sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Como tratar giárdia com medicamentos caseiros

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário parasita denominado giardia lamblia. Saiba como tratar esse mal com medicamentos caseiros.

A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário flagelado e parasita denominado giardia lamblia. Esta doença pode ser contraída por meio do consumo de água imprópria, ingestão de alimentos contaminados, contato com fezes contaminadas, com indivíduo que esteja infectado, banhos com água contaminada e por não lavar adequadamente as mãos, legumes, frutas e alimentos em geral antes de comer.

Sintomas e diagnóstico da giárdia
Após a contaminação, os sinais e sintomas de giardíase podem demorar de uma a três semanas para aparecer. Os sintomas podem incluir uma sensação de inchaço abdominal repentino, cólicas, flatulência, diarreia. Outros sintomas, como febre, fadiga, dores de cabeça e perda de peso também pode surgir, mas são mais raros.

Nos casos mais graves em crianças, esta infecção pode causar má absorção de alimentos, desnutrição e atraso de crescimento. O diagnóstico da infecção pode se feito por exames, análises de sangue e amostra das fezes.

Foto: Reprodução/ internet

Remédios caseiros para giárdia
O tratamento convencional para giardíase é feito com medicamentos prescritos pelo médico, como o metronidazol e tinidazol. No entanto, esses remédios não funcionam em todos os organismos e ainda podem causar efeitos colaterais bastante desagradáveis.

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a eliminar o parasita, mas lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento, ainda que natural.

Chá de alho e leite
O alho é tradicionalmente utilizado para tratar várias doenças, incluindo infecções respiratórias e hipertensão. Segundo alguns estudos científicos, o alho pode inibir a mobilidade do protozoário e a sua capacidade de se aderir às células humanas.

Uma receita caseira indicada contra a giárdia é o chá de alho e leite: Triture três dentes de alho e mergulhe em um copo de leite. Deixe ferver, coe e tome por um dia, dividindo o líquido em três partes iguais.

Hortelã com mel
Bata no liquidificador o hortelã miúdo com mel. Tome duas vezes ao dia: de manhã, e jejum, e à noite antes de dormir.

Limão com alho
Misture o suco de um limão com um dente de alho triturado e tome três colheres de sopa. Após isso, coma algumas sementes de abóbora. Este tratamento deve ser feito por vários dias seguidos.

Chá de arruda, alho roxo e hortelã
Prepare um chá de arruda, alho roxo e hortelã. Adoce com mel e tome pela manhã, em jejum.

por Débora Lima
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário