domingo, 25 de agosto de 2013

Cardo Mariano – Propriedades medicinais

O Silybum marianum, conhecido popularmente como cardo mariano, é uma planta nativa dos países europeus, mas que hoje pode ser encontrada em quase todo o mundo. Seu tamanho é médio, entre 1,5m e 3m de altura, e possui folhas grandes e espinhosas. As substâncias benéficas são encontradas principalmente nos frutos secos da planta, com os quais são preparados os remédios caseiros.

Os usos medicinais do cardo mariano são conhecidos a milhares de anos. Registros escritos mostram que a planta já era utilizada pelos romanos nos século I para proteger o fígado. Desde então, o cardo se tornou conhecido por suas propriedades medicinais e foi usado por diferentes civilizações.

Cardo Mariano
Flor do cardo leiteiro

Nomes Populares

O cardo mariano também é chamado de:
Cardo de Santa Maria
Cardo de Nossa Senhora
Cardo Leiteiro
Cardo Santo
Serralha de Folhas Pintadas


Propriedades
Em 1960, cientistas alemães separaram a substância ativa mais importante da planta: a silimarina. Ela é a grande responsável pelos benefícios do cardo mariano para o bom funcionamento do fígado. Por essa razão, a ingestão do cardo-leiteiro é indicada para tratar:


Hepatite
Cirrose
Alcoolismo
Cálculos biliares
Dispepsia
Dor de barriga
Psoríase


Cuidados
O consumo excessivo do cardo mariano pode causar alguns efeitos colaterais, como náusea, vômito, dor de cabeça e diarreia. Por isso, é importante seguir as recomendações de uso e não usar a planta por muito tempo. Mulheres grávidas ou em período de aleitamento devem consultar o médico antes de seguir qualquer tratamento com a planta medicinal.

Visite também este site:
fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/cardo-mariano-propriedades-medicinais
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário