segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Chá de quássia é um poderoso digestivo

A planta ajuda a solucionar problemas digestivos, sobretudo os casos relacionados à debilidade digestiva por problemas nervosos

Conhecida como sendo uma planta da casca cinzenta e folhas que apresentam dois pares de folíolos, a quássia é uma espécie que pertence à família das Simarubáceas. Ela possui algumas propriedades naturais bastante exploradas pela medicina natural, capaz de solucionar alguns problemas de saúde.

Nesse sentido, as partes da planta que podem ser empregadas nas receitas de tratamento e cura das doenças são: as folhas, casca e madeira do tronco e da raiz. Além do mais, o fruto da quássia contém uma substância conhecida como alcaloide, empregado para matar moscas.

No que diz respeito ao uso medicinal, antes de empregá-la em qualquer que seja o tratamento, o médico deve ser consultado. Esse cuidado vai garantir ao paciente que ele não sofra qualquer tipo de reação alérgica a planta, assim como não desenvolva outros problemas de saúde em decorrência da super dosagem.

A quássia ajuda a solucionar problemas digestivos

A quássia também fortifica o estômago e combate os oxiúros (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Propriedades medicinais da quássia

Como já foi adiantado anteriormente, a quássia é uma planta que possui algumas propriedades medicinais que podem ser aplicadas a resolução de alguns problemas de saúde. Sendo assim, a planta ajuda a solucionar problemas digestivos, sobretudo os casos relacionados à debilidade digestiva por problemas nervosos.

A quássia também pode ser utilizada para fortificar o estômago e combater os oxiúros. Como se ainda não bastasse ela possui propriedades febrífugo, vermífugo e aperitivo.

Chá de quássia
Uma das formas mais usuais de aproveitar todas as propriedades da quássia em favor da saúde humana é através do preparo do chá. Para isso você vai precisar de um litro de água filtrada e duas colheres (de sopa) de cascas picadas. Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver.

Assim que a água apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a quantidade de casca indicada. Permaneça com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para retirar o excesso de casca. Depois disso, o chá estará pronto para ser ingerido.

A indicação é que o chá de quássia seja tomado até duas vezes por dia.

Cuidados
Apesar de se tratar de uma receita natural, o uso em excesso da quássia produz alguns efeitos desagradáveis para o corpo. O principal deles é a alta incidência de vômito. O consumo da erva também é desaconselhável para mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera

fonte
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário