sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Goiabeira – Benefícios e propriedades

A goiabeira, de nome científico Psidium guajava, é uma pequena árvore de troncos lisos e grandes folhas verde brilhantes em formato oval que podem ser utilizadas na medicina natural para o tratamento de diversas doenças – desde inchaços a hemorragias. O fruto desta árvore, a goiaba, é bastante conhecido, possui o formato redondo e externamente a cor amarelada, sua polpa varia de cor de acordo com a espécie, de um tom esbranquiçado para outro mais rosado.
Goiabeira

Foto: Reprodução

A utilização da planta na medicina alternativa ou medicina popular é bastante antiga. Os índios já a usavam na antiguidade para a prevenção e cura das mais diversas doenças e este uso não inclui apenas o fruto, as folhas e cascas da goiabeira servem para a confecção de um chá. Elas podem ser encontradas em mercados populares ou farmácias especializadas em produtos naturais.

Benefícios
A goiabeira é de grande ajuda na medicina popular, atuando como um simples analgésico até como auxílio no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), tal como a candidíase. Graças a sua rica composição em vitaminas e minerais, a planta serve como auxílio no tratamento de problemas digestivos, pois evita a acidez durante o processo da digestão, evitando assim a diarreia. Ela possui ainda propriedades calmantes em sua composição o que a torna uma aliada no combate ao estresse diário e a ansiedade.

A goiabeira é ainda diurética, o que pode ajudar a tratar possíveis inchaços ou pequenas hemorragias no útero, para isso deve se fazer uso de suas folhas, pois elas também ajudam a regularizar as comuns disfunções menstruais e amenizar cólicas. Como antissépticas, as folhas e as cascas da goiabeira são bastante eficazes e muitas vezes mais eficientes que os remédios convencionais vendidos em farmácias. Seu poder analgésico e cicatrizante pode ser aproveitado ao esmagar as suas folhas e aplica-las sobre feridas, o que ajuda também a evitar que se comece um processo de infecção.

O mau hálito pode ser combatido se mastigar por alguns minutos as folhas da goiabeira com determinada frequência. Fazer isso antes de consumir qualquer tipo de bebida alcóolica também ajuda a evitar as tão incômodas dores de cabeça típicas da ressaca. Úlceras e lesões na pele são tratáveis com o uso do chá da casca da goiabeira.

Propriedades
Digestiva, cicatrizante, analgésica, calmante, antibiótica, antisséptica, anti-hemorrágica.

Como fazer o chá?
Para uma quantidade individual basta adicionar uma colher das folhas secas da goiabeira a uma xícara de chá de água fervente. Deixe repousar por um período de 10 minutos e coe antes de beber. É importante lembrar-se de não adicionar açúcar para que suas propriedades sejam conservadas.

Efeitos colaterais
Quando consumida em excesso a goiabeira pode causar prisão de ventre.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/goiabeira-beneficios-e-propriedades/
Escrito por Gabrielly Araújo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário