quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sálvia: Propriedades e benefícios


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo queremos contar tudo o que você precisa saber sobre a sálvia e como você pode utilizá-la no seu dia-a-dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades.

A sálvia possui talos em grande número, acinzentados. Folhas pecioladas, oblongas ou lanceoladas com as costas brancas. Flores de cor violeta ou azuladas ou rosa esbranquiçado, agrupadas em espigas de espirais bastante separados de até 10 flores cada um.Encontra-se em locais rochosos secos.

Variedades: lembremos três variedades. A Salvia officinalis (típica) alcança em seu desenvolvimento uma altura de 40-60 centímetros, apresenta folhas ovais e flores violetas. É a que mais se cultiva. A Salvia officinalis var. alba apresenta folhas de maiores dimensões em relação a anterior e flores de cor branca. A Salvia officinalis var. crispa têm folhas espessas, muito alongadas e encaracoladas. As flores são de cor azul lavanda. Especialmente resistente à seca.

Outras variedades são: sálvia de jardim, de Moncayo, dos prados, fina, menor, Romana, real, de Aragão, sálvia abacaxi (com flores vermelhas, suas folhas apresentam um cheiro de abacaxi), etc.

Propriedades medicinais da sálvia:

A sálvia, juntamente com alecrim, lavanda e tomilho fazem parte do que se conhece tradicionalmente como “O Vinagre dos quatro ladrões”. Conta-se que quatro ladrões são pegos em Toulouse enquanto saqueavam as casas dos moradores afetados pela peste. Foram condenados à morte, mas lhes foi oferecida a possibilidade de serem salvos se explicasse qual era o seu segredo para sobreviver entre a peste sem se contagiar.

Seu segredo era a macerar as quatro plantas mencionadas no vinagre e em seguida, esfregar por todo o corpo. Esta história resgata a principal propriedade de todas as sálvias: o valor vulnerário e bactericida.

Geralmente possui as mesmas propriedades fundamentais vulnerárias quelatos Salviaverbenaza e Salviapratensis, mas com princípios ativos superiores, daí que, como vemos por seu nome, é a espécie que sempre foi usada como medicinal.

Bactericidas: contra as doenças respiratórias em geral (garganta, gripe, etc.). Decocção de uma colher de chá de folhas secas por xícara. Vamos tomar duas xícaras por dia. (Gargarejar com esta decocção para o tratamento de amigdalite, faringite, laringite, rouquidão).

Cicatrizante e bactericida: (úlceras, cortes, feridas, etc.) para curar as feridas e úlceras, promovendo a cicatrização ou impedindo que esta ferida possa ser infectada. Compressas com maceração de 20 gramas de folhas de secas em ¾ de litro de água ou a planta fresca aplicada sobre as feridas.

Resulta interessante preparar uma infusão de meia colher de sopa de erva seca para tratar úlceras da boca (faça bochechos com esta preparação. Não engolir o líquido).

As propriedades bactericidas da sálvia podem ser aproveitadas para combater a intoxicação alimentar.

Estomacal, antidiarreica e antivomitiva: contra as digestões pesadas, diarreia e vômitos é um bom remédio, deve-se tomar três copos espalhados ao longo do dia de infusão de 15 gramas de folhas secas por litro de água. Esta infusão ajuda a eliminar a acidez, por isso resulta adequada em casos de gastrite ou hérnia de hiato.

Emenagogo: reduz ligeiramente as dores da menstruação evitando os problemas colaterais que origina como dores de cabeça, estômago, retenção de líquidos e irritabilidade geral. (Infusão de uma colher de copas floridas, 2 xícaras por dia durante uma semana antes da menstruação).

Hipoglicêmica: seu uso diminui a quantidade de açúcar no sangue. Diabéticos devem utilizá-la. Para fazer isso, devem tomar um copo pequeno por dia da maceração durante 10 dias de 100 gramas de folhas em um litro de vinho xerez.

Relaxante muscular: muito útil como relaxante muscular, em dores produzidas por alongamentos ou esforços demasiadamente grandes sem preparação.

Esfregue a área dolorida com uma mistura de 10 gotas de óleo essencial em duas colheres de sopa de azeite de oliva. Não beba o óleo essencial.
Adicionar 20 gotas à água do banho. Tome um banho durante 15 a 20 minutos.
Adicione a água de Banola. Infusão de 3 colheres de sopa da planta seca em um litro de água. Tome um banho durante 15 a 20 minutos.

Este último remédio resulta muito útil para combater a insônia, já que, quando relaxamos, podemos dormir melhor.

Para aqueles que gostam de excursões resulta ideal para desinflamar, relaxar e descansar os pés depois de uma longa caminhada. (Faça uma infusão de 50 gramas de sálvia e 50 gramas de alecrim e tome um banho de pés durante 15 minutos).

Bucais: com o vinho mencionado anteriormente podemos realizar enxagues bucais para fortalecer as gengivas. Também podemos utilizar as folhas frescas para esfregar as gengivas e os dentes e conseguir o mesmo resultado.

Alzheimer: a sálvia ajuda a conservação da acetilcolina, um dos principais neurotransmissores, por isso que as infusões desta planta poderiam ajudar o melhor funcionamento da mente dos pacientes de Alzheimer.

Capilares: a infusão de suas folhas, misturadas com alecrim e tomilho, dá força e brilho ao cabelo. Para o tratamento da caspa é possível utilizar a seguinte loção: misture cinco gotas de óleo de sálvia com uma colher de chá de óleo de amêndoa e massageie a cabeça com os dedos em movimentos circulares depois de ter lavado o cabelo.

Mau cheiro: Reduz a transpiração excessiva, por isso resulta útil para combater o mau odor corporal. (Infusão de uma colher de plantas secas por xícara de água. Tome um par de copos por dia). Esta mesma preparação pode ser usada para bochechos com os quais é possível combater a halitose ou mau hálito na boca.

Cosméticos: o uso de folhas de sálvia com banho de água quente revigora a pele e energiza todo o corpo. Para o tratamento da pele oleosa faça uma máscara com a infusão desta planta diluída em uma unidade de iogurte. (Duas colheres de sopa da infusão misturadas com iogurte. Deixe esfriar e aplique no rosto até que seque bem. Limpe com água fria).

Cabelos grisalhos: esta planta é usada como uma das tinturas naturais para o cabelo.

Culinária: é muito interessante adicionar algumas folhas frescas de sálvia em alguns pratos, especialmente as verduras. Além de realçar o sabor, aproveitamos suas vantagens fito terapêuticas.

Colheita e armazenamento: as folhas devem ser colhidas antes de a planta florescer na primavera. Devem secar a sombra e serem armazenadas em um recipiente hermético e seco.

Propagação e cultivo: é possível escolher entre The Sampler GAMIC e a vegetativa. No primeiro caso, a plantação pode ser feita ou no canteiro ou em plano campo. Para ambas, a melhor época recai em fevereiro-março. A semente, pequena e de uma cor marrom escuro, é bastante fácil de encontrar e não alcança preços muito elevados nos mercados de sementes. Para o plantio de mudas, basta lembrar que 10 gramas de sementes podem ser obtidas entre 200 e 300 plantas. A profundidade de plantio deve ser de cerca de um centímetro aproximadamente.

Plantio por cortes: geralmente se recorre a cortes extraídos de plantas de 2 ou 3 anos em março-abril, de 8-10 centímetros de comprimento com pelo menos quatro gomos. Sua capacidade para enraizar é muito elevada, não são necessárias substâncias para enraizar ou técnicas.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário