quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Chá de uxi amarelo

Foto: Reprodução

Uma árvore de grande porte que pode chegar a alcançar trinta metros de altura encontrada na região silvestre da mata primaria da Amazônia. Estamos falando do uxi amarelo, que tem uma casca rica em propriedades medicinais. Essa árvore é encontrada na parte de terra firme nas florestas amazônica e paranaense, geralmente acompanhada de outras espécies, formando um uxizal. Seu tronco é reto, liso, com casca cinzenta e a madeira é de excelente qualidade. Para os nativos da Amazônia e também outros povos que vivem próximos a essa planta, suas folhas são dentadas com drupas comestíveis que servem de complemento alimentar.

Propriedades medicinais da planta

Anti-inflamatório
Antimutagênico
Antioxidante
Antiviral
Antitumoral
Depurativo
Diurético
Citostático
Estimulante imunológico
Hipotensor
Vermífugo
Regenerador de células

Usos frequentes do chá de uxi amarelo
O chá de uxi amarelo é muito utilizado na medicina popular para tratar miomas, infecções urinárias, inflamações uterinas, quistos, hemorragias e ovário policístico. Em geral, o resultado para esses tratamentos costuma ser positivo, contudo não há comprovações científicas. No Brasil é comum associar esse chá à infusão da raiz de unha de gato para tratar os miomas, tomando uma xícara de chá de uxi na primeira parte do dia e uma xícara do outro chá na segunda. O chá de uxi amarelo pode também ser usado para ajudar no controle de alguns distúrbios na menstruação.

Receita do chá
Com o composto de uxi amarelo triturado, coloque uma colher de sopa em uma panela com meio litro de água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhando por três ou quatro minutos quando o líquido começar a ferver. Depois de passado esse tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela tampada por dez minutos para que a água absorva bem as propriedades do uxi amarelo. Então coe o chá e estará pronto para consumo. Beba de duas a três xícaras ao dia. É preferível tomar sem adoçar, contudo se o gosto não agradar é possível adoçar com um pouco de mel ou açúcar mascavo para não perder todas as propriedades.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário