sábado, 13 de janeiro de 2018

Chás que acalmam

ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

O uso de ervas, raízes e folhas é relatado desde o surgimento da humanidade. Os homens, observando os animais, foram fazendo experimentações, muitas delas foram bem-sucedidas e passaram a ser usadas para equilibrar o organismo e muitas vezes até como cura.

Hoje, com a catalogação da flora e com os recursos da ciência, a eficiência e poder terapêutico de muitos vegetais foram comprovados. Esses vegetais podem auxiliar de diversas formas, sejam em chás, unguentos, gargarejos, pomadas ou extratos.

Chás para relaxar
Com a correria do dia a dia e uma vida movimentada, muitos sofrem de estresse e irritabilidade e quando os sintomas aparecem, é sinal de que alguma coisa não vai bem com o organismo. Os vegetais podem auxiliar na prevenção e no tratamento destes sintomas . Os chás para acalmar são a forma mais prática de usá-los.

As plantas responsáveis por esta função são as adaptógenas, que aumentam a resistência a situações estressantes e exemplos delas são: erva-cidreira, passiflora, alecrim e camomila.

Chá de erva-cidreira
Para prepará-lo, basta colocar uma colher de floras em uma xícara e despejar água fervente. Abafe por 10 minutos e o chá está pronto. Recomenda-se tomar duas xícaras por dia.

Além da função relaxante, a erva-cidreira controla ciclos menstruais, ameniza cólicas, ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais e de insônia além de tratar o mau-hálito.

Chá de passiflora
A substância relaxante é encontrada na folha e flor do maracujá e é comercialmente conhecida como passiflorina ou maracujina.

Para fazer o chá, acrescente 8 gramas de folha de maracujá picada em uma xícara, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome.

Chá de alecrim
Além de aromatizador e tempero culinário, o alecrim é um ótimo calmante e combatente de radicais livres. A planta tem o poder de estimular pela manhã, mas acalma no período da noite. O chá também é altamente indicado para amenizar os sintomas da depressão.

Para uma xícara de chá, acrescente 5 gramas de alecrim com flores, folhas e ramos, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome. É importante ressaltar que o sabor é bem amargo.

Chá de camomila
Além de combater a ansiedade e o estresse, a camomila é conhecida por ser um ótimo agente controlador de distúrbios gastrointestinais, amenizando cólicas e regulando o intestino. É indicada também para tratar a insônia e para diminuir a irritabilidade em crianças pequenas.

Para preparar o chá, coloque em uma xícara uma colher de flores picadas, despeje água fervendo, abafe por 10 minutos, coe e tome três vezes ao dia.

Dicas:
É importante que os chás sejam sempre preparados com água fervendo, pois a alta temperatura da água potencializa o efeito das ervas.

É importante comprar os ingredientes em lojas de produtos naturais ou farmácias de homeopatia de confiança para não confundir as plantas e para garantir a procedência do produto.

por Beatriz Helena
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário