segunda-feira, 25 de abril de 2016

Espinheiro Branco: propriedades e benefícios


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. No artigo de hoje queremos contar tudo o que você precisa saber sobre o espinheiro branco e como você pode utilizá-lo no seu dia-a-dia aproveitando todos os seus benefícios e propriedades.

O espinheiro branco é uma erva ou planta medicinal que costuma ser utilizada para regular, por exemplo, o ritmo cardíaco. Não é, talvez, a planta medicinal mais conhecida de todas, por isso em Saúde Dicas falamos a seguir de todas as suas propriedades e benefícios.

O que é o Espinheiro Branco?
O espinheiro branco também é conhecido como “Hawthorn” e embora lhe seja atribuído que é considerada uma planta ou erva medicinal, na verdade é um arbusto cheio de espinhos que pertence às Rosaceas. Conta com ramos e folhas de uma cor verde claro. Deste arbusto nascem algumas pequenas bagas de cor vermelha e sabor insípido, e quando chega à primavera as flores brancas agrupadas em pequenos ramos, são um deleite para a vista, mas também o são para o coração, já que é delas de onde se extraem suas propriedades.

As flores do Espinheiro Branco:
As flores do espinheiro branco são as que possuem propriedades cardiotônicas, já que são muito ricas em flavonoides (vasodilatação), que a tornam um tônico suave para o coração, com o poder de regular suas batidas ou ritmo cardíaco (arritmias, disritmias, etc.), transformando-se em um excelente sedativo, que atua em nível circulatório, melhorando a nutrição do músculo cardíaco.

Outra das propriedades que a tornam importante para este tipo de doença, é como antiespasmódico, facilitando a oxigenação muscular, o que a transforma em um relaxante, reduzindo a pressão arterial, ideal para os hipertensos, e induzindo ou facilitando o sono, o qual é muito importante neste tipo de patologias.

Propriedades do Espinheiro Branco
Cardiotônicos, como já foi mencionado, já que ajuda a bombear o sangue com mais força.
Vasodilatador das artérias coronárias.
Sedativo do sistema nervoso simpático, que é o responsável por preparar o organismo contra o estresse.
Febrífugo, já que com sua ingestão podemos chegar a reduzir a febre.
Mineralizante, as flores do espinheiro branco são ricas em vitamina C, vitamina B e minerais.
Adstringente.
Antiespasmódico.
Diurético.
Relaxante.

Benefícios do Espinheiro Branco:
Como mencionado, o espinheiro branco tem propriedades que beneficiam principalmente o coração, por isso é recomendável tomá-lo quando observamos uma sensação de opressão, embora também costume ser recomendado quando temos problemas de pressão arterial alta, ou problemas de insônia, assim como na menopausa.

Estes são outros benefícios do espinheiro branco:
Regulação do ritmo cardíaco.
Extrassístoles e taquicardias paroxísticas.
Hipertensão.
Insônia.
Menopausa.
Angina peitoral.
Previne infartos.
Zumbido nos ouvidos (pressão).
Aperto no peito.
Arteriosclerose.
Circulação geral (varizes, pernas cansadas, etc.).
Tontura.

Como tomar o Espinheiro Branco:
Se você tem palpitações ou pressão alta, é aconselhável tomar uma infusão ou chá de espinheiro branco. Para isso, em uma xícara colocamos um punhado de flores de espinheiro branco e preenchemos com água fervendo. Deixe esfriar, coe e beba. Você pode tomar uma xícara depois do almoço e outra depois do jantar.

No caso de sofrer de arritmias, você também pode fazer uma infusão com uma pitada de flores de espinheiro de branco em água fervendo. Uma vez feito isso, cubra durante cinco minutos, deixe esfriar e coe para beber, pelo menos, duas xícaras por dia.

Outro tipo de infusão que podemos fazer é de algumas poucas flores de espinheiro branco em 100 gramas de água fervendo. Deixe esfriar, coe e beba uma xícara por dia.

Para os casos de insônia ou se você tiver vertigem, pode macerar 1 grama de flores de espinheiro branco e 20 gramas de álcool a 70 º. Quando tiver se passado uma semana, coe e armazene em um frasco com tampa conta-gotas. A dosagem é de 40 gotas que deve ser tomada com pouca água, à noite antes de dormir.

Por outro lado, algumas pessoas comem suas bagas que, embora comestíveis, têm um sabor farinhento e não é porque sejam muito ricas, mas sim porque concentram muitas vitaminas.

Quanto às folhas, têm um sabor leve semelhante ao das nozes. As folhas podem ser colocadas em saladas e também podem ser utilizadas como um substituto para o chá; enquanto que as sementes torradas do espinheiro branco podem ser um substituto para o café.

Contraindicações e efeitos colaterais do Espinheiro Branco:
O espinheiro branco carece praticamente de toxicidade e pode ser consumido tanto na forma herbácea, como de chá, como em forma de tintura ou alcoolatura, dosado em gotas, mas é claro que se uma pessoa se encontra realizando um tratamento e está medicada, sempre é preciso consultar o profissional competente, antes de consumir qualquer tipo de ervas, como sempre dizemos, por mais natural que seja, você deve sempre preceder o argumento, já que a saúde é o tesouro mais importante que se tem na vida.

O espinheiro branco serve para tratar doenças, principalmente cardíacas de modo que misturado com medicamentos para doenças cardiovasculares ou hipertensão pode fazer com que os seus efeitos sejam intensificados.

Tampouco é bom tomar em períodos de amamentação ou gravidez e, claro, não é de todo recomendável que as crianças tomem.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário