quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Limão: Aparelho circulatório, Acidentes do

As enfermidades do aparelho circulatório são diversas:
Angina do peito
Dor constritiva, muito forte, retroesternal (aparece atrás do esterno), bem no meio do peito, irradiada freqüentemente para o braço esquerdo, a qual aparece subitamente, por acessos, quase sempre no momento em que a pessoa faz um esforço físico. Depende de varias causas: Pode ser provocado pelo tabagismo, pelo artritismo, e, principalmente, pela sífilis.

Embolia
Obliteração de um vaso sanguíneo causada por êmbolos (corpos estranhos não miscíveis ao sangue) que podem ser constituídos por partículas graxas ou gasosas, por células microbianas ou cancerosas, por fragmentos de tecidos de válvulas cardíacas, por parasitos (equinococos), ou ainda pelo ar, por feridas em regiões ricas de veias, etc. Podem acarretar anemia, abscessos, gragrena, amolecimento cerebral, enfartes. Podem também ocasionar a morte.
Freqüentemente a embolia é ocasionada pela trombose, uma coagulação quase súbita de sangue em algum vaso ou órgão, causada por um trombo, que é a formação de depósitos de fibrinogênio em cujas malhas se enredam os leucócitos. Ocorre, geralmente, a oclusão do respectivo vaso ou órgão, e cessa de repente o afluxo de sangue à região circulatória correspondente. O coagulo trombogênico provoca amiudadas vezes uma embolia grave.

O diagnostico de uma embolia depende de sua localização:

(a)-No coração __quando a embolia atinge o coração, dizemos que há um enfarte do miocárdio. A arteriosclerose e a diabete são as causas mais comuns. Os principais sintomas são a dor e o choque. Há uma dor violenta, retro-esternal, semelhante à da angina do peito, mas não de curta duração, como da angina do peito, e, sim, continua, podendo durar dias. O choque: palidez intensa, extremidades frias, sudação abundante, pulso rápido, diminuição da pressão sanguínea. Comumente sobrevêm desordens digestivas, vômitos, eructações, aerofagia.

(b)- No cérebro__A embolia cerebral ocasiona subitamente a paralisia de um olho (estrabismo), um braço ou uma perna, quando há lesão cardíaca, sobretudo reumática; pode também causar a hemiplegia, que é a paralisação de um dos lados do corpo (face, braço e perna). É um acidente que, em geral, se verifica subitamente, durante um derrame cerebral, e que,na maioria das vezes, é acompanhado de desmaio ou coma.

(c)- No pulmão__Ocorre, na maioria das vezes, nos cardíacos, e, com menos freqüência, nas pessoas que sofreram grandes intervenções cirúrgicas, caso em que a embolia pode ser letal no momento em que o operado se levanta. O paciente sofre angustia externa, choque e asfixia, e morre em poucos minutos. Esse acidente pode igualmente surgir depois do parto.

(d)- Num membro__Quando um coagulo chega a obstruir um vaso importante do braço ou da perna, a extremidade do membro fica fria, pálida, insensível, sem batimento das artérias, e, depois, se torna arroxeada. Pode haver dor no membro no momento em que aparece a embolia.

Derrame cerebral
Extravasamento de sangue no cérebro. Surge repentinamente, causado por transtornos vaso venosos em determinada área cerebral, lesada em conseqüência de doenças vasculares. Atinge geralmente os homens__ raramente as mulheres__ e ocorre mais amiúde em pessoas hipertensas, de meia idade. Pode, todavia, afetar também jovens que padeçam de arterite de origem sifilítica, mas neste caso a trombose é mais comum do que a hemorragia cerebral. O derrame é uma das causas mais comuns da apoplexia, afecção cerebral que surge inopinadamente, acompanhada de privação dos sentidos e do movimento. O ataque apoplético, por hemorragia cerebral, é, via de regra, precedido de espasmos das artérias cerebrais, o que provoca diversos fenômenos de disfunção, como paresia (paralisia) súbita de um membro, amnésia (diminuição ou perda da memória) repentina, amaurose (enfraquecimento ou perda da visão), afasia (perda da capacidade de falar, sem perturbação da inteligência) transitória, disatria (dificuldade na articulação das palavras), etc.
Se uma pessoa portadora de hipertensão arterial perde os sentidos de repente, ou sofre um desmaio e simultaneamente uma paralisia na face ou nos membros, podemos estar certos de que é vitima de um espasmo dos vasos cerebrais ou de um derrame cerebral. Tratando-se de uma pessoa idosa, pode ser trombose.

O valor do limão
Em diversas enfermidades do aparelho circulatório se pode alcançar cura ou melhora pelo uso de suco de limão, em conjunto com outros fatores. O limão, ao mesmo tempo, ajuda a prevenir graves acidentes da circulação.

Diz o Dr. Raucoule:
O citrato de sódio ocupa um lugar cada vez mais importante na terapêutica. A sua propriedade essencial é combater o excesso de viscosidade do sangue, fenômeno esse que se descobriu recentemente, embora os médicos antigos, dos tempos em que se praticava correntemente o uso da sangria, já o tenham observado, e também os médicos chineses, sem que para tal fenômeno tivessem encontrado uma interpretação satisfatória.
Sabe-se hoje que essa viscosidade exagerada pode denunciar-se em condições muito diversas. As crises hemoclássicas que ocorrem às refeições, em certas perturbações do fígado, são uma das causas mais vulgares. Mais a viscosidade contínua permanente é a que modifica gravemente todo o regime da circulação. O sangue demasiadamente espesso, distendendo exageradamente toda a rede venosa, não atravessa senão dificilmente as artérias de pequena capacidade.

Nesse caso, a pessoa está exposta à obstrução das artérias e pode produzir-se, imediatamente a pós uma trombose ou uma ligadura, a gragrena no terreno para cuja formação contribuiu o vaso obstruído.
É em casos dessa natureza que o citrato de sódio presta aserviços notabilíssimos, diminuindo a viscosidade do sangue e aumentando a sua afluência. O Dr. Oso, de Saint Nazaire, o Dr. Morichau-Beauchant, de Poitiers, o Dr. Steel, de Filadélfia, vem cada qual tratando (com citrato de sódio) de pessoas idosas com gragrena nos dedos dos pés, motivada por trombose arterial oriunda de uma viscosidade sanguínea excessiva. Os resultados sempre tem sido excelentes.

O Dr. Morichau-Beauchant, rebuscando outras aplicações lógicas dessa propriedade (do limão), tem empregado com êxito o citrato de sódio...na angina do peito, na hipertensão arterial permanente, nas hemiplegias e nas afasias transitórias dos hipertensos. Tudo que foi dito pode aplicar-se aos casos de varizes e de flebite (inflamação da veias), como pertencente ao sistema venoso.

Afirma o Prof. N. Capo:
O limão favorece grandemente a fluidez do sangue, graças aos efeitos do acido cítrico orgânico, que essa fruta contem em notável proporção. O acido cítrico, combinado com o sódio e o potássio, forma o citrato de potássio, que no limão são sais vegetais, sais alcalinos, que podem ser considerados como os melhores específicos para a viscosidade sanguínea, cuja cronicidade pode tornar-se terrível, pelos efeitos que essa semicoagulação pode ocasionar.

Com efeito, a viscosidade sanguínea,sem tratamento, pode trazer grande número de afecções produzidas pela má circulação...,desde o resfriamento das extremidades dos membros, as varizes, etc., até a flebite, as embolias e a trombose, conseqüências da estagnação da circulação do sangue nas veias e artérias. No caso de trombose e tumores, a gangrena pode declarar-se nos sítios em que o sangue deixou de circular. É de resto, o que se observa nas pessoas idosas, cuja alimentação, muito rica em albumina e em bebidas alcoólicas, favorece a viscosidade sanguínea.

Os que sofrem de reumatismo, pedras, etc., são afetados da mesma causa. Efetivamente, os uratos de cálcio e magnésio, englobados pela albumina contida em excesso no sangue viscoso,...acumulam-se, determinando, pela albumina que contem e que se putrefaz, inflamações locais, causa de intoxicação dos nervos adjacentes, acompanhada de vivas dores.
Essas afecções, assim como a angina do peito, a paralisia, a hipertensão arterial e a afasia, cujas causas, quase sempre, remontam a uma paralisação do sangue...no cérebro..., são todas suscetíveis de ser curadas, ou, pelo menos, melhoradas, pelo uso do citrato de sódio, ou, melhor, pelo emprego do sumo de limão.
Do livro "As curas maravilhosas do limão e da laranja"
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário