sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Chás poderosos para tirar ansiedade

Foto: Reprodução

A ansiedade mexe com o corpo e a mente. Ela está relacionada ao medo, à angústia, aflição e incerteza, podendo causar sintomas bastante desagradáveis como dores no estômago, falta de ar, taquicardia, dor de cabeça, tontura, insônia e outros. Os casos mais severos devem ser tratados por um médico. Em alguns, é preciso combinar a psicoterapia com remédios receitados por um psiquiatra. Contudo, nos casos mais comuns e simples do dia-a-dia, a ansiedade pode ser combatida com alguns chás. Confira!

Receitas de chás que amenizam os sintomas da ansiedade

Alecrim
Mesmo que pouco conhecido pela propriedade calmante, o alecrim pode ser eficiente no combate à ansiedade. Para preparar o chá, basta colocar uma colher de sopa rasa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por alguns minutos antes de coar. O ideal é tomar esse chá duas vezes ao dia. Quem preferir, pode acrescentar um pouco de mel para deixar a infusão mais adocicada.

Melissa
A melissa é também chamada de erva cidreira e facilmente confundida com o capim-limão. O seu chá é excelente para quem é nervoso e sofre com crises de ansiedade. Para fazer, basta ferver uma xícara de água e adicionar uma colher de sopa das folhas da melissa picadas. Feche a xícara e deixe descansar por dez minutos, assim, o chá ficará mais incorporado. Coe, adicione uma colher de chá de mel, se quiser, e beba logo em seguida. É indicado tomar o chá três vezes ao dia para melhores resultados.

Mulungu
O chá de mulungu é indicado para quem sofre com ansiedade, mas gestantes e pessoas com pressão baixa ou que usem remédios para hipertensão não devem tomar. Ele é feito a partir da decocção das cascas e dos ramos da árvore. Para fazer, ferva um litro de água com duas colheres de mulungu por dez minutos. Retire do fogo e deixe abafado por mais dez minutos para que possa coar e beber. Beba duas ou três xícaras ao dia.

Camomila
Mundialmente conhecida como um calmante natural, a camomila é realmente tranquilizadora. Além de deixar os nervos mais calmos, o chazinho de camomila também acaba com os sintomas de estresse. É fácil fazer em casa, pois só precisa colocar as flores da planta em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cinco minutos. Depois basta coar e beber quantas vezes quiser, mas lembre-se de não exagerar.

Maracujá
Assim como o suco, o chá dessa fruta é bom para acalmar os nervos. Esse chá é feito de forma simples. Coloque uma colher de sobremesa das folhas do maracujá e uma colher de erva cidreira, se desejar, em uma xícara de água fervente. Deixe que apure por alguns minutos, coe e beba três vezes ao dia.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário