sábado, 19 de junho de 2010

Pitangueira – Propriedades Medicinais

Foto da árvore pitangueira por Plantasonya.
A pitangueira (nome científico Eugenia uniflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira, onde é encontrada na floresta estacional semidecidual do planalto e nas restingas, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul em regiões de clima subtropical. É uma árvore medianamente rústica, de porte pequeno a médio, com 2m a 4m de altura, mas alcançando, em ótimas condições de clima e de solo, quando adulta, alturas acima de 6m e até, no máximo, 12m. A copa globosa é dotada de folhagem perene. As folhas pequenas e verde-escuras, quando amassadas, exalam um forte aroma característico. As flores são brancas e pequenas.

A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. O seu plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga no solo ou pelo transplante de uma muda até o local adequado. Dá-se bem em quase todo tipo de solo, incluindo os terrenos arenosos junto às praias. É também usada como árvore ornamental em áreas urbanas de cidades brasileiras, na recuperação de áreas degradadas de sistemas agroflorestais multiestrato e em reflorestamentos heterogêneos. As pitangueiras com frutos são um ótimo atrativo para pássaros e animais silvestres em geral.

A tradição popular atribui algumas qualidades terapêuticas às infusões feitas com as folhas verdes da pitangueira (“chá” de pitanga ou “chá” de pitangueira). (Fonte: Wikipedia)
Pitangueira


Nomes Populares:

* Cerejeira brasileira,
* Ginja,
* Pitanga,
* Pitanga branca,
* Pitanga do mato,
* Pitanga rósea,
* Pitanga roxa,
* Pitanga vermelha,
* Pitangueira,
* Pitangueira miúda,
* Pitangueira vermelha,

Propriedades:

* É adstringente,
o analgésica,
o depurativa,
o digestiva,
o estimulante,
o vermífuga,
* Auxilia em afecções do fígado,
o bronquite,
o cólica menstrual,
o diabete,
o gota,
o hipertensão,
o infecções da garganta,
* Combate a diarréia,
o a diarréia infantil,
o disenteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário