quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

CHUCHU

Nome Cientifico Sechium edule; da familia das cucurbitáceas
Descrição:
O chuchu contém quantidades razoáveis de niacina que contribui para a saúde da pele , estimula o apetite e auxilia no crescimento e apresenta ainda pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Por seu teor de água , é ideal para ser consumida nos dias de verão e pode ser utilizado em preparações doces ou salgadas. Cem gramas fornecem 31 calorias.
Método de cultivo: Planta-se o fruto ( o chuchu já brotando ) num buraco , 10 cm de profundidade e tampe com bagacinho de cana e terra ( isto serve para não queimar os brotinhos). O ideal é fazer uma sustentação de bambu , para que depois que nascer os brotos do chuchu , comecem a subir essa "cerca", ou "parreira", como também é chamada .
Colheita:
Inicia-se de 90 a 120 dias após o plantio.
Variedades:Variam conforme a cor e a condição de ter ou não espinho. Existem chuchu verde , verde-claro , verde-escuro, por exemplo.
Receita:
Chuchu gratinado
Ingredientes :700 gr de chuchu ( 4 unidades )Sal e pimenta-do-reino a gosto1 colher ( sopa ) de cebola ralada1 colher ( sopa ) de margarina 1 1/2 colher ( sopa ) de farinha de trigo1 1/4 xícara ( chá ) de leite3 colheres ( sopa ) de queijo ralado.
Modo de PreparoDescasque, lave e corte os chuchus em quadradinhos. Refogue-os na margarina com o sal , a cebola ralada e a pimenta-do-reino . Deixe cozinhar até amolecer.Dissolva à parte , a farinha no leite , misturando bem até ferver e obter um molho bem grosso . Coloque em um pirex o chuchu com o molho e polvilhe com queijo ralado . Leve ao forno para gratinar.
Rendimento:17 porções
Extraído das revistas Hortaliças Especial - Editora Escala

O chá de suas folhas baixa a pressão e é diurético.
Planta trapadeira, herbácea, anual, folhas codiformes, longo-pecioladas, flores unissexuais, amareladas. Originário do México.
Princípio Ativo : Carbohidratos, proteínas, sais de cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, B1, B2 e C.
Partes Usadas : Folhas.


Uso Popular : O chá das folhas é diurético, cardiotônico, hipotensos e anti-diabético. Embora considerada por muitos como legume, o chuchu é uma fruta. Apesar do gosto pouco marcante, apresenta importantes propriedades: além do alto teor de fibras, é uma importante fonte de minerais como ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.
Indicado para combate a hipertensão. Ingerir o chuchu como parte importante da refeição e tomar o chá diariamente, regulariza a pressão alta.

Um comentário:

  1. Nossa que bacana seu blog, muito interessante e informativo. Utilidade pública mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir