quarta-feira, 23 de março de 2016

Planta violeta genciana: benefícios e usos

Conhecemos popularmente como violeta genciana um medicamento antifúngico vendido em farmácias e bastante usado para o tratamento de candidíase. De uso tópico, esse medicamento atua também como antisséptico, sendo benéfico para impedir que a doença acabe se complicando em decorrência de proliferação de bactérias e fungos. O medicamento é facilmente absorvido, melhorando de forma rápida sintomas como coceira, vermelhidão e ardor, comuns na doença.

Benefícios desta planta
A planta de onde é extraída a substância, carrega propriedades benéficas à saúde. Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele, brilho e alisamento.

Planta violeta genciana
Foto: Pixabay

Pode ser usada ainda como um excelente antibiótico para feridas externas, sendo indicada também para tratar gota, artrite, para estimular a glândula da tireoide em casos de hipotireoidismo. Atua como um excelente diurético e depurador do sangue e como tônico estomacal para melhorar a carência de apetite de pessoas anêmicas.

Também é possível empregar a planta para tratar cólicas intestinais, estado febril, pressão arterial desregulada, problemas no sistema nervoso central e do sistema imunológico debilitado, além de eliminar lombrigas e estimular os sucos gástricos e biliares. Pode ser usada também para potencializar o crescimento dos cabelos, sendo, portanto, um excelente tônico capilar.

Aplicação da violeta genciana
Aplique o medicamento sobre a região lesionada entre duas e três vezes ao dia durante três dias. Caso haja quaisquer efeitos inadequados procure orientação médica. Jamais substitua o tratamento indicado por um médico especialista pela automedicação. Converse com seu médico e pergunte se esse tratamento se adequa ao seu quadro clínico.
Contraindicações e precauções de uso

O uso da planta e do medicamento encontrado nas farmácias é contraindicado para pacientes gestantes, mulheres no período de amamentação, além de pacientes que sejam hipersensíveis aos componentes da fórmula, e em casos de lesões ulcerativas.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Natália Petrin
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário