domingo, 20 de abril de 2008

Hortelã

Nome Científico: Hortelãs - Menthas
Famílias: Labiadas
Planeta: Vênus

Origem: Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos. Durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.

Partes usadas: Folhas e sumidades floridas

Floresce no verão. Companheira da camomila e da urtiga.

Outras espécies: Existem diversas espécies de hortelã, mais do que se consegue identificar, pois a polinização das várias espécies acontece de forma cruzada, dando origem a novos híbridos. As espécies mais conhecidas são:
- Hortelã pimenta: Mentha piperita (Vênus / Lua)
- Hortelã verde: Mentha spicata (Lua)
- Hortelã crespa: Mentha crispa
- Hortelã doce: Mentha arvensis
- Hortelã Romana: Balsamite major / Chrysanthemum balsamite: planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas, planeta regente: Júpiter)
- Gataria: Nepeta gataria L.
- Hortelã do Brasil (hortelã vulgar, hortelã do norte, levante)
- Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega

Propriedades Medicinais: Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio). Exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestório, além de propriedades anti-sépticas e ligeiramente anestésicas. Em picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados.

Combate cólicas e gases, aumenta a produção e a circulação da bílis. Favorece a expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.

Infusão - 3 g em 100 ml de água fervente não mais que 5 minutos.

Óleo medicinal: Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens.

1. M. piperita - Fortificante de glândulas, nervos e coração. Efeitos antiespasmódicos e calmantes. Dores do baixo ventre, cãibras e prisão de ventre. A infusão quente favorece a transpiração e facilita a menstruação. Os chás são conhecidos calmantes para idosos e crianças. Para combater o soluço, tomar 1/2 colher de suco fresco de folha de m. piperita com algumas gotas de vinagre.

2. M. spicata - recomendada por suas virtudes diuréticas e anti-térmicas.

3. Balsamite major / Chrysanthemum balsamite (família composta) - para distúrbios do estômago e da cabeça (infusão de não mais de 5 minutos para não amargar); também indicada para gota, ciática e dores semelhantes (maceração em azeite de oliva por 4 dias, aplicação externa local). Curiosidade: na Nova Inglaterra é conhecida como folha da bíblia, pois era utilizada para marcar as páginas da bíblia no culto dominical. Os fiéis mascavam suas folhas para afastar o sono.

4. Hortelã do norte, levante: usam-se as folhas e os ramos floridos nas cólicas intestinais e como excitante do sistema nervoso central, na proporção de 3 g para um copo de água fervente.

Cosmética: O hortelã pimenta é adstringente e clareia o tom da pele; bom também para infusos para bochecho e melhora do hálito.

Sauna facial antinevrálgica: em uma tigela, adicione 1/2 litro de água fervente a 25 g de hortelã pimenta. Exponha o rosto aos vapores, cobrindo a cabeça com um pano, formando uma cabana para o rosto.

Banho estimulante: Ferver em fogo brando por 3 minutos 50 g de folhas de hortelã em um litro de água. Misturar à água da banheira (tomar pela manhã).

Aromaterapia: Fortalece a auto-confiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.

Efeitos colaterais: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar dispnéia e asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a pulegona contida na planta exerce ação paralisante sobre o bulbo raquidiano. Pode causar insônia se tomado antes de deitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário