quarta-feira, 23 de março de 2016

Camellia sinensis – Propriedades Medicinais

Foto da Camellia sinensis por Flowers Growing.

A Camellia sinensis é o nome científico da planta que se extrai o chá verde. O chá verde se popularizou no Brasil por seu efeito termogênico, auxiliando nas dietas para emagrecer, pois acelera o metabolismo.

De acordo com o plantio, cultivo, torrefação e preparo das folhas, a Camellia sinensis produz um chá diferente. O chá branco, chá preto, chá vermelho, todos são feitos a partir da mesma planta.

A Planta
A Camellia sinensis é uma árvore de até 15 metros de altura nativa das florestas do nordeste da Índia e sul da China. Apesar da altura máxima elevada, as podas constantes evitam que ultrapasse 1,5 metros, e os indivíduos cultivados desta maneira raramente florescem. Possui folhas oblongas, escuras, lustrosas, com nervuras bem marcadas nas superfícies, de margem inteiramente denteada, e as folhas mais novas são cobertas de pequenos pêlos brancos.
As flores surgem solitárias ou aos pares nas axilas das folhas. São pequenas, com pétalas brancas e perfumadas, possuem muitos estames e um pistilo com 3 estigmas.
Os frutos são cápsulas pequenas, globosas, com 1 a 3 sementes também globosas. É possível produzir óleo para o consumo humano a partir das sementes desta planta.
Existem variedades, como a C. sinensis var. assamica, comum na Índia, que produz as árvores mais altas e com as maiores folhas, além de um chá preto com enorme concentração de cafeína. A variedade sinensis é a mais comumente cultivada.(Fonte: Wikipedia)

Mudas e Como Plantar
É muito comum na internet a busca sobre mudas e como cultivar a árvore da Camellia sinensis, mas é difícil achar, o mais fácil é encontrar no mercado livre venda de sementes.

Caso encontre as mudas, será fácil cultivá-la uma vez que a árvore se dá bem em clima tropical, basta irrigá-la bem e preparar a terra com adubos para que fique bem fértil.

No Brasil, as colônias de japoneses são os lugares onde se cultiva, mas há relatos de Camellia sinensis nascida naturalmente na mata, sem ter sido plantada.

Mas nos mercados e lojas de produtos naturais é muito fácil encontrar o chá verde in natura para o preparo de chás e embora o preço do produto comercializado é mais caro que se tivesse sua própria árvore, os benefícios e propriedades ficam mantidos.

Os produtos muito processados, como pó ou cápsulas nem sempre contém apenas o chá verde e é importante ler o rótulo antes, por exemplo alguns chás verde apresentam em sua composição a cafeína.

Para que Serve
O chá verde tem alguns benefícios para a saúde como ser antioxidante, devido às catequinas e polifenóis; com isso ele considerado um alimento funcional. O chá verde é indicado para artrite e reumatismo, colesterol alto e até mesmo na questão do cuidado de pele e cabelo.

Mas o maior uso da Camellia sinensis é devido ao fato de que ela emagrece. E realmente emagrece pelo termogênese, ele queima gordura, diminuindo a barriga, e desincha pois é diurético.

Faz mal?
Nem tudo é só benefícios e a Camellia sinensis na forma de chá verde tem algumas contraindicações e malefícios. As pessoas que tem dificuldade em dormir devem evitar o consumo do chá à noite pois ele pode causar agitação e insônia.

Um grande malefício do chá é que ele impede que o ferro e a vitamina C sejam absorvidos pelo organismo, o que pode gerar uma anemia. Pessoas com história de gastrite e refluxo também não devem fazer uso do chá.

Grávidas e crianças sempre deve ter mais precaução no consumo de qualquer tipo de chá e os médicos devem ser consultados. Há indícios de que o chá verde aborta, portanto, gestantes devem evitar.

Nomes Populares:
chá,
chá da índia,
chá verde,
banchá;

Propriedades:
É adstringente,
analgésico,
antiasmática,
antibacteriana,
antioxidante,
digestiva,
diurética,
estimulante,
Controla a diarreia
Reduz a cárie
a dor de dente,
Elimina gorduras,
Utilizado para Emagrecimento,
Auxilia na digestão,
Abaixa o o colesterol,
Dilatar os brônquios,
Auxilia me casos de gripe

Precauções:
Grávidas, crianças e pessoas com problemas no estômago, cardiovascular, rins ou hipertireoidismo devem evitá-la.
Em excesso pode reduzir o apetite, causar prisão de ventre ou diarreia.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário