segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os Benefícios Nutricionais da Banana Verde

Heloísa de Freitas Valle criadora do Projeto Banana Verde e autora do livro Yes nós temos bananas estórias e receitas com biomassa de banana verde, recebe amigos em coquetel com receitas elaboradas com biomassa de banana verde em noite de autógrafos da 3ª do livro da Editora SENAC SP, nesta segunda-feira 21 de maio na Sede da À APAN- Associação Paulista de Nutrição.
Durante o evento será apresentada a palestra “Os Benefícios Nutricionais da Banana Verde” com a Nutricionista Clínica Funcional Dra. Gabriela Paschoal.

As Propriedades Funcionais da Banana Verde

A banana verde quanto cozida perde tanino de sua composição, responsáveis pela adstringência desse fruto e a polpa obtida permite a elaboração de vários alimentos como pães, massas, patês e maionese, ressaltando a importância da polpa de banana verde como matéria-prima. A utilização dela em alimentos é bastante interessante, pois não altera o sabor, aumenta a quantidade de fibras dietéticas, proteínas e nutrientes, além de aumentar o rendimento dos produtos.

Um estudo realizado por Cardenette3, no qual foram analisadas a quantidade de amido resistente, amido disponível e amido total, mediante diferentes formas de cocção da banana verde para obtenção da biomassa mostrou que cozinhar a banana na pressão, com casca, em água e com refrigeração posterior, ajuda a preservar a quantidade de amido resistente deste alimento, fato este atribuído principalmente pela permanência da casca no momento da cocção.

Já a farinha de banana verde, produto este obtido a partir da biomassa do fruto, mostrou-se fonte alimentar de alguns minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, como cálcio, ferro, magnésio, zinco e fósforo e também contem traços de cobre, manganês e sódio8. Segundo Zandonadi9, ela também contém vitamina C e quantidades razoáveis de vitamina A, B1 e B2.

Aspectos funcionais do amido resistente

O amido resistente tem sido definido, fisiologicamente, como a soma do amido e dos produtos da sua degradação, os quais não são digeridos e nem absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios. Por este motivo, ele apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, sendo relacionado a efeitos benéficos locais (principalmente no intestino grosso) e sistêmicos, através de alguns mecanismos
Hoje a descoberta de Heloísa de Freitas Valle é realidade, a indústria encampou a ideia e lançou a biomassa de banana verde em escala industrial onde os consumidores não precisam mais processá-la artesanalmente, podem comprar pronta e aplicar em suas receitas e a indústria alimentícia de modo geral, como de sucos, de embutidos, de massas, pães, biscoitos, bolos, segmento de alimentação escolar, restaurantes, já utilizam a matéria-prima para melhorar nutricionalmente seus produtos.

fonte:http://www.corposaun.com/os-beneficios-nutricionais-da-banana-verde/20058/
Por Lais
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário