terça-feira, 8 de março de 2016

Pau-doce ou uva japonesa: conheça os benefícios da fruta

Se você passar por uma árvore de pau-doce, mais conhecida como uva japonesa, não esqueça de levar alguns frutos para casa. Essa planta muito comum possui muitos benefícios para a saúde e também pode ser usada de diversas formas na culinária.

Identificando á arvore do pau-doce
A Hovenia dulcis é conhecida por diversos nomes. Os mais comuns são pau-doce ou uva japonesa. Porém, dependendo da região do país em que você estiver, pode ouvir falar em: passa-do-japão, passa-japonesa, macaquinho, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, Banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, uva-da-china, uva-paraguaia e cajueiro-japonês.

Esta é a árvore Hovenia dulcis, que dá a uva japonesa. Foto: Isfisk, CC BY-SA 3.0

Ela é normalmente associada ao Japão – como fica fácil perceber pelos nomes acima –, mas em realidade é originária das regiões montanhosas da China. É encontrada em várias outras partes da Ásia, como nas Coreias e na Índia, e também do Brasil, principalmente sul e sudeste, que possuem um clima propício para que ela se desenvolva.

O que realmente é diferente nessa planta são seus frutos. Eles são ramificados e retorcidos, possuindo uma colocação avermelhada. São doces quando maduros. Muitas pessoas associa o seu sabor ao de maçãs.

Benefícios e usos da uva japonesa
Não bastasse ser muito gostosa, essa frutinha diferente é capaz de ter vários benefícios para a saúde. Ela tem sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos para evitar ressacas. Tanto que em dezembro de 2008 a Food Korean & Drug Administration aprovou a Hovenia Dulcis como uma substância que pode proteger o corpo de álcool.

A principal razão para essa propriedade é sua composição, que tem um produto químico natural conhecido como ampelopsina ou dihydromyricetin. Conforme um estudo da Northwest A&F University, o sumo da planta pode ter efeitos benéficos na redução dos efeitos adversos do álcool – inclusive na proteção do fígado de danos decorrentes.

A fruta ainda contém uma segunda substância química, conhecida como quercetina. Ela possui propriedades antivirais e protege contra a inflamação. É conhecida também como um broncodilatador eficaz que irá ajudar a reduzir a liberação de histamina no corpo e todos os outros produtos químicos alérgicos. É usada ainda como um bom tratamento para o eczema e a fibromialgia.

Os efeitos anti-inflamatórios são os mais notáveis dentre as pessoas. Muitas dizem que a fruta é extremamente eficaz em reduzir a febre alta, e que também mostra boas taxas de sucesso funcionando como antiespasmódico – fator importante no tratamento de problemas gastrointestinais.

É possível consumir essa frutinha ao natural ou então usá-la em diversas receitas. Você pode usar o pau-doce e preparar uma calda, um bolo ou alguns pães, por exemplo. Para isso basta lavá-las bem, retirar as sementes e colocá-las em pratos doces ou salgados. Ela atua como se fossem uvas passas comuns, exceto pelo seu sabor que será exótico e delicioso.

fonte:doutissima.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário