sexta-feira, 8 de abril de 2016

Plantas Medicinais: Tília

Existem mais de quarenta espécies de Tilias na zona temperada do hemisfério norte. Estão difundidas, tanto em estado silvestre como cultivada, por zonas montanhosas da Europa continental, Cérsega, e região do Cáucaso. Muito cultivada em Portugal. Na América também existem diversas espécies de tílias. O emprego da tília (infusão de flores) como sedativo remonta ao Renascimento, e é hoje um dos remédios vegetais mais utilizados.

Propriedades e Indicações: As flores da tília são uma fonte rica em magnésio, com propriedades sedativas, antiespasmódicas e vasodilatadoras. Têm também mucilagens e pequenas quantidades de tanino, que as tornam emolientes e anti-inflamatórias; e glicósidos flavonoides, que as tornam suavemente diuréticas e sudoríficas. As suas aplicações são muito variadas, mas todas elas giram em torno das suas propriedades sedativas e relaxantes: Afecções do sistema nervoso (excitação nervosa, angústia e ansiedade), insônias, enxaquecas, afecções respiratórias, cardíacas, digestivas, da pele, etc.

Preparação e emprego: ingerido por infusão de flores, decocção de casca (30g de casca por 1 litro de água durante 10 ou 15 minutos) e por extrato fluido. Também se pode empregar externamente como em banho de flores de tília, e em compressas (para afecções da pele ou para a beleza).

Não há possíveis efeitos secundários que sejam relevantes quer no uso interno quer no uso externo da Tília.

fonte: http://www.vidadequalidade.org/plantas-medicinais-tilia/
imgem:chabeneficios.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário