terça-feira, 29 de agosto de 2017

Chás para ajudar a tratar nódulos no pescoço (tireoide)

Situada abaixo da laringe, a glândula tireoide tem como função produzir dois hormônios, o triodotironina (T3) e tiroxina (T4)

Foto: depositphotos

Manter o corpo em bom funcionamento é um propósito que depende única e exclusivamente das escolhas que as pessoas fazem para a vida, desde a alimentação até a realização de atividades físicas regulares. Salvaguarda a existência de problemas de origem genética, alguns outros podem ser tratados com a utilização de chás naturais, como é o caso de nódulos no pescoço, também conhecido por tireoide. Nesse ponto, vale um alerta! Antes de fazer uso de qualquer que seja a substância, mesmo as naturais, o mais recomendado é que o médico seja consultado. No caso da tireoide, certos sintomas podem denunciar que algo de errado está impedindo o bom funcionamento do corpo, por isso, a importância de procurar um médico. Além do tratamento convencional, a utilização de chás, também pode ser bastante útil.

O que é a tireoide
Situada abaixo da laringe, a glândula tireoide tem como função produzir dois hormônios, o triodotironina (T3) e tiroxina (T4). Eles são levados pelo sangue para todo o organismo a fim de regular o metabolismo das células. Esta glândula não trabalha sozinha, para ela desempenhar a sua função corretamente, precisa receber estímulos da hipófise, localizada no cérebro. Quando o organismo não funciona de forma apropriada, todo o corpo acaba sofrendo consequências.

Por exemplo, se a glândula tireoide produz mais hormônios que o necessário, ela encontra-se em um estado hiperativo e provoca uma condição chamada de hipertireoidismo. Se essa condição não for tratada de forma ágil pode acarretar em problemas secundários, atingindo coração e ossos. A doença é mais comum entre as mulheres. Dependendo do organismo, o hipertireoidismo pode apresentar diferentes sintomas.

No geral, o paciente apresenta perda de peso relevante, fraqueza nos músculos, sensação de calor exacerbado, cansaço, irritabilidade, infertilidade, alterações no ciclo menstrual e batimentos cardíacos acelerados. Além disso, o indivíduo pode ter mãos trêmulas, diarreia, ansiedade, irritação nos olhos e aumento da transpiração.

Chás para tratar nódulos no pescoço ou hipertireoidismo
Para evitar consequências mais graves, o tratamento para o hipertireoidismo deve ser receitado e orientado pelo médico. Entre eles estão: remédios antitireoidianos, sessões de iodo radioativo, cirurgia ou a administração de medicamentos beta-bloqueadores.

Porém, os chás podem funcionar como forma de tratamento alternativo para o problema, mas também precisam passar pelo crivo médico.

Chá de erva-cidreira para tratar nódulo no pescoço
A erva-cidreira é uma planta bastante conhecida pelo poder tranquilizador. Ela é bastante usada para combater o nervosismo e ansiedade, dois sintomas que podem caracterizar o hipertireoidismo. 

Outra indicação da erva é a possibilidade de contribuir para a normatização da glândula tireoide. Para preparar o chá, basta seguir o passo a passo:

Ingredientes:
200 ml de água filtrada;
2 colheres (de sopa) de serva-cidreira.

Modo de preparo:
Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, adicione a erva e mantenha o recipiente tampado por um intervalo de 20 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva e a bebida está pronta para ser ingerida. Não adicione nenhum tipo de adoçante. O indicado é que a ingestão não ultrapasse as duas xícaras diárias.

Chá de agripalma para combater nódulo da tireoide no pescoço
Assim como a erva-cidreira, a agripalma possui os mesmo benefícios, tranquilizadores que podem ser aplicados nos problemas de disfunção da tireoide.

Ingredientes:
200 ml de água filtrada;
2 gramas de agripalma amassada.

Modo de preparo:
Pegue uma panela e coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe a mistura descasar por cerca de 10 minutos. Não esqueça de preservar a panela fechada. Isso vai ajudar no processo de infusão da erva. Passado esse tempo, pegue uma peneira e retire toda a agripalma. Feito isso, o chá está pronto para ser ingerido. O consumo pode ser de até três xícaras por dia.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário