sexta-feira, 17 de abril de 2015

Remédios caseiros para dores de estômago

A dor no estômago é uma sensação bastante incômoda que pode ser causada por nervosismo, cólicas, algum alimento que comemos e não nos caiu bem, bebidas e alimentos em excesso ou devido a uma infecção.

No caso de uma dor de estômago muito frequente ou muito intensa, é recomendado consultar um médico. Existem alguns produtos naturais que podem ser usados como remédios caseiros para aliviar o mal estar estomacal. Saiba mais a seguir:
Remédios naturais para tratar dores de estômago

Gengibre
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é um remédio natural capaz de aliviar dores, náuseas e vômitos, além de auxiliar no processo de digestão.
Para aproveitar os seus benefícios, basta descascar, ralar (ou cortar em pequenos pedaços) o gengibre e preparar uma infusão com ele, deixando ferver durante vários minutos. Para quem não aprecia alimentos picantes, o suplemento de gengibre pode ser uma melhor opção.

Remédios naturais para tratar dores de estômago Foto: Reprodução

Camomila
Além de acalmar os nervos, a popular camomila também ajuda a suavizar as dores no estômago. A indicação de consumo é de um copo bem cheio de infusão da erva.

Erva doce
A erva doce é outra planta com propriedades medicinais muito poderosas, sendo também indicada para aliviar o mal estar estomacal. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela planta, prepare uma infusão com duas colheres de sopa da erva doce em água quente e tome um ou vários copos ao dia, até que o desconforto diminua.

Alface
A alface também tem propriedades que acalmam o estômago e ajudam a aliviar a dor. Um bom remédio caseiro é o chá de alface, que é um anti-ácido natural. Para preparar este chá, junte 80g de alface e 1 litro de água em uma panela e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Após isto, tampe e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Coe e beba o chá de alface 4 vezes ao dia, em jejum e entre as refeições.

Batata
Rale uma batata crua e esprema-a até sair todo o seu suco. Beba logo em seguida. Este remédio natural pode ser tomado várias vezes ao dia e não tem contraindicações.

Outras dicas
Além dos remédios caseiros listados acima, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar e tratar a dor no estômago. Confira a seguir:

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes;
Seguir uma dieta rica em legumes cozidos, verduras, vegetais, frutas não cítricas e carnes magras cozidas;

A dor no estômago pode ter causa emocional e, por isso, praticar algum tipo de atividade física é uma boa maneira de não apenas tratá-la, como também evitá-la.

Evite a brucelose ficando de olho na alimentação

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, cujas principais espécies possuem a capacidade de transmitir a doença ao homem. Ela é transmitida para o homem por meio de contato direto com os animais (gado, suínos, caprinos e cães – este último é menos comum) infectados ou pelo consumo de carne contaminada mal cozida e alimentos lácteos não pasteurizados, como leite e seus derivados.
A transmissão da brucelose de pessoa para pessoa é muito rara, sendo que os profissionais que trabalham com o manejo de animais ou em abatedouros têm maior risco de contrair a doença.
Os sinais e os sintomas da brucelose

Ao entrarem no organismo humano, as bactérias causadoras da brucelose são transportadas para os tecidos linfoides, como os gânglios linfáticos, baço, fígado etc. Os sintomas da infecção são irregulares e alguns deles podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Os sintomas podem envolver:

Febre;
Calafrios;
Fraqueza;
Suores noturnos;
Tremores;
Cansaço;
Dores de cabeça, no abdômen e nas costas;
Pressão baixa;
Perda de peso.

Evite a brucelose ficando de olho na alimentação Foto: Reprodução

A infecção pode evoluir ao longo do tempo se não for tratada e pode diminuir a expectativa de vida, produzindo sintomas crônicos, como depressão, anorexia, dores de cabeça, dores musculares, problemas visuais e outras complicações de natureza diversa. Quando a brucelose não é devidamente tratada, pode provocar hepatite, anemia, artrite, meningite ou endocardite.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da brucelose é feito pelo levantamento pormenorizado da história do paciente e avaliação clínica, com exames de laboratório, testes de cultura para isolamento da bactéria no sangue e testes sorológicos.

Uma vez diagnosticada a infecção, o tratamento normalmente é feito com antibióticos apropriados, durante um mês a um mês e meio. Não existe vacina contra a brucelose humana e a melhor maneira de prevenir a infecção é a erradicação da bactéria nos animais.
Como tratar a brucelose naturalmente?

Como já foi dito, o tratamento para a doença é feito com antibióticos, porém a adoção de alguns comportamentos também é muito importante para evitar uma nova contaminação.
– Evitar o consumo de carne mal cozida e produtos lácteos não pasteurizados, como leite, queijo, manteiga ou sorvete;
– Os profissionais que trabalham com animais devem usar luvas, óculos de proteção, avental, máscara e sapatos adequados.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário