terça-feira, 8 de março de 2016

Fique por dentro dos benefícios da castanha do Brasil

A castanha do Brasil é extremamente deliciosa e rica em benefícios para a saúde. A verdade é que elas possuem algumas calorias, mas suas quantidades elevadas de nutrientes benéficos para ajudar o organismo a funcionar adequadamente e proteger-se contra doenças fazem seu consumo valer a pena.

Produto tipicamente brasileiro
Se você acha que a castanha do Brasil é algo novo, talvez seja pelo fato que esse termo muitas vezes não é tão conhecido no País. Aqui esse tipo de oleaginosa é conhecida também como castanha do Pará. A castanheira é considerada a rainha da floresta amazônica, uma vez que é capaz de atingir até 50 metros de altura e mil anos de idade.


Sucesso da castanha do Brasil está ligado às grandes quantidades de selênio que contém. Foto: iStock, Getty Images

Essa castanha se distingue das outras em razão de seu tamanho e textura, mas também devido às várias propriedades nutritivas e medicinais que possui. Ela é exportada para o mundo inteiro e o segredo para tanto apelo está justamente em sua composição química, repleta de elementos nutricionais para a saúde.

Apenas 30 gramas da castanha contêm 185 calorias, 4 gramas de proteína e 3 gramas de carboidratos. Ela ainda fornece 2 gramas de fibra por porção. Porém, o sucesso dela está ligado às grandes quantidades de selênio que contém. O selênio é considerado como parte do grupo de compostos chamados antioxidantes, importantíssimos para um coração saudável.

Os antioxidantes são conhecidos pela sua capacidade de impedir danos celulares e reduzir o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Um dos benefícios mais impressionantes do selênio foi descoberto por um estudo de cinco anos realizado na Universidade do Arizona e da Universidade de Cornell.

Segundo os dados obtidos nesse levantamento, os pacientes que receberam selênio apresentaram uma redução de câncer em níveis impressionantes: 63% no câncer de próstata, 58% no câncer de cólon ou retal, e 46% no câncer de pulmão. De acordo com nutricionistas, a quantidade diária recomendada de selênio é de 55 mg – o que equivale a aproximadamente uma semente de castanha de 200 a 400 mg.

fonte:doutissima.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário