quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CAMOMILA

Má digestão, gases, cólicas, inapetência, dores de estômago, insônia, afecções nervosas. Externamente para afecções da pele em geral, feridas, úlceras, inflamação dos olhos em geral, estomatite, gengivite, aftas, etc.

Excelente calmante natural. O chá, feito em infusão, misturado com folhas de hortelã é eficiente remédio contra gripes, dores musculares e resfriados
estomacal, nas cólicas das crianças e enxaquecas.
Dispepsia, diarréia, náuseas, hemorróidas, inflamações dos olhos, regras dolorosas, inflamações das vias urinárias.
Indicada contra as indigestões, gases, doenças do estômago, falta de apetite, cólicas, doenças do útero e dos ovários
Camomila (Anthemis noblis)
Planeta: Sol Elemento: Água Usado em encantamentos e em rituais de prosperidades. Estimula o sono. O chá acalma e tranqüiliza, pode ser muito útil quando você precisar fazer um ritual e estiver sentindo raiva ou agonia. Lavar o rosto e as mãos com camomila atrai amor.
CAMOMILA-Matricaria chamomila L.
Óleo essencial(c/azulenos e bisabolol)mucilagens e flavonóides. Anti-inflamatória e anti-alérgica. Indicada no tratamento de peles facilmente irritáveis. Em formulações capilares(principalmente para cabe los claros)como fator de brilho.
Rama,folha e flor.Matricaria camomilla. Regulariza o aparelho digestivo.
Preparo: chá feito com as flores para consumo e uso externo Indicações: cólicas (uso interno) e inflamações (uso externo)
De todas as plantas medicinais, a camomila é uma das mais populares. E o motivo é simples: ela tem inúmeras aplicações terapêuticas. As flores ou o extrato, à venda em farmácias de manipulação, podem ser usados sob a forma de chás ou compressas, como antiséptico e antiinflamatório, para facilitar a digestão, aliviar cólicas intestinais, combater insônia, excitação nervosa (principalmente a das crianças), nevralgias, dores de cabeça e febre proveniente de gripes. Pessoas louras ou de cabelos castanho-claros também costumam usar o chá para enxaguar os cabelos e realçar, assim, o tom dourado dos fios.
Para preparar chás e infusões: ferva uma xícara (chá) de água e adicione uma colher pequena de flores secas. Se quiser, coloque junto um pedaço de casca de laranja. Abafe por 5 minutos e depois filtre o líquido. Use mel como adoçante. É ótimo para febre, insônia, nevralgias e problemas digestivos. Tome entre as refeições. Uso tópico: embeba dois chumaços de algodão num chá morno e aplique em compressas sobre as pálpebras para descongestionar os olhos. Para inflamações intestinais, desmanche em água 2 xícaras (chá) de farinha de trigo até formar uma pasta e leve ao fogo para ganhar consistência. Deixe esfriar um pouco e misture com flores de camomila e aplique essa pasta ainda morna sobre o abdome e sinta o alívio.
Descrição - Sua altura não ultrapassa os 50 cm. As flores, de tom branco, amarelado no centro, muito cheirosas e cujo aroma penetrante lembra o das maçãs, são a parte aproveitada pela farmacopéia natural.
Toxicidade - A farmacêutica Cristina Beerends, da Fundação Herbarium, especializada em plantas medicinais, diz que, em caso de superdosagem, a erva pode causar náuseas, excitação nervosa e insônia.
Dores de estômago, cólicas intestinais, má digestão, cólicas das crianças e nevralgias, usado externamente em lavagens vaginais e clareador de cabelo.
Indicações: Uso específico na diarréia infantil, estomáquico, antiespasmódico, sudorífero, é muito útil nas perturbações gástricas, seus efeitos sedativos atenuam crises e espasmos dolorosos. Na cefaléia gripal melhora muito a dor, sem o inconveniente de muitos analgésicos, que reduzem a diurese e favorecem a retenção no organismo de substâncias tóxicas. Preparação: Deixe ferver ¼ litro de água, despeje o equivalente a 1 colher de sopa de chá. Abafar e coar.
Modo de usar: Tomar 1 a 3 copos de chá por dia.
É um chá extremamente delicado com aroma suave mas, possui muita eficácia como antiinflamatório e contra perturbações estomacais.
A Camomila, nos dias atuais, é largamente industrializada e merece um lugar nos lares por seu amplo espectro medicinal.
É indicada para : Espasmos, cólicas menstruais, diarréia; febre; insônia, dor de barriga,Náuseas Preparo e uso:Tomar após as refeições, principalmente após o jantar, o que garantirá uma noite tranqüila e bem dormida.
Estomacal, nas cólicas das crianças e enxaqueca.CAMOMILA MATRICARIA CHAMOMLLA
Indicações: Uso específico na diarréia infantil, estomáquico, antiespasmódico, sudorífero, é muito útil nas perturbações gástricas, seus efeitos sedativos atenuam crises e espasmos dolorosos. Na cefaléia gripal melhora muito a dor, sem o inconveniente de muitos analgésicos, que reduzem a diurese e favorecem a retenção no organismo de substâncias tóxicas. Preparação: Deixe ferver ¼ litro de água, despeje o equivalente a 1 colher de sopa de chá. Abafar e coar.
Modo de usar: Tomar 1 a 3 copos de chá por dia.
CAMOMILA Cólicas, regulariza a função digestiva, enxaqueca.
Óleo essencial(c/azulenos e bisabolol)mucilagens e flavonóides. Anti-inflamatória e anti-alérgica. Indicada no tratamento de peles facilmente irritaveis. Em formulações capilares(principalmente para cabe los claros)como fator de brilho.
Rama,folha e flor.Matricaria camomilla. Regulariza o aparelho digestivo.
Camomila: Acalma, purifica, psíquicos. - boa sorte - bons sonhos Indigestões, gases, debilidades do estômago, falta de apetite, cólicas, histerismo; contra vermes intestinais, doenças do útero e dos ovários; é tônica.
Indicado para cólicas de crianças, feito chá. É também calmante, antiespasmódico e sonífero, devendo ser feito o chá na hora de tomar.
Indicado para dores reumáticas, neste caso usa-se as flores secas que são cozidas em banho-maria no óleo; após duas horas de cozimento, côa-se, e depois de frio massageia-se com esse óleo as regiões doloridas. Usa-se o chá também para combater dores abdominais, cólicas intestinais com gases, cistite, inflamações bucais, conjuntivites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário