quarta-feira, 28 de março de 2018

Chá de salsaparrilha – Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Nativa da América Equatorial, a salsaparrilha é comum em diversos países, sendo que no Brasil está presente principalmente em Minas Gerais. Semelhante às trepadeiras, a salsaparrilha é uma planta que possui raízes grossas em forma de lança. Suas flores são esbranquiçadas e pequenas, e seus frutos são avermelhados e possuem muitas sementes. A planta se agarra às arvores buscando alcançar a luz solar, que é quando alcançam a vida adulta e dão flores e frutos.

De nome científico Smilax aspera, a salsaparrilha pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Caso faça o cultivo, colha as raízes no outono. A planta deve ser colocada ao sol para secar, longe da umidade e sempre em locais ventilados. Quando estiver seca, armazene em potes bem tampados.

Propriedades e benefícios
A planta era usada antigamente como depurativa, no entanto, estudos mais recentes comprovaram suas propriedades diuréticas, sudoríficas e lubrificantes. Possui em sua composição óleo essencial, resina e glicosídeos, responsáveis pelos benefícios citados anteriormente. Suas propriedades envolvem ainda ação anti-inflamatória, afrodisíaca, depurativa, estimulante e tonificante.

A salsaparrilha é indicada em caso de artrite, arteriosclerose, excesso de ácido úrico, cistite, colesterol ruim alto, gota, gripe, herpes, reumatismo, sífilis, resfriado e psoríase. É eficaz no tratamento de doenças inflamatórias e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento urinário. Pode ser usado em bebidas energéticas naturais, ajudando na recuperação da musculação.


Como preparar o chá?

O chá é feito com a raiz, que é rica em testosterona, potássio e flavonas, atuando no metabolismo do corpo humano. Seu consumo é comum na forma de chá ou por meio das cápsulas feitas com o pó da raiz.

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa de raiz triturada para cada litro de água. Coloque a água em um recipiente, e leve ao fogo. Adicione a salsaparrilha e, ao alcançar fervura, aguarde mais dez minutos. Desligue o fogo e então deixe descansar por cerca de dez minutos. Após esse período, coe e tome. A dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais
Crianças menores de dez anos, gestantes ou mulheres em fase de lactação, pacientes com hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal não devem consumir a salsaparrilha. Não existem, no entanto, efeitos colaterais previstos. O uso das bagas da planta não é indicado, uma vez que são tóxicas. O consumo excessivo pode causar náuseas e vômitos em pacientes.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário