quinta-feira, 31 de maio de 2012

Descubra sete formas de incluir a banana na sua dieta

A fruta é deliciosa, dá energia para o corpo e ainda ajuda a afastar o estresse

Começar o dia com ela ou ter por perto para matar a fome na hora do lanche vale a pena: a banana, além de deliciosa, é uma das frutas mais nutritivas e campeã no quesito saciedade. "A banana possui nutrientes que promovem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, ajudando a reduzir as toxinas produzidas pelo colón intestinal", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Funcional.

A fruta ainda melhora a absorção de nutrientes, estimula o sistema imunológico e, graças às doses generosas de potássio, ajuda no controle da pressão arterial e na prevenção do AVC. A recomendação dos pediatras para incluir banana na dieta de uma criança com diarreia chama atenção para outra propriedade desta fruta - o efeito é resultado da pectina, substância que regula o intestino e diminui colesterol.

A versatilidade de benefícios - ainda bem! - encontra paralelo nas formas de consumo. Veja a seguir uma lista de combinações espertas para manter a banana na sua lista de alimentos preferidos.
Banana verde - Getty Images

Farinha de banana verde

A banana, quando está verde, possui uma substância chamada amido resistente - uma porção de amido e produtos do amido que resistem à digestão no intestino delgado. "O amido resistente diminui a absorção de gorduras e açúcares no intestino. Também dá uma sensação de saciedade maior", afirma a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional. Desta forma, esse ingrediente ajuda a emagrecer, pois inibe a vontade de comer.

A banana verde trava a língua e não agrada a maioria dos paladares, por isso a farinha é uma forma de consumo mais popular. Você pode usar a farinha de banana verde como acompanhamento de frutas, no preparo de bolos ou em sucos. Basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. Pronto: a sua farinha caseira de banana verde está pronta para o consumo.


Banana com canela

A banana quente com canela é uma ótima receita para matar a vontade de doces. "A canela é considerada um alimento termogênico (aumenta a temperatura do corpo), acelerando o metabolismo", afirma a nutricionista Loureça Dalcanale, do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica. A especialista explica que quanto mais acelerado for o metabolismo, mais rápida será a queima de calorias, ajudando na perda de peso. Só não vale adicionar açúcar na receita, experimente degustar o sabor natural da fruta.


Vitamina de banana

Outro modo saudável de consumir a banana e fazendo uma deliciosa vitamina. Nesta receita, a banana pode ser batida com outros ingredientes que também contribuem para a perda de peso. "Uma maneira saudável de fazer a vitamina é bater leite de arroz, de soja, de aveia ou iogurte com banana, aveia e linhaça. Você combina a proteína do leite, duas fontes diferentes de carboidratos (banana e aveia) e uma gordura boa (linhaça)", ensina a nutricionista Roseli.

A vitamina de banana é uma ótima fonte de energia para ser consumida antes da prática de exercícios. "O potássio potencializa a ação do músculo cardíaco, evita as cãibras e faz com que você treine com mais disposição", afirma Daniela.


Banana com aveia

A aveia, rica em fibras, cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e carboidratos, é um cereal fundamental para uma dieta saudável. Segundo a nutricionista Daniela, o alimento pode ser consumido sem restrições, inclusive por quem deseja emagrecer, pois tem carboidratos de absorção lenta, que prolongam a sensação de saciedade. A junção de aveia com banana é perfeita para o café da manhã ao controlar a fome evitar um almoço cheio de calorias.

A banana, além de dar a sensação de saciedade, também controla a ansiedade. "Ela é fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que o organismo converte em serotonina. Esse hormônio melhora o humor e, de modo geral, aumenta a sensação de bem-estar", explica a nutricionista Loureça. Quando a ansiedade diminui, a vontade de comer (doces, principalmente) também diminui e sua dieta deslancha.


Bolo de banana

Que tal fazer uma festa de aniversário com um toque tropical? O bolo de banana, certamente, vai agradar seus convidados e ainda contribuir para a alimentação saudável - claro que a opção também vale para o café da manhã e para o lanche da tarde. A receita light pode substituir o açúcar por adoçante culinário e incluir farinha integral, que dá mais saciedade. Mas não exagere na dose - uma fatia tem, em média, 150 calorias.


Banana com comida

Já pensou em substituir os carboidratos do seu prato pela banana? Experimente trocar o arroz ou o macarrão de uma refeição pela fruta cozida ou crua, de acordo com a sua preferência. Uma proteína como uma carne, frango ou peixe acompanhada de banana corta calorias do seu prato e ainda acrescenta fibras e potássio.


Doce de banana

Se a banana verde é a base para fazer a farinha, a banana bem madura - daquelas que se ficar mais um dia na fruteira estraga - é o ingrediente fundamental do doce de banana. Leve ao fogo baixo as bananas cortadas em rodelas e acrescente a canela e um pouquinho de água. Mexa até que as bananas desmanchem, então prove e veja se vai precisar de um pouco de adoçante. É ótima opção de doce com poucas calorias e muito saboroso. Vale como sobremesa após o jantar, já que a banana ajuda o organismo a sintetizar melatonina, hormônio que colabora para o relaxamento do corpo e também para o sono. "Dormindo bem, você regula as doses de cortisol no organismo. Essa substância, conhecida como o hormônio do estresse, estimula o apetite e faz você comer mesmo estando satisfeito. Por isso é ideal que ela esteja presente sem exageros na corrente sanguínea", afirma a especialista.

Por Sarah Uska - publicado em 22/05/2012
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os Benefícios Nutricionais da Banana Verde

Heloísa de Freitas Valle criadora do Projeto Banana Verde e autora do livro Yes nós temos bananas estórias e receitas com biomassa de banana verde, recebe amigos em coquetel com receitas elaboradas com biomassa de banana verde em noite de autógrafos da 3ª do livro da Editora SENAC SP, nesta segunda-feira 21 de maio na Sede da À APAN- Associação Paulista de Nutrição.
Durante o evento será apresentada a palestra “Os Benefícios Nutricionais da Banana Verde” com a Nutricionista Clínica Funcional Dra. Gabriela Paschoal.

As Propriedades Funcionais da Banana Verde

A banana verde quanto cozida perde tanino de sua composição, responsáveis pela adstringência desse fruto e a polpa obtida permite a elaboração de vários alimentos como pães, massas, patês e maionese, ressaltando a importância da polpa de banana verde como matéria-prima. A utilização dela em alimentos é bastante interessante, pois não altera o sabor, aumenta a quantidade de fibras dietéticas, proteínas e nutrientes, além de aumentar o rendimento dos produtos.

Um estudo realizado por Cardenette3, no qual foram analisadas a quantidade de amido resistente, amido disponível e amido total, mediante diferentes formas de cocção da banana verde para obtenção da biomassa mostrou que cozinhar a banana na pressão, com casca, em água e com refrigeração posterior, ajuda a preservar a quantidade de amido resistente deste alimento, fato este atribuído principalmente pela permanência da casca no momento da cocção.

Já a farinha de banana verde, produto este obtido a partir da biomassa do fruto, mostrou-se fonte alimentar de alguns minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, como cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo e também contem traços de cobre, manganês e sódio8. Segundo Zandonadi9, ela também contém vitamina C e quantidades razoáveis de vitamina A, B1 e B2.

Aspectos funcionais do amido resistente

O amido resistente tem sido definido, fisiologicamente, como a soma do amido e dos produtos da sua degradação, os quais não são digeridos e nem absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios. Por este motivo, ele apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, sendo relacionado a efeitos benéficos locais (principalmente no intestino grosso) e sistêmicos, através de alguns mecanismos
Hoje a descoberta de Heloísa de Freitas Valle é realidade, a indústria encampou a ideia e lançou a biomassa de banana verde em escala industrial onde os consumidores não precisam mais processá-la artesanalmente, podem comprar pronta e aplicar em suas receitas e a indústria alimentícia de modo geral, como de sucos, de embutidos, de massas, pães, biscoitos, bolos, segmento de alimentação escolar, restaurantes, já utilizam a matéria-prima para melhorar nutricionalmente seus produtos.

fonte:http://www.corposaun.com/os-beneficios-nutricionais-da-banana-verde/20058/
Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pesquisa revela propriedades anti-tumorais do abacaxi

Cientistas do Queensland Institute of Medical Research (QIMR) descobrem, em estudos laboratoriais, duas moléculas com atividade anti-tumoral existentes no abacaxi . Trata-se de duas moléculas de bromelina. Uma das moléculas, a CCS, bloqueia uma proteína conhecida como Ras, a qual é um oncogene, ou seja, participa da síntese de células tumorais de diversos tumores como os de pulmão, cólon, pâncreas e as leucemias. 

A outra molécula, chamada CCZ, estimula o sistema imune do organismo a destruir células tumorais. Estas moléculas podem permitir a produção de novos medicamentos contra o câncer.
Tracey Mynott (pesquisadora do QIMR) e colaboradores descobriram essas moléculas enquanto investigavam as propriedades da bromelina, enzima presente no abacaxi que tem a capacidade de dissolver proteínas. Com isto, é capaz de amacear carnes vermelhas e aves, clarear cervejas e tingir tecidos de couro. Eles descobriram que a bromelina também possui propriedades farmacológicas. Pode ativar células imunes específicas e, simultaneamente, bloquear a função imune de outras células.

A pesquisadora acredita que diferentes componentes desta mistura podem ser responsáveis pelos efeitos biológicos da bromelina. "Procurando por estes componentes nós descobrimos as proteínas CCS e CCZ, que podem bloquear o crescimento de uma variedade de células tumorais incluindo células da mama, pulmão, cólon, ovário e pele", diz Tracey Wynott.

De acordo com o National Cancer Institute, o câncer ultrapassou as doenças cardíacas como causa de morte nos Estados Unidos. A incidência cresce com a idade, com aproximadamente 80% dos cânceres ocorrendo em pessoas com mais de 55 anos. A principal limitação das terapias contra câncer é que não são específicas e podem atingir tanto células tumorais quanto células sadias.Tratamentos futuros devem ser mais específicos e seletivos para células tumorais.

Uma característica interessante da CCS e da CCZ é que elas são proteases. As proteases quebram proteínas, são enzimas degradativas, como no processo de digestão. Outras pesquisas sobre proteases focaram no seu potencial de causar danos. CCS e CCZ são os primeiros exemplos de proteases que mostraram sinais de transdução celular e têm atividades imunomoduladoras específicas.

Estas proteases representam uma maneira totalmente nova de tratar doenças e, possivelmente, uma nova classe de medicamentos anti-câncer. Produtos com mecanismos novos de ação são grandes descobertas no tratamento e na prevenção de doenças.

QIMR está aguardando incentivos financeiros do National Health and Medical Research Council para estudos adicionais sobre a CCS e a CCZ e o desenvolvimento de novos medicamentos. A intenção é dar continuidade a um projeto de pesquisas de dois anos. Se todos os objetivos da pesquisa forem demonstrados, CCS e CCZ vão atrair investimentos futuros da indústria farmacêutica e rapidamente participar de clinical trials em humanos.


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

5 Efeitos da Pimenta contra a Gordura Corporal

Assim como o consumo excessivo de sal pode atrapalhar a perda de peso, sua companheira inseparável, a pimenta, pode favorecê-lo.

Novos estudos científicos na Coréia do Sul, recentemente publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, adiciona novas propriedades antigordura da pimenta, especialmente a preta, além das demais conhecidas até agora. As pimentas fornecem 5 efeitos contra a gordura corporal.

Na verdade, o centro Sul-coreano de pesquisa, estuda a pimenta incentivados a combater a obesidade, até que haja outra forma de gerir os princípios ativos responsáveis ​por propriedades antigorduras. Os benefícios da pimenta nos seus diferentes tipos, têm sido avaliados quanto aos seus efeitos contra a gordura corporal. Assim, esses estudos só fornecem mais evidências para a sua utilização em dietas para perder peso.

Estes são os 5 efeitos da pimenta pode ajudar você a perder peso:

1-Estudos recentes revelaram que a piperina, um ingrediente ativo da pimenta, inibi a formação de novas células de gordura.
2-Por outro lado, são já conhecidos propriedades da pimenta para estimular a secreção de suco gástrico, o que acelera os processos digestivos.
3-Além disso, a pimenta tem propriedades carminativas, impedindo a formação de gás intestinal, o que poderia prejudicar as funções de limpeza.
4-Em contraste com sal, a pimenta efetivamente combate a retenção de diurético, líquido e toxinas no organismo, ajudando a sua disposição.
5-Finalmente, graças a seus efeitos termogênicos, a pimenta estimula o metabolismo, aumentando o gasto de energia e queima de gordura.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dicas/5-efeitos-da-pimenta-contra-a-gordura-corporal-157843
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

13 motivos para consumir chia, a semente da vez

Ela está lotada de ômega-3, cálcio, fibras, ferro e diversos outros nutrientes

Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

"A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica - são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde!


Efeito tira-fome
A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, conta que essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. "Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento", explica.

Ômega-3, o amigo do coração
É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente. Porém, de acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, esta gordura do bem é responsável por afastar de perto as doenças cardiovasculares. Ela reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. "Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial", completa a nutricionista.

Além de todos esses benefícios, o ômega-3 é importante para fortalecer o sistema neurológico, além de evitar depressão e aumentar a absorção de nutrientes.

Mais cálcio que o leite
Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura - segundo a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, 100 gramas da semente de chia (equivalente a sete colheres de sopa) tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral - que tem em média 246 mg do nutriente. "O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose", explica a nutricionista Roseli Rossi. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das nossas necessidade diárias de cálcio.

Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia ferropriva - necessitando, portanto, ingerir boas fontes de ferro. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

Proteínas para os músculos
Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. "Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína e no milho verde cozido há 3 gramas, por exemplo", conta a nutricionista Roseli Rossi. A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas - uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Carrega magnésio
Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. "Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio", conta a nutricionista Vivian Goldberger. A porção possui 27.9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

Vitamina A para os olhos
A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. "Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento", conta a nutricionista Roseli Rossi.

Potássio contra câimbras
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física. Uma porção de chia tem 6.4% das nossas necessidades diárias de potássio.

Vitaminas do Complexo B
A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina.

Antioxidantes contra radicais livres
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Manganês extra
A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. "Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas, além de estimular o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo", conta a nutricionista Roseli Rossi.

Cheia de zinco
Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco.

Rica em cobre
"Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno", conta a nutricionista Roseli Rossi. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.

Por Carolina Gonçalves - publicado em 21/10/2011
fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Enhanced by Zemanta

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Romã é considerada afrodisíaca em pesquisa na Escócia

Pesquisadores da Universidade de Queen Margaret, na Escócia fizeram um grupo de 58 pessoas entre homens e mulheres voluntários, para um experimento com Romã, ou melhor, suco da mesma e em duas semanas eles consumiram um copo de suco da fruta, o resultado é que os voluntários tiveram sua testosterona aumentada entre 16% e 30%. Com o aumento da testosterona no corpo, junto vem a vontade de relacionar-se sexualmente mais vezes.

Mais não é só isso que ela traz de benefícios, os pesquisadores verificaram que o suco da mesma(Romã) deixa as pessoas mais desinibidas, sem medo, timidez,tristeza, culpa, elevando assim a autoconfiança.

Portanto não custa tomar um suco diário de Romã e melhorar seu relacionamento.
imagem:ludmilasaharovsky.com

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Pitanga: Rica em minerais, antioxidantes e ainda protege o coração

Essa pequena fruta rica em minerais tem poderosos antioxidantes que protegem contra o câncer.

Brazilian cherry: esse é o nome dado a pitanga (Eugenia uniflora L.) em alguns países de fala inglesa, devido a semelhança física entre a pitanga e a cereja (cherry). Nativa do Brasil, a pitangueira é encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, com boa ocorrência de chuvas, sendo o município de Bonito, no Estado de Pernambuco, responsável pela maior parte da produção nacional de pitanga.

A pitangueira é uma arvore muito comum no Nordeste Brasileiro, mas que pode ser encontrada desde fronteira com as Guianas até o estado de São Paulo. Porém, devido ao fato de a planta se adaptar com facilidade a condições climáticas variadas, também é encontrada em outros países e recebe muitos nomes.

Características d pitangueira
A pitangueira é uma pequena árvore que chega a medir de 2 a 6 metros de altura, em função das condições climáticas e do solo. Devido ao porte e ao fácil manejo, é uma árvore ornamental que pode ser cultivada em jardins. O tronco é freqüentemente tortuoso e muito ramificado.
As folhas da árvore são opostas, verde-escuras, pequenas, brilhantes, ovais e inteiras. Quando novas, usualmente apresentam cor vinho. As flores são brancas, suavemente perfumadas, melíferas e abundantes em pólen.
A partir do terceiro ano de vida, entre 5 a 6 semanas após o inicio da floração, podem ser encontrados os frutos, pendidos na árvore em um pedúnculo de 2 a 3 centímetros de comprimento. A maior produtividade da árvore é observada quando ela chega aos seis anos de idade e frutifica duas vezes ao ano, em geral nos períodos de março-abril e outubro-dezembro. Uma pitangueira pode produzir de 2 a 5 quilos de frutos por ano, dependendo da irrigação e d idade da árvore e da idade da árvore. Quanto mais nova, menor a quantidade de frutos. Os frutos deve ser colhidos à mão com delicadeza, em caixas apropriadas e mantidas à sombra.
Atualmente, a produção comercial anual de pitanga no Estado de Pernambuco gira em torno de 1.700 toneladas. A comercialização é feita principalmente na forma de polpa. O fruto fresco pode ser encontrado em supermercados e também às margens das rodovias, feiras livres e quitandas do Nordeste. A frutinha também tem sido amplamente exportada para a Europa.

Características da pitanga
A pitanga é uma fruta pequena, saborosa, bonita e colorida. É descrita como uma baga globosa de 1,5 a 3 centímetros de diâmetro, com casca (pele) muito fina e apresentando 7 a 10 sulcos longitudinais. Geralmente, tem só um caroço, mas às vezes são encontrados dois. A reprodução da pitangueira pode ser feita utilizando-se a semente do fruto (via sexuada) ou por meio de seus ramos (via assexuada). Do peso total do fruto, 77% são representados pela polpa e 23% pela semente.
Entre seleções de pitangueiras, há diferenças quanto a forma, tamanho, cor e sabor do fruto. A cor do fruto também varia em função do grau de maturação. No processo de amadurecimento, o fruto altera sua coloração, passando de verde para amarelo, alaranjado, vermelho, vermelho-escuro e roxo (quase preta). O nome “pitanga” foi atribuído pelos índios tupi-guaranis devido a cor vermelha, pitanga, na linguagem tupi.
A polpa é macia, suculenta, e o sabor varia entre doce e agridoce. Muitas variedades têm frutos ácidos, mas também existe seleções com frutos bem doces. Na parte sensorial ainda se destaca o intenso aroma típico.

Valor nutricional da pitanga
A pitanga apresenta grande variedade e alto teor de fotoquímicos, os quais têm propriedades antioxidantes, com destaque para carotenóides e compostos fenólicos na pitanga roxa, seguido pela vermelha.
Nutricionalmente, merece destaque na pitanga o baixo valor energético, o alto teor de fibras e a presença de minerais como o cálcio, fósforo, potássio e zinco. Adicionalmente, a pitanga apresenta tanto na pele como na polpa, grande variedades de compostos com atividades antioxidantes (antocianinas, flavonóides, carotenóides e vitamina C).
Coloração vermelha característica da fruta é decorrente da presença de alta concentração de licopeno, um antioxidante da classe dos carotenóides. Esse composto é útil no combate ao câncer. A polpa da pitanga vermelha madura produzida no Estado de Pernambuco apresenta cerca de 73 mcg/g de licopeno. Para fins de comparação, o tomate maduro produzido no Estado de São Pulo apresenta 31 mcg/g.

Revista Vida e Saúde ano 72 nº 12 pag. 11
imagem:guiamacabu.com.br

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142