 2017

Benefícios e propriedades da canela


Você gosta de canela? A especiaria, extraída da parte mais interna do tronco da caneleira, é comumente utilizada para aromatizar doces, mas não é só no sabor que a canela se destaca: hoje sabemos que ela traz diversos benefícios para a nossa saúde.

Propriedades da Canela
A canela possui propriedades carminativas (combate gases no intestino), antiulcéricas e estomacais. Seus azeites essenciais dissolvem melhor os alimentos, além de estimular a salivação e os sucos gástricos. Ajuda também a combater a aerofagia, as digestões difíceis e a acidez, estimulando também o apetite.

*A canela também combate bactérias e fungos nocivos. Também se mostra bastante eficaz contra candidíases e úlceras.
*Tem propriedades anti-inflamatórias e age no processo de desinflamação de tecidos, entre outros. É uma rica fonte de substâncias como manganês, ferro e cálcio.
*Combate os radicais livres, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce e do enfraquecimento dos fios de cabelo.
*Possui também efeito termogênico: promove o aumento da temperatura do corpo, assim, facilitando a queima das gorduras.
*Ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias.
*É rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e ainda regulam os níveis de colesterol ruim no organismo.
*Ajuda a combater os sintomas do resfriado.



Consumo da Canela

A principal diferença entre a canela em pau (ou rama) e a em pó, é que a primeira concentra mais o sabor e o aroma. Em termos nutricionais, elas são bastante semelhantes.

A indicação diária de consumo da canela é de até uma colher de café por dia. A canela em pó deve ser usada para polvilhar doces e sobremesas, e a canela em pau pode ser utilizada no preparo do chá. Apesar de ser benéfica para a saúde, a canela não deve ser ingerida em excesso.

Receitas de Chá de Canela



Benefícios e Propriedades da Canela

1. Chá Termogênico (acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras)

Ingredientes
3 paus de canela
1 colher (sopa) de chá verde em folhas
½ litro de água

Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o chá verde e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.

2. Chá anti-inflamatório (auxilia em todo tipo de doenças inflamatórias)

Ingredientes
3 paus de canela
3 anis estrelado
2 fatias de gengibre
½ litro de água

Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione o gengibre, anis e a canela. Tampe e deixe em infusão por dez minutos. Beba até 2 xícaras por dia.

3. Chá relaxante (alivia dores musculares e auxilia no relaxamento)

Ingredientes
2 paus de canela
1 colher (sopa) de erva doce
½ litro de água

Modo de Preparo
Ferva a água. Desligue o fogo e adicione a erva doce e a canela. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Beba até 2 xícaras por dia.


Óleo Essencial de Canela
O óleo essencial de canela é extraído das folhas e ramos, do arbusto cultivado no oriente. Combate infecções, tosse, resfriado, gripe, reumatismo, artrite, debilidade geral e dores. É antisséptico e bactericida. O óleo é excelente para estados de esgotamento e sensações de fragilidade e depressão. Tem um efeito adstringente suave sobre a pele, enrijecendo tecidos flácidos.

O óleo essencial de canela, quando utilizado na aromaterapia, promove vários outros benefícios, como a redução de processos inflamatórios na passagem nasal. Seu efeito como estimulante do sistema imune pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais prontamente de gripes e resfriados. Já sua propriedade “aquecedora” é boa para alguém que passa muitas horas em locais frios.

O óleo essencial de canela é um poderoso exterminador das larvas de mosquitos. Age como um repelente.


Possui propriedades utilizadas para matar espécies de fungos que formam o mofo em casas e alimentos.

O óleo de canela é muito útil em problemas decorrentes da menstruação. Ele previne as cólicas menstruais e o ciclo irregular. Como este óleo pertence ao grupo das substâncias emenagogas, ele promove a regularidade da menstruação.

Este óleo essencial estimula o funcionamento de nosso sistema imune, o que aumenta nossa proteção natural, pois nosso corpo é mais do que capaz de lidar com grandes e pequenas infecções ou doenças. Ele até mesmo pode prevenir as doenças autoimunes, o que ocorre quando o sistema imunológico adoece o corpo, como no caso do lúpus.

Como usar o óleo essencial?

*Aromatizador (aproximadamente 9 gotas).
*Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal).
*Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).
*Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).
*Massagem (25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal).
*Óleo para rosto e cabelos (1 colher de sopa de óleo vegetal com 01 gota de OE para o rosto, 5 gotas de OE para o cabelo).
*Uso tópico (diluir 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo vegetal).
*Banho de assento (10 gotas em 2 litros de água, dissolvidas em uma colher de café de óleo vegetal).

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário