sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Suco Antigripal


É nessa época do ano que as pessoas mais sofrem com o vírus da gripe. Mas será que o frio é realmente responsável pelo aparecimento da doença? Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a queda de temperatura não está diretamente relacionada com a gripe. 

Os especialistas afirmam que o frio faz com que as pessoas procurem ambientes fechados, o que facilita a disseminação do vírus. 

Além disso, as variações de temperatura podem interferir no sistema imunológico e reduzir a proteção natural do organismo contra doenças.


Por isso, uma boa maneira de prevenir a gripe é investir em alimentos que aumentem a imunidade. Veja como preparar um suco antigripal, que ajuda a manter o vírus bem longe!

Receita natural para afastar a gripe
Você vai precisar de:

120 g de acerola
1/4 de limão
3 colheres (sopa) de mel
1 rodela de gengibre
5 folhas de hortelã
250 ml de suco de laranja

Modo de Preparo:
No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata por mais ou menos 30 segundos. Depois peneire o suco e beba em seguida.

Posologia
O suco pode ser tomado diariamente por quem quer prevenir a gripe. Os ingredientes também ajudam a amenizar os sintomas da doença e, por isso, a bebida por pessoas já gripadas.

Cuidados
A desidratação é um dos problemas relacionados à gripe. Por isso, é importante beber muito líquido, incluindo sucos.

fonte: http://natural.enternauta.com.br/suco/suco-antigripal/
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

As propriedades da couve

A couve é alimento portador de boa quota de ferro, cálcio e pequena quantidade de fósforo. Ela contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas.
A couve é “remineralizante forte, laxante, oxidante e boa para asma e bronquite”.

Médicos naturistas têm utilizado a couve-flor no tratamento de graves disenterias, com esplêndidos resultados, ministrando-as simplesmente fervida em água, com um pouco de manteiga, pão torrado e sal.
Além disso, a couve é muito boa para combater enfermidades do fígado, como icterícia e cálculos biliares, assim como os cálculos renais, hemorróidas, colite ulcerosa, menstruação difícil ou dolorosa.

As couves verdes, mais ricas em sais minerais do que as brancas, se utilizam contra a anemia e clorose. Podem ser utilizadas nessas doenças em mistura com espinafre, cenoura, alface, picados bem finos, na dose de uma a duas colheradas em cada refeição, juntamente com outros alimentos.

Sucos sempre saudáveis
O suco de couve é tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de crescimento. Dissolve cálculos, combate artrite, desinfeta intestinos, cura úlceras gástricas e dá ótimo resultado como vermífugo. Dá-se às crianças às colheradas. Também é boa para expulsar solitárias.
Suco das folhas de couve, esfregado sobre o couro cabeludo, ajuda o crescimento do cabelo. Com o suco da couve vermelha prepara-se xarope calmante e peitoral, que se emprega especialmente para curar enfermidades do peito, particularmente catarros crônicos.
O suco de couve serve como tônico mineralizante, vermífugo, estimulador do apetite e como fórmula antidiarréica. Por ser rico em enxofre, serve para combater a seborréia do couro cabeludo.

Valor alimentício
Para o bom aproveitamento de suas vitaminas e sais minerais, a couve deve ser consumida, preferivelmente crua, em saladas, porque quando cozida, perde grande parte de seus elementos nutritivos e se torna alimento morto, no que diz respeito às vitaminas.

fonte: http://www.vidaintegral.com.br/noticias.php?noticiaid=38
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Alho: saudável e acessível

Um dente de alho pode ter uma ação bastante diversificada no organismo. (Foto:ThinkStock)

O alho apresenta em sua composição as vitaminas A, B1, B2,B6, C e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e zinco. Trocando isso por benefícios, podemos dizer que, entre outras coisas, ele ajuda a combater gripes e resfriados, tem ação germicida, é anti-inflamatório potente, auxilia no controle da diabetes e melhora a qualidade de vida. Mas está longe de ser só isso. Apontado como um alimento funcional, o alho não pode faltar em um temperinho para dar mais sabor aos pratos. O que pouca gente sabe é que um dente de alho pode ter uma ação bastante diversificada no organismo, auxiliando em diversos pontos.

Para começar, ele é um super reforço para o sistema imunológico. "O alho apresenta a argina, um aminoácido que tem como principal função estimular o sistema imunológico. Além disso, possui altos teores de zinco e selênio, ambos metais antioxidantes, que auxiliam no fortalecimento das defesas do organismo", pontua a nutricionista Daniela Castro. O alimento, ainda, impede muitas formas de infecções e limpa o muco dos pulmões, ajudando no tratamento de gripes e resfriados.

O alho também é excelente para a parte cardiovascular: previne doenças coronárias e circulatórias, diminui a coagulação sanguínea e a pressão arterial. "O consumo regular de alho reduz o nível do colesterol sérico total, evita a agregação plaquetária e possui atividade antioxidante, prevenindo arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares", analisa a especialista. Outra propriedade importante do alho dá conta de que ele ajuda a impedir a formação de células cancerígenas. "O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso que só se forma quando eles são triturados. A alicina previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça", esclarece Daniela. A alicina também é a responsável pelo forte odor do alho.

O alho é, ainda, rico em bioflavonoides, como a quercetina. De acordo com a nutricionista, estas são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células combatendo assim o envelhecimento e doenças como Alzheimer e outras degenerativas. Daniela alerta que, apesar das diversas propriedades medicinais, o alho pode provocar efeitos tóxicos quando consumido em grande quantidade. "O excesso pode gerar manifestações clínicas como anemia, úlcera gástrica e alergia", esclarece. O alimento também não é indicado, em nenhuma quantidade, em alguns casos. "Indica-se a suspensão de suplementos de alho para gestantes, nutrizes, crianças abaixo de quatro anos e nos períodos pré e pós-cirúrgicos, devido ao seu efeito antiplaquetário, aumentando assim o risco de sangramento", observa a nutricionista.

Muita gente deixa de usufruir dos benefícios do alho por causa do cheiro desagradável. Mas para tudo na vida há jeito! Se o que te incomoda é o bafo de alho, Daniela dá algumas dicas. "Depois de comer, mastigue salsa ou qualquer planta que tenha clorofila, pois elas mantêm o hálito fresco. É indicado também beber um copo de leite ou de vinho", ensina. Mas se o que te faz manter distância do alho é o cheiro que ele deixa nas mãos, a nutricionista explica que é só esfregá-las bem com sal grosso ou açúcar e depois lavar em água corrente. Fácil, não? A especialista ressalta que, por ter princípios ativos sensíveis ao calor, é mais interessante consumir o alho cru. "O alho em pó, por exemplo, pode não ter os mesmos efeitos devido ao processamento e secagem", avalia.


No passado, o alho tinha um preço bem salgado aqui no Brasil. Hoje o panorama mudou e o alimento pode estar na mesa de todos, dando mais sabor aos pratos e, de quebra, contribuindo com a saúde. Quer começar hoje mesmo a incluir o alho de forma mais generosa na sua alimentação? Experimente a receita da nutricionista Daniela Castro e boa degustação!

Conserva de alho
Ingredientes:
250 gramas de alho
500 ml de azeite
Sal
Pimenta fresca
Alecrim
Folhas de louro

Modo de preparo:
Descasque o alho e coloque em água fria para não escurecer.
Em um vidro já escaldado com água fervente, coloque o sal a gosto.
Adicione azeite em uma quantidade superior a metade do vidro.
Retire a água do alho e acrescente-o ao azeite.
Acrescente o alecrim, a folha de louro e pimentinhas.
Depois de pronta, guarde a conserva por pelo menos duas semanas, antes de consumir.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/alho-saud-vel-e-acess-vel-183800128.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

domingo, 25 de agosto de 2013

Cardo Mariano – Propriedades medicinais

O Silybum marianum, conhecido popularmente como cardo mariano, é uma planta nativa dos países europeus, mas que hoje pode ser encontrada em quase todo o mundo. Seu tamanho é médio, entre 1,5m e 3m de altura, e possui folhas grandes e espinhosas. As substâncias benéficas são encontradas principalmente nos frutos secos da planta, com os quais são preparados os remédios caseiros.

Os usos medicinais do cardo mariano são conhecidos a milhares de anos. Registros escritos mostram que a planta já era utilizada pelos romanos nos século I para proteger o fígado. Desde então, o cardo se tornou conhecido por suas propriedades medicinais e foi usado por diferentes civilizações.

Cardo Mariano
Flor do cardo leiteiro

Nomes Populares

O cardo mariano também é chamado de:
Cardo de Santa Maria
Cardo de Nossa Senhora
Cardo Leiteiro
Cardo Santo
Serralha de Folhas Pintadas


Propriedades
Em 1960, cientistas alemães separaram a substância ativa mais importante da planta: a silimarina. Ela é a grande responsável pelos benefícios do cardo mariano para o bom funcionamento do fígado. Por essa razão, a ingestão do cardo-leiteiro é indicada para tratar:


Hepatite
Cirrose
Alcoolismo
Cálculos biliares
Dispepsia
Dor de barriga
Psoríase


Cuidados
O consumo excessivo do cardo mariano pode causar alguns efeitos colaterais, como náusea, vômito, dor de cabeça e diarreia. Por isso, é importante seguir as recomendações de uso e não usar a planta por muito tempo. Mulheres grávidas ou em período de aleitamento devem consultar o médico antes de seguir qualquer tratamento com a planta medicinal.

Visite também este site:
fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/cardo-mariano-propriedades-medicinais
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Chá de Cardo Mariano

Recentemente escrevemos sobre as propriedades medicinais do cardo mariano ou cardo leiteiro. A planta é conhecida há milhares de ano por melhorar as funções do fígado e melhorar a digestão. O chá – na verdade, uma decocção – deve ser preparado com as sementes (frutos secos) do cardo mariano e serve para combater a hepatite, o alcoolismo, a cirrose e os cálculos biliares. Algumas pessoas relatam ainda que a ingestão do remédio caseiro ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Cardo Mariano

Você vai precisar de:
1 colher (chá) bem cheia de frutos secos
½ litro de água

Modo de preparo:
Coloque os frutos na água e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos. Depois desligue e espere amornar. Coe e tome ao longo do dia.

Posologia
Tomar de duas a três xícaras do chá de cardo leiteiro durante o dia.

Visite também este site:
fonte:http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-cardo-mariano
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Benefícios da beterraba

Os usos medicinais da beterraba percorrem quase toda a história da humanidade. Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, acreditava que as folhas da beterraba poderiam auxiliar na cicatrização de feridas. Os antigos romanos também utilizavam as folhas da planta, tanto para tratar a febre quanto para melhorar a prisão de ventre. Durante o período medieval, o consumo da raiz passou a ser indicado para combater a má digestão.

Beterraba
Beterraba faz bem à saúde!

Propriedades Medicinais da Beterraba
Hoje em dia, com os avanços científicos, podemos conhecer ainda mais sobre os benefícios da beterraba. Estudos mostram que ela contém diversos nutrientes essenciais, como: proteína, vitaminas A, B1, B2 e B5, potássio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. Devido a essas substâncias, o consumo regular da beterraba pode prevenir várias doenças, além de fortificar o sistema imunológico e purificar o organismo.

As mulheres grávidas podem reduzir o risco de má formação do feto ingerindo a beterraba diariamente. Esse efeito se deve ao alto teor de ácido fólico, que auxilia no desenvolvimento do bebê. Além disso, o ferro contido na beterraba evita o aparecimento da anemia durante a gravidez.

Pesquisas mostram ainda que a beterraba diminui a pressão arterial. Um estudo publicado em uma revista científica americana revelou que ingerir 500 ml de suco de beterraba reduz a pressão em cerca de 1 hora. Assim, a hortaliça previne as doenças do coração e melhora a circulação sanguínea.
Consumo da Beterraba

A beterraba é bastante consumida em saladas, crua ou cozida. É interessante observar que essa raiz não perde suas proteínas quando é fervida, mas alguns de seus nutrientes se perdem durante o cozimento. Uma boa forma de aproveitar todas as propriedades da beterraba é por meio do suco. A dica é combinar a beterraba com laranja, limão ou outras frutas.

Visite também este site:
fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-beterraba
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Xarope para anemia

A anemia é uma redução na quantidade de glóbulos vermelhos que compõem o sangue. É comum ouvirmos dizer que a doença é causada pela falta de ferro, mas a carência de outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, cobre e proteínas também pode desencadear a anemia.

Os principais sintomas da enfermidade são: sensação de cansaço, sonolência, palidez, má digestão, enfraquecimento das unhas e dos cabelos, dentre outros. Ao observar esses sintomas, o ideal é que a pessoa procure um médico, para que ele investigue o que está causando a anemia.
A receita que ensinamos abaixo serve com um tratamento paralelo para o problema, pois ajuda a fortificar o organismo e suprir a ausência de alguns nutrientes. Porém, é importante destacar que ela não substitui o tratamento recomendados por um especialista no assunto.

Xarope de Beterraba

Você vai precisar de:
2 beterrabas grandes raladas
1 xícara (chá) de rapadura ralada
½ xícara (chá) de água

Preparo:
Em uma panela de ferro cozinhe todos os ingredientes por mais ou menos quinze minutos (contados depois que levantar fervura). O fogo deve estar baixo e é importante mexer sempre com uma colher de pau para não agarrar no fundo. Depois que esfriar, coe o xarope e guarde em um vidro limpo.

Posologia
Tomar uma colher (sopa) do xarope de beterraba três vezes ao dia.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/xarope/xarope-para-anemia/
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142