sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sete sangrias - Chá para colesterol alto


Combater os sintomas do colesterol alto é a meta de muitos. Por isso vamos postar aqui um chá para o colesterol alto a partir da erva sete sangrias, amplamente encontrada no Brasil. Entre as propriedades desta planta, está tonificar os vasos sanguíneos, liberar radicais livres e eliminar as toxinas do sangue, auxiliando o trabalho dos rins.
O colesterol alto pode ser evitado se você não tiver dentro dos fatos de risco que citamos no fim desta matéria, se tiver uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e com o mínimo de óleos, gorduras e carnes vermelhas.

A escolha da dieta adequada é muito importante. Prefira as farinhas integrais pois as fibras ajudam a diminuir o colesterol. Prefira também os peixes e carnes grelhadas, leite desnatado e comidas assadas ao invés de frituras.
Pratique exercícios físicos aeróbicos, evite o estresse e sobretudo faça controle médico, pois em alguns casos o uso de remédios é indispensável. Nunca pare sua medicação sem a autorização médica.

Chá para abaixar o colesterol
Veja como fazer o chá natural e caseiro bom para diminuir as taxas do colesterol ruim. Este chá é bastante indicado para reduzir o colesterol, mas existem outros chás para colesterol e o melhor você só vai saber qual é testando mesmo cada um, pois cada organismo funciona de uma maneira.Sete Sangrias

Você vai precisar de:
1 colher de chá sete sangrias picadas,
1 xícara de chá de água

Modo de Preparo: Após ferver a água, coloque a sete sangrias picadas e deixe abafado por 10 minutos. Feito isso, coe o chá.

Posologia e cuidados
Beba uma xícara de chá por uma a três vezes ao longo do dia. Em excesso, pode causar diarreia!

Outras dicas
Além de curar o colesterol alto, o chá pode auxiliar em problemas de pele como eczemas, furúnculos, psoríase, dermatites e outros problemas respiratórios e insônia.

Entenda mais sobre o que é Colesterol
Você fez exame de sangue e recebeu o diagnóstico de colesterol alto? Não se apavore, pois é uma situação muito comum e com alguns cuidados simples é fácil controlar e diminuir o colesterol elevado.
O colesterol, para explicar de maneira simples, é uma espécie de gordura que existe no organismo e que é importante para o bom funcionamento das células, cerca de 70% do colesterol no nosso corpo é produzido pelo fígado e o restante a gente adquire através dos alimentos.
Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim, respectivamente HDL (High Density Lipoprotein – Lipoproteína de Alta Densidade) e LDL ( Low Density Lipoprotein – Lipoproteína de Baixa Densidade).
O funcionamento destes dois tipos de colesterol funcionam assim, o colesterol bom pega o colesterol ruim e leva ele de volta ao fígado para ser metabolizado. O colesterol ruim se ficar parado nas artérias pode entupir as veias, impedindo o fluxo normal da corrente sanguínea o que pode levar a um trabalho exaustivo de bombeamento do sangue, fazendo a pressão ficar alta e até mesmo causando um infarto.
O colesterol bom trabalha pegando o colesterol ruim pelo sangue e levando ele até o fígado, por isso que se diz que o colesterol ruim tem que ficar baixo e o colesterol bom deve ficar alto pois quando mais colesterol do bem para carregar o colesterol ruim, melhor será.
O colesterol bom deve ficar acima de 60 mg/dl e o colesterol ruim deve estar abaixo de 100 mg/dl, e o colesterol total deve ficar abaixo de 200 mg/dl.

Causas e sintomas do colesterol alto
Agora que já entendeu um pouco sobre o colesterol, fica mais fácil entender as causas. O colesterol alto é o acúmulo de colesterol, como dissemos o próprio corpo já o produz, se você comer alimentos que aumentam o colesterol, ele vai elevar demais. Então a primeira causa é a alimentação errada, mas além disso, existem outros fatores que contribuem para isso como o fumo, a diabetes, a obesidade e sedentarismo, e a idade, pois quanto mais velhos ficamos mais chances de o colesterol piorar.
O colesterol é silencioso, ou seja, ele não manifesta muitos sintomas, por isso é muito importante um check up médico anual principalmente depois dos 35 anos.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Um comentário:

  1. informações de grande valia para quem tem problemas com colesterol alto, que é uma das causas de gorduras acumuladas no sangue, prejudiciais ao nosso organismo de um modo geral.

    ResponderExcluir