terça-feira, 13 de outubro de 2015

Aprenda o ‘milagroso’ chá diurético para acabar com a retenção de líquido

O corpo humano funciona como uma grande indústria, que consome e produz variados produtos. Nela, ainda existem muitos “funcionários”, cada um com uma função especial, mas que se um para ou não trabalha no ritmo que deveria, a “fábrica” entra em crise.

Foto da internet

Como exemplo, pode-se citar os hormônios, em especial o estrogênio, que quando são liberados em altas quantidades no período pré-menstrual provocam nas mulheres a sensação de inchaço no corpo, o que recebe o nome de retenção de líquidos.

Como ocorre a retenção de líquido?
No sexo feminino, esse fenômeno ocorre com mais intensidade em dois períodos: a fase pré-menstrual e na gravidez. Na primeira, os níveis de estrogênio sobem e os músculos e o tecido conjuntivo retém líquidos, causando a sensação de estar mais “cheinha”.

Já no segundo caso, as mãos, os pulsos, os pés e os tornozelos podem inchar muito nos últimos meses de gestação e isso é decorrente também da ação desse tipo de hormônio no corpo feminino.

Além de provocar a impressão de estar com mais gorduras que o normal, a retenção de líquidos também causa a sensação de ansiedade e nervosismo, por razões ainda não definidas pela ciência.

O que fazer nesses casos?
A melhor alternativa para acabar com a retenção de hídrica é ingerir a maior quantidade possível de água. Desta forma, a “indústria” estimula os rins e a bexiga a eliminar o excesso de líquido. Uma maneira simples e saudável de conseguir resultados positivos é tomando chás, pois esses estimulam e aceleram o processo.

Chá diurético
Ingredientes
Meia xícara de chá de cevada;
Um litro de água;
Uma colher de sopa de gengibre fresco ralado;
Uma colher de sopa de tanchagem seca;
Uma colher de chá de cúrcuma em pó.

Modo de preparo e aplicação
Em um recipiente, coloque a cevada junto com a água e leve ao fogo. Tampe, espere ferver e deixe cozinhando por 40 minutos. Em seguida, coe a mistura, reserve a cevada para acompanhar alguma refeição e volte com água para o fogo. Adicione o gengibre, tanchagem e a cúrcuma. Espere ferver novamente e deixe cozinhar por mais 20 minutos.

Após o tempo determinado, coe a mistura a fim de não deixar nenhuma partícula. Espere o chá amornar e se preferir pode adicionar suco de limão ou mel, para melhorar o sabor da bebida. O ideal é tomar uma xícara desse chá três vezes ao dia, até obter os resultados desejados.

Atenção
Essa bebida é ideal para mulheres que têm retenção de líquidos, mas as grávidas e as que estão em processo de amamentação não devem fazer uso desse chá. Nesses casos é preciso uma consulta com um médico especializado.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Katharyne Bezerra
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário