quarta-feira, 31 de julho de 2013

5 Frutas para melhorar sua saúde

Docinhas e saborosas, as frutas também são capazes de prevenir diversos problemas, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer.
Veja a lista com dez frutas fáceis de se encontrar e que não podem faltar em sua alimentação!

1. Abacaxi
O fruto rei contém boas quantidades de vitamina B6, que ajuda a aliviar os sintomas da laringite. Ele também é fonte de ferro, magnésio e vitamina C, além de ser pouco calórico. A bromelina, encontrada na casca e na polpa do abacaxi, auxilia no tratamento de problemas digestivos e ainda atua como um expectorante natural.

Benefícios das Frutas

2. Banana
Esta fruta tropical é fonte de potássio, que tem função importante no controle da pressão arterial. Além disso, a banana contém uma substância conhecida como triptofano, que aumenta a produção do hormônio responsável pela sensação de bem estar. Isso quer dizer que ela nutre o organismo e a ainda te deixa mais feliz.

3. Laranja
Ela é conhecida por ter alto teor de vitamina C, mas seus benefícios não param por aí. Estudos realizados nos últimos anos mostraram que a laranja contém mais de 170 substâncias antioxidantes. Esse fitoquímicos fortalecem as defesas do organismo e combatem o envelhecimento celular precoce. O ideal é comer ou tomar o suco de pelo menos uma laranja diariamente.

4. Limão
Esta fruta azedinha também tem vitamina C e antioxidantes, como o limonoide. Um estudo divulgado no Journal Pharm Biomed Analysis mostrou que algumas substâncias contidas no suco do limão aceleram o metabolismo das moléculas de gordura pelo organismo, além de controlar a produção de colesterol e triglicérides.

5. Morango
Assim como outras frutas vermelhas, o morango contêm bioflavonoides anti-cancerígenos. Ele também é fonte de polifenois, uma substância que protege o nosso organismo contra as doenças cardiovasculares. Para fugir dos agrotóxicos usados no plantio da fruta, prefira o morango orgânico.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/alimentacao-saudavel/5-frutas-para-melhorar-sua-saude
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Informações sobre a erva Capim-limão (Capim santo)


Nome: Capim-limão (Capim santo).
Nome científico: Cymbopogon citratus.
capim-santo

Informações
É uma planta originária de savanas de regiões asiáticas, porém se dá bem em regiões quentes (América do sul, Filipinas, Índias etc.)

É usada para fazer óleo essencial mas também vem sendo usada em culinária e na indústria de perfumes, bem como na produção de remédios digestivos, na Ásia.
Os caules são mais usados para chás e sucos.
Cresce cerca de 1,5 m.
Ela cresce rápido.
Seu caule parece com o caule da cana-de-açúcar, só que é mais fino. Se espalha por 1 m.
As partes usadas são os talos, as folhas e o óleo feito do talo.
Restrições
Não usar o óleo essencial de Capim-limão sem consultar o médico.
Não usar na gravidez.
Pode usar na gravidez só se for para utilizar em culinária, pois a ação no organismo será mais fraca.
Componentes
Óleo volátil denominado citral, geraniol, nerol, citronelol, mircenol e borneol.
Ação no organismo
O capim-santo é anti-espasmódico, reduz flatulência e dores gástricas, analgésico, antisséptico (degrada microrganismos presentes na pele), bactericida, tônico, sedativo, anti-fúngico e adstringente (diminui secreções).
capim-santo(capim-limao)
Como plantar o Capim-limão
Se a região onde você está for fria, é indicado plantar em estufas, ou locais fechados.
Ao ar livre suporta o mínimo de 7 graus.
Em regiões quentes, é indicado plantar em solo fértil, úmido e que tenha sol direto.
Mantenha a distância de 60 cm entre uma planta e outra.
Começar a plantar no início da primavera, em vasos e depois transferir para vasos grandes ou terreno aberto.
Pode ser propagada pela divisão da raiz.
É bastante cultivada em jardins e quintais do Brasil, por causa do tempo quente.
Colher os talos a qualquer época do ano.

Uso medicinal
Infusão – Tomar uma xícara da infusão (como fazer infusão) três vezes por dia, sem açúcar, para usar contra dores estomacais, indigestão e gases.
Emplastro (medicamento que amolece no calor) – Pegar um punhado de folhas e talos picados e fritar em azeite para usar para passar em articulações doloridas em todo o corpo.
Óleo para massagem – Misturar 20 gotas do óleo essencial do capim-santo em 60 ml de óleo de amêndoas e massagear músculos com a mistura para fazer cessar a dor pós esforço físico.
Repelente – Diluir 30 gotas do óleo essencial do capim-limão em 1 colher de sopa de vodca e 120 ml de água. Pode também ser usado como desodorante natural.

fonte: http://portalvegetal.com/plantas-medicinais/informacoes-capim-limao-capim-santo/
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 30 de julho de 2013

Propriedades medicinais da urtiga vermelha

A urtiga é conhecida como uma planta que causa um pouco de dor na pele, mas no vasto mundo da natureza, há outro tipo de urtiga que não agride, trata-se da urtiga é vermelha, mais conhecida como urtiga morta. Hoje vamos aprender tudo sobre as propriedades medicinais da urtiga vermelha e sua ação sobre o corpo.

Urtiga vermelha e seus benefícios à saúde:
Ao falar sobre a urtiga vermelha, se fala da planta medicinal mais amplamente utilizada na medicina popular nos Estados Unidos e alguns países europeus. Esses lugares a utilizam para tratar alergias, mas não é o único benefício. Vejamos algumas propriedades medicinais, que podem atendê-lo em qualquer caso.

Ação anti-inflamatória: Uma das propriedades medicinais da urtiga vermelha é que ela funciona como anti-inflamatório, pelo menos, por isso os pesquisadores concluíram na Universidade Gazi na Turquia, que foi encontrada nesta planta a fonte potencial para diminuir a dor e reduzir a inflamação. Ela é considerada uma planta que medeia a inflamação que causa alergias e doenças inflamatórias crônicas do produto.

Anti-Bactericida: Outra Faculdade de Medicina, na Turquia, desta vez da Universidade Hacettepe também descobriu que urtiga vermelha contém uma ampla gama de propriedades medicinais que podem ser inscritas como anti-microbial e anti fungos, que poderiam lutar contra micro-organismos que afetam a saúde como enterococos ou estafilococos.

Vitamina C e outros compostos: A urtiga vermelha é uma fonte natural de suplementos essenciais para o corpo, tais como a vitamina C, a qual por sua vez, pode melhorar o desempenho do sistema imunológico. Uma planta conhecida como um adstringente, diurético e purificador, o que significa que não há nada contra indicando, por outro lado, é capaz de fornecer todas as suas propriedades medicinais.

Como consumir urtiga vermelha?
Ela é recomenda quando se está sofrendo de uma alergia, uma vez que esta planta ajuda a proteger contra patógenos e prevenir infecções secundárias na garganta e trato respiratório.
Algumas pessoas se perguntam se podem comer a urtiga vermelha e a resposta é sim, você pode até mesmo fazer tintura ou chá que promove a transpiração e secreção dos rins, tratamentos eficazes para beneficiar o órgão. No entanto, o ideal é não utilizar a urtiga com outros medicamentos, porque pode ser uma mistura perigosa.
Para ir mais longe, as folhas secas são também utilizadas como uma cataplasma para parar o sangramento, enquanto que as folhas frescas são recomendadas para o tratamento de cortes de feridas externas. Há um fato curioso de que em alguns países é usada para tratar calafrios.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dicas/propriedades-medicinais-da-urtiga-vermelha-2613954
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

10 Plantas medicinais para o inverno

O inverno pode trazer diversas doenças incômodas e que atrapalham nossa vida. A maioria das enfermidades são do trato respiratório, como resfriado, gripe, tosse, pneumonia e até agravamento de algumas condições, como asma. Embora medicamentos alopáticos sejam indicados e recomendados para muitas doenças típicas do inverno, as plantas medicinais têm o seu lugar na terapêutica e funcionam tão bem quanto os remédios tradicionais. Veja a algumas ervas naturais indicadas para o inverno.

1. Limão. O limão é uma fruta rica em vitamina C e atua como antisséptico das vias aéreas. Ele é usado para combater gripes, resfriados, alergias, dores de garganta e bronquites. Ele pode ser utilizado na forma de suco com um pouco de mel. Leia também: suco de limão.

2. Guaco. O guaco é uma planta medicinal bem famosa no Brasil pelas suas propriedades bronco dilatadoras e expectorantes. A planta ainda possui propriedades antiasmáticas, antissépticas das vias respiratórias e antirreumáticas. O guaco é normalmente usado para eliminar o catarro em casos de tosse, asma, bronquite, rouquidão, infecções e dores de garganta e gripe. A forma mais comumente utilizada é o chá e xarope. Leia também: xarope de guaco.

3. Eucalipto. O eucalipto tem propriedades desinfetantes das vias respiratórias, antissépticas, expectorantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, dentre outras. A planta é normalmente utilizada em casos de resfriado, tosses, para eliminação do catarro, pneumonia, gripes, asma e bronquite. As formas mais utilizadas é a inalação de eucalipto, xarope de eucalipto e infusão de folhas de eucalipto.

4. Alho. Essa planta medicinal, além de importante ingrediente na cozinha, é utilizada por suas propriedades antibacterianas, antibióticas, antimicóticas, expectorantes e antissépticas. O alho é utilizado em casos de dor de garganta, catarro no pulmão, tosse, irritação das vias aéreas, pneumonia, bronquite e outras doenças respiratórias. As formas mais comuns de uso é o xarope de alho, na forma pura (dente de alho), e infusão (chá) de alho. Para amenizar seu gosto forte, adicione mel ao chá de alho.

5. Salvia. A salvia é também utilizada na culinária e possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antioxidantes. A planta é normalmente empregada nos casos de tosse, bronquite e resfriados. As formas de uso mais comuns são a infusão (chá) de salvia e tintura.

6. Tomilho. O tomilho, também usado na cozinha, possui flavonoides e taninos com propriedades expectorantes, antibacterianas, antivirais, antissépticas e bronco dilatadoras. Devido a suas propriedades fluidificantes do muco, o tomilho é usado em casos de tosse, resfriados, sinusites, bronquites, dores de garganta e gripes. Algumas das formas utilizadas da planta são o xarope de tomilho, a infusão (chá) de tomilho e a inalação de tomilho. Leia também: remédio de tomilho e mel.

7. Gengibre. O gengibre possui componentes como zingibereno e zingerona que são estimulantes, anti-inflamatórios, antissépticos e bactericidas. O gengibre é comumente usado em resfriados, tosse e dor de garganta, além de ser empregado como tônico nos casos de fadiga e cansaço. A preparações mais comuns são: xarope de gengibre e infusão (chá) de gengibre.

8. Tanchagem. A tanchagem tem propriedades expectorantes, antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias. É usada para tosse seca e com catarro, bronquite e no caso de infecções das vias respiratórias. A forma mais utilizada da planta é a infusão (chá) de tanchagem.

9. Agrião. Essa planta medicinal contém propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que são muito eficazes nos casos de doenças respiratórias como tosse, bronquite, gripe e catarro acumulado no peito. A forma mais comum de ingestão do agrião é na forma de infusão (chá) de agrião com mel.

10. Cebola. Assim como alho, a cebola possui substâncias que são antimicrobianas e antialérgicas, com propriedades antissépticas e curativas de inflamações e infecções do trato respiratório. A cebola é utilizada em casos de gripe, resfriados, sinusites e outras doenças. Algumas formas de uso são o xarope de cebola, mel com cebola e a tintura de cebola. Leia também: remédio de cebola e vinagre contra tosse.

Consulte o médico ou o farmacêutico para saber se você tem alguma alergia ou contraindicação a alguma das plantas medicinais indicadas.

fonte:http://www.criasaude.com.br/plantas-medicinais-para-o-inverno.html
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sábado, 27 de julho de 2013

Abacate: gorduroso, sim, e super saudável também



Abacate é fonte das vitaminas A, C e E (Foto: iStock)

Calórico e gorduroso. São esses adjetivos que acompanham o abacate e ele bem que faz jus à fama: é mesmo uma fruta rica em gordura (o índice pode chegar a 18,5 gramas no abacate comum) e uma porção de 100 gramas - equivalente a uma fatia - possui cerca de 162 calorias. No entanto, não há o que temer: a fruta é excelente para a saúde e pode ser incluída na dieta de qualquer pessoa, inclusive aquelas que querem emagrecer.

Aproximadamente 89% do valor energético do abacate provém da já falada gordura, conforme explica a nutricionista Juliana Saldanha. "Isso fica assim distribuído: 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura monoinsaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol", diz a especialista. Mas não se assuste com os números: a gordura monoinsaturada é benéfica ao organismo e ajuda na redução do colesterol e triglicérides, dilatando os vasos sanguíneos e auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, incluindo controle da pressão sanguínea. Ela tem uma mãozinha de outro componente da fruta, o ácido oleico - ômega 9 -, que bloqueia a toxicidade do colesterol ruim.

O abacate também é fonte das vitaminas A, C e E - poderosíssimos antioxidantes que estimulam o sistema imunológico e protegem a pele - além de vitaminas do complexo B (que atuam na digestão de carboidratos. A fruta possui mais de um terço da ingestão recomendada de ácido fólico) e vitamina K (que auxilia a coagulação do sangue). Possui, também, um alto teor de proteína (cerca de 2 gramas para cada porção de 100 gramas). Minerais como ferro (10% da ingestão diária recomendada), magnésio, cálcio e cobre também estão presentes. O destaque fica com o potássio: metade da unidade média fornece 500 mg do mineral - 60% a mais que a banana.

A fruta possui, também, uma substância chamada beta sitosterol, que ajuda a controlar os hormônios do estresse e evita a fadiga mental. O abacate é, ainda, um bom aliado no controle da tensão pré-menstrual e na regulação do sono. Estudos recentes apontam o alimento como poderoso bloqueador de cerca de trinta agentes cancerígenos diferentes. E você sabia que além de tudo isso o abacate também tem fama de afrodisíaco? "O povo acredita que a polpa do abacate tenha esses poderes. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate. O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos", esclarece Juliana.

Como já comentamos, apesar de calórico, o abacate é bem vindo nas dietas de emagrecimento. Parece estranho, mas pode confiar: a fruta auxilia no processo da perda de peso pois contém muitas fibras, componente que ajuda a saciar a fome e auxilia no funcionamento intestinal: nada de prisão de ventre ou perturbações digestivas. O fígado também é beneficiado pelo abacate pois a fruta auxilia na sua desintoxixação. Os ômegas 3 e 7 ajudam a equilibrar o organismo e contribuem para a eliminação de gordura. Por ser altamente energético, o abacate tem a preferência de muitos atletas.

Se formos pensar nos benefícios, a fruta deveria estar em todas as refeições. Mas, para qualquer pessoa, o conselho é o mesmo: consuma com moderação. "Lembre-se de que o abacate possui o dobro de calorias da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã ou abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja", ressalta Juliana. Cerca de três colheres da fruta são o indicado para comer diariamente.

Para escolher um abacate no ponto prefira os que são suaves ao toque e que não tenham manchas escuras ou descolorações. A casca deve ser verde e brilhante. E um truque de vó: balance a fruta. O caroço deve estar solto. Para conservá-lo depois de cortado, manhtenha o abacate na geladeira e com o caroço.


E quantas delícias podem ser preparadas com a fruta! O abacate pode ser consumido in natura, em saladas, pastas, sobremesas... Para ninguém ficar com água na boca, aqui vai uma receita que incrementa qualquer salada: um belo molho a base de abacate, sugestão da nutricionista Juliana Saldanha:

Molho para salada

Ingredientes:

1 abacate pequeno maduro

1/2 xícara de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 colher de chá de molho de mostarda

1 pitada de sal

pimenta do reino a gosto

1 colher de sopa de azeite extra virgem

Modo de preparo:

Bata a polpa do abacate, o iogurte, o vinagre, a mostarda e o azeite no liquidificador até obter uma mistura uniforme. Tempere com o sal e pimenta e leve à geladeira. Sirva com salada verde.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/abacate-gorduroso-sim-e-super-saud-vel-tamb-150900872.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Benefícios da alcachofra

Você tem o hábito de consumir a alcachofra (Cynara scolymus). A planta, natural da região do Mediterrâneo, não é muito comum aqui no Brasil, mas vem ganhando fama devido às suas propriedades medicinais. Um dos destaques é o efeito emagrecedor da erva, que atrais muitos interessados na perda de peso. Além de ser altamente digestiva, a alcachofra também ajuda na eliminação de toxinas e gorduras pelo organismo. Assim, ela é uma poderia aliada no emagrecimento e ainda traz muitos outros benefícios para a saúde.

Alcachofra

Propriedades Medicinais
A lista de propriedades medicinais relacionadas à alcachofra é bastante extensa. Grande parte dos efeitos benéficos se deve à presença da cinarina, uma substância que estimula a produção de bile pelo fígado. A planta também contém vitamina C, flavonoides e taninos, que combatem os radicais livres e fortalecem as defesas naturais do organismo. Por causas desses e outros componentes, a alcachofra é capaz de auxiliar no tratamento de diversas doenças como:
Psoríase;
Diabetes;
Colesterol alto;
Doenças do fígado;
Algumas infecções;
Hepatite;
Eczemas;
Anemia;
Problemas de pele.

Como Consumir
A alcachofra é uma planta sazonal, ou seja, não é encontrada o ano inteiro aqui no Brasil. Mas quem quer aproveitar os seus benefícios pode optar pelo uso das cápsulas ou da erva seca. O chá das folhas estimula as funções hepáticas e também ajuda no emagrecimento. As raízes também podem ser utilizadas no preparo de uma infusão com função diurética. A cabeça da alcachofra, ao natural, também é excelente para regular os níveis de glicose e colesterol no sangue.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-alcachofra
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Romã é eficaz contra a asma e a menopausa

Um estudo de várias universidades da Índia e um da Coréia do Sul têm mostrado que o extrato da fruta romã é eficaz para a asma e contra os sintomas da menopausa. 

Diante de tal estudo uma investigação foi conduzida pelos departamentos de tecnologia farmacêutica de várias universidades na Índia, enquanto outro estudo foi conduzido departamento de medicina com foco em ginecologia na Coréia do Sul.

Os resultados do primeiro trabalho têm mostrado que o extrato da fruta tem uma atividade anti-histamínica significativo, o que mostra verdadeiramente que o consumo de romãs é favorável para o tratamento asma.

Em relação à pesquisa feita na Coreia do Sul com o intuito de verificar se o romã amenizava os sintomas da menopausa foi possível comprovar que o extrato da pele da romã reduz significativamente as ondas de calor e transpiração excessiva, dois dos principais sintomas experimentados por mulheres que entraram na menopausa.
O estudo coreano mostrou, além disso, uma considerável diminuição do índice de Kupperman utilizado em todo o mundo. É uma escala desenvolvida em 1953 para avaliar a presença e gravidade dos sintomas da menopausa classificados em onze categorias.

Essa nova pesquisa acrescenta aos estudos anteriores sobre os benefícios de romã feitos pelas universidades de Atenas e Liverpool.
Assim outros estudos argumentam ainda que os antioxidantes presentes no extrato de romã ajudam a mitigar ou reduzir os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, que causam queimaduras solares que ocorrem frequentemente no verão, ou seja, mais um benefício relevante.

Entretanto, um estudo feito por uma instituição acadêmica assegura que o consumo de romã pode reduzir o número de cesarianas e reduzir o risco de desenvolver câncer, inflamação e doenças cardiovasculares ou doenças neurodegenerativas, de acordo com a associação dos produtores.
A adição de romãs a sua dieta pode prevenir essas doenças, bem como dar-nos as doses necessárias de vitaminas C e E, potássio e polifenóis, responsáveis pela alta atividade antioxidante.

Além desses inúmeros benefícios a romã também tem seus nutrientes e podem ser incluídos em sua dieta in natura, ou em outras receitas até em formas de chás e infusões. Na forma de chás ele ainda trás muitos benefícios para a região orofaríngea em especial para as cordas vocais e para tratamento de pessoas que estão com rouquidão.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/noticias/roma-e-eficaz-contra-a-asma-e-a-menopausa-2213875
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142