terça-feira, 15 de setembro de 2015

Benefícios do chá de Camomila

O chá de camomila é muito benéfico para saúde
No universo das plantas medicinais, a camomila figura, certamente, entre as mais conhecidas. Essa planta, cientificamente chamada de Matricaria recutita, provavelmente se originou na Europa e na América do Norte. Por ter flores bem chamativas, o primeiro uso foi o ornamental, mas logo descobriu-se que a camomila também poderia ser usada na culinária, na cosmética e na medicina popular.

O chá preparado com as folhas e flores da camomila é bastante indicado para amenizar a ansiedade e o nervosismo. Ele também funciona como digestivo, é analgésico e tem ação anti-inflamatória. Por isso, os usos terapêuticos são diversos, como vermos a seguir.

Calmante Natural
O efeito calmante e levemente sedativo da camomila é excelente para tratar casos de ansiedade, estresse, depressão moderada e insônia. Quem sofre com esses problemas pode tomar algumas xícaras do chá no decorrer do dia para manter a tranquilidade e ter ainda uma boa noite de sono.
Analgésico

A camomila também tem ação analgésica, aliviando dores de diversos tipos. No caso da dor muscular causada por tensão, ela age duplamente combatendo o incômodo físico e também a ansiedade causadora do problema. Dores de cabeça, inclusive as enxaquecas, e alguns tipos de inflamação costumam ser atenuados com o uso do chá.

Cólica e TPM
Mulheres que sofrem com a cólica menstrual devem apostar no tratamento com chá de camomila pouco antes da menstruação. O efeito analgésico da camomila inibe a dor típica da período. Além disso, a ansiedade e agitação da TPM são facilmente combatidos pela ação calmante da erva.
Emagrecimento

Assim como muitos outros chás, o de camomila pode ser usado nos processos de emagrecimento. O principal efeito da erva nesse caso, é combater a ansiedade, que pode levar ao consumo exagerado de alimentos calóricos. Por ser digestiva, ela também contribui para o melhor aproveitamento dos nutrientes durante a digestão, trazendo mais benefícios para a dieta.

Receita
Agora que você já conhece os principais benefícios da camomila, é hora de aprender a fazer o chá em casa. O ideal é usar a erva pura, adquirida em casas de ervas de confiança. O modo de preparo deve ser seguido cuidadosamente para evitar efeitos colaterais. Os ingredientes são:

1 xícara (café) de flores e folas de camomila
meio litro de água

Leve a água para ferver em um chaleria. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a erva seca. Abafe e deixe em infusão por 15 minutos. Depois desse tempo coe e tome em pequenas porções. A posologia é de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Contraindicações
O uso excessivo do chá de camomila pode causar efeitos opostos aos esperados. Como exageros, a infusão costuma causar insônia, dores de cabeça, náusea e nervosismo. Existem também relatos de alteração na libido devido ao consumo do chá.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário