sexta-feira, 13 de abril de 2018

Chá de mangaba: combate desde gripe a hipertensão

A fruta, originária da mangabeira, é bastante resistente ao clima e se parece muito com a pera, tanto no formato quanto na carnosidade da polpa

Se comparada a outras frutas mais populares, pode-se dizer que a mangaba é pouco conhecida entre a maioria dos brasileiros. Ela é mais comum nas regiões litorâneas, porém, corre sérios riscos de desaparecer devido a ação do homem, que anda desmatando as árvores para abrir espaço para as plantações de outras culturas, a exemplo da cana-de-açúcar.

A fruta, originária da mangabeira, é bastante resistente ao clima e se parece muito com a pera, tanto no formato quanto na carnosidade da polpa.

Todas as partes da fruta podem ser aproveitadas, sobretudo as folhas e casca, que entram como ingredientes de chás bastante eficazes no combate a uma série de doenças a partir do conhecimento difundido na medicina popular.

Benefícios da mangaba

Foto: depositphotos

A mangaba é uma fruta em vitaminas dos complexos A, B e C. Outras substâncias que aparecem na composição dela são: ferro, cálcio e outros sais minerais. A fruta pode ser usada em favor de alguns problemas de saúde. Entre os mais comuns estão: regulação da pressão arterial, tratar gripes, problemas renais, cólicas menstruais, diabetes e colesterol alto.

A infusão, feita com as cascas da mangaba, pode ser usada para curar problemas do fígado e do baço, além de icterícia e problemas de câimbra. Dependendo da forma com que é usada, pode auxiliar nas dietas que visam à eliminação de peso. Possui ação anti-hipertensora, anti-ulcerogênica, digestiva e laxante.

Chá de mangaba
O chá da mangaba pode ser preparado a partir da utilização da casca da fruta. Para isso você vai precisar de duas colheres (de sopa) desse ingrediente e meio litro de água filtrada. Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Deixe ferver e, ao começar a borbulhar, adicione as cascas. Deixe no fogo por dez minutos, desligando em seguida. Tampe e deixe a mistura em repouso por mais dez minutos.

Passado esse tempo, com ajuda de uma peneira, passe tudo por ela. Isso vai ajudar a reter as cascas utilizadas no preparo e fazer com que o chá fique pronto para beber. O recomendado é consumir de duas a três xícaras do chá de mangaba por dia. Uma dica é que a bebida seja consumida gelada.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário