sexta-feira, 8 de abril de 2016

Propriedades da Camomila


A Camomila (Matricaria chamomila L.) é uma planta medicinal que nasce abundantemente pelos campos, terrenos e locais não cultivados, vales e caminhos por toda a Europa e nas regiões temperadas na América. É uma planta herbácea anual da família das Compostas, atinge os 20 a 50 centímetros de altura. Os caules são ramificados e as flores agrupam-se em capítulos. Tem um cheiro característico mas com sabor amargo. Existem diversas espécies de camomilas o que podem gerar algumas confusões principalmente para as empresas farmacêuticas. Porque algumas variedades são mais activas que outras. A camomila é uma tisana digestiva qua desde à muitos anos era utilizada para recomeçar a alimentação oral após uma cirurgia. Esta planta medicinal estimula os movimentos peristálticos do intestino.

Propriedades e indicações: A Camomila tem propriedades anti-inflamatórias (o camazuleno é o componente que existe na camomila responsável por esta propriedade), sedativas e antiespasmódica(o responsável é o bissabolol), tonificante intestinal e carminativa, analgésica (acalma as dores de cabeça e nalguns nervos), eupéptica (sob forma de tisana age nas indigestões ou digestões pesadas e alivia os vómitos e náuseas), emenagoga (alivia as dores menstruais e estimula a função da menstruação tornando à normalidade a quantidade e a periodicidade), antialérgica, cicatrizante, antisséptica, antirreumática (o óleo que a camomila possui usa-se em fricções contra as dores lombares, torcicolos, dores reumáticas), etc.

Preparação e emprego: infusão (em forma de chá). Toma este chá quente entre 3 a 6 chávenas por dia entre as refeições. Também pode empregar a camomila externamente nos banhos (efeito relaxante e sedativo), em fricções (com o oléo de camomila) e em compressas sobre a zona afectada.

As partes utilizadas são: capítulos florais

fonte:vidadequalidade.org
imagem:www.interne.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário