sábado, 7 de abril de 2018

Benefícios e propriedades da melancia

Que a melancia possui pouquíssimas calorias por fatia todos já sabem. Mas quais são as outras vantagens de consumir essa fruta tão querida? Presente em dietas de desintoxicação, a melancia é uma das frutas mais democráticas existentes e tem seu consumo indicado no combate a diversos males, do reumatismo até a impotência sexual.

A fruta

Foto: Reprodução

A melancia é composta por 90% de água, por isso possui poucas calorias – cerca de 30 calorias em 100 g de fruta – e é uma das poucas frutas que estão sempre liberadas em dietas e tem seu consumo incentivado durante a reeducação alimentar. A fruta possui uma variedade grande de vitaminas principalmente as do complexo B e as vitaminas A e C. Sais minerais como cálcio e fósforo também marcam presença, além de poderosos antioxidantes como o betacaroteno, o licopeno e a glutationa, que além de evitar o envelhecimento precoce das células combatem alguns tipos de câncer.

Propriedades e benefícios para saúde
Por ser formada basicamente por água, a melancia se apresenta como levemente diurética e é indicada principalmente para pessoas que possuem problemas renais ou nas vias urinárias, cistite e doenças no estômago e intestinos.

Quem sofre com reumatismo e artrite também é beneficiado com o consumo da fruta, que ajuda o coração a trabalhar melhor e é boa até para a visão.

Pressão arterial e bronquite são outras doenças que são aliviadas com o consumo regular de melancia.

A fruta é anticancerígena e atua contra o câncer de mama, próstata e pulmão, além de conter, principalmente na parte branca, citrulina, um aminoácido que se transforma em argina quando ingerido. E com isso melhora a circulação e aumenta a libido, combatendo a impotência sexual de maneira eficaz.

Os fluidos corporais (saliva, suor, secreção vaginal e sêmen) também ficam mais perfumados com o consumo da melancia, graças a grande quantidade de água e açúcares naturais que ela possui.

Como consumir a melancia?
Você pode acrescentar melancia em saladas de frutas, porque o indicado é ingerir melancia in natura. Mas os sucos feitos com a fruta, se não tiverem adição de açúcar ou adoçante, mantém todos os benefícios citados acima. Uma boa dica é três vezes por semana substituir o café da manhã ou jantar por um grande pedaço da fruta.

E o melhor é que as outras partes da melancia também podem ser aproveitadas: as sementes secas quando trituradas servem para aliviar dores e baixar a pressão arterial e quando usadas para fazer chá servem como vasodilatador; a casca quando triturada vira uma pasta ótima usada no combate da erisipela.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário