domingo, 20 de abril de 2008

Erva doce

Nomes Populares: Erva doce, pimpinela, anis
Nome Científico: Pimpinella Anisum
Família: Umbelíferas
Origem: Já era cultivada pelos egípcios, em 1500 A.C., para alimento, bebida e remédio. Em outros tempos, nativa no Mediterrâneo e Ásia Menor. Também cultivada no México.

Partes usadas: Sementes, folhas e bulbos

Lendas e Mitos: Os romanos faziam com a pimpinela o MUSTACEUS, um bolo que era servido ao final dos banquetes (foi o precursor dos bolos de noiva condimentados). Era tão preciosa na Antigüidade, que a Inglaterra pagava impostos sobre sua importação.

Propriedades Medicinais: Digestiva, diurética, carminativa e expectorante.
O infuso das sementes facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma a excitação nervosa e a insônia. Age contra a cólica de recém nascidos.
As avós recomendavam que as lactantes tomassem em jejum para aumentar o leite. A erva doce é utilizada na cosmética pelas suas propriedades de remover impurezas sob forma de sabonetes, suavizando a pele. Tem também efeito anti-rugas.

Uso doméstico: Para o cansaço ocular, faça uma decocção com 2 colheres de sopa de sementes em 250 ml de água e ferva por 3 minutos. Deixe amornar, embeba duas gazes limpas e coloque nas pálpebras.

Aromaterapia: O óleo essencial tem largo emprego nas indústrias alimentícias e de cosmética. No ambiente, a essência atua como aromatizante tranqüilizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário