sexta-feira, 30 de março de 2018

Chá das folhas de manga – Benefícios e propriedades

Além de produzir uma fruta muito saborosa, a planta conhecida cientificamente como Mangifera indica, pode ser usada também para produzir um chá com inúmeros benefícios quando usada como erva medicinal. Com porte elevado, a planta da família das anacardiaceae tem uma copa frondosa, e isso impede que outras plantas surjam e se desenvolvam ao seu redor. Com pequenas flores, a árvore produz um fruto que possui polpa suculenta e suave com variedades que podem ser de diversas cores, fibrosas ou não.

Originária da índia, a planta pode ter suas folhas colhidas em qualquer época do ano, mas o fruto deve ser colhido maduro. A planta se desenvolve bem em regiões com clima quente e úmido com períodos secos.

Propriedades e benefícios
O chá, além de trazer um sabor suave e refrescante possui propriedades medicinais que proporcionam melhorias em quadros de febre, doenças gastrintestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e verminose. Além disso, de acordo com pesquisas que foram realizadas com pacientes contaminados com HIV, pode-se concluir que o chá proporciona o aumento do peso e a diminuição do conteúdo viral durante a terapia.

Foto: Reprodução

Com ação antioxidante, o chá da manga combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas. Seu uso pode ser feito para auxiliar no tratamento contra o câncer, sendo mais eficaz em casos de câncer de mama e do cólon. O chá pode ser usado ainda para tratamento de bronquite, asma, tosse e afecções pulmonares.

Como preparar o chá?
O chá pode ser usado para obter os benefícios da fruta. É útil para aqueles que não gostam da fruta ou apresentam dificuldades digestivas após o consumo.

Para preparar o chá, você vai precisar de 1 litro de água e 1 colher de sopa das folhas de mangueira secas. Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Aguarde até que a água alcance o ponto de fervura e então desligue o fogo. Adicione ao recipiente com a água as folhas de mangueira e tampe, deixando abafado por um período de aproximadamente dez minutos. A dose indicada do chá é de duas a três xícaras por dia.

Como usar as folhas para preparar o chá?
As folhas podem ser colhidas em qualquer época do ano, e devem ser secas ao sol em um local ventilado e livre da umidade. Armazene em sacos de pano ou de papel para a preparação do chá.

Contraindicações
Não foram encontradas contraindicações nas literaturas consultadas.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário