quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Chá de Maçã

Nós, brasileiros, costumamos comer a maçã ao natural e quase nunca preparamos o chá desta fruta. Porém, essa infusão também pode ser muito benéfica para o organismo como um todo.

Além de ser muito saborosa ao paladar, variando do mais doce até mais azedo (e por vezes mesclando os dois), a maçã também é bastante nutritiva. Ela é fonte de vitamina B1 e B2, niacina e sais minerais como o fósforo e o ferro. As vitaminas do complexo B têm papel importante no corpo humano. Elas ajudam a regular o sistema nervoso, além de estimular o crescimento e a formação dos tecidos que compõem o corpo humano. O fósforo, por sua vez, é essencial para a formação dos ossos e dentes, além de prevenir a fadiga. O ferro, como todos sabem, participa da formação do sangue e atua no combate à anemia ferropriva.

A maçã ainda contém substâncias conhecidas como flavonoides, que reduzem a oxidação do colesterol, evitando, assim, a formação de placas no interior das artérias e atrapalhando a circulação sanguínea. Para aproveitar essas propriedades, podemos tomar o chá preparado com a fruta diariamente. Agora que você já aprendeu para que serve o chá de maçã, fique com a receita.

Você vai precisar de:

Chá de Maçã

5 maçãs inteiras cortadas em pequenos cubos
1 litro de água filtrada

Modo de Preparo
Junte a água e a maçã picada em um recipiente de vidro ou esmaltado. Então leve ao fogo baixo e mantenha cozinhando por 20 minutos depois que começar a ferver. Se a água diminuir muito de volume, acrescente mais um pouco e continue cozinhando.

Após esse tempo, desligue o fogo e coe o chá. Reserve em uma jarra para consumir durante o dia.

Posologia
Para aproveitar todos os benefícios da maçã, tome de 3 a 4 xícaras do chá frio ou morno diariamente, pela manhã, tarde e noite. Por causa do açúcar natural da própria fruta, você observará que o chá não precisa ser adoçado e é bom que não faça isso pois além de prejudicial, o açúcar pode diminuir as propriedades da maçã.

Dica: se você fizer alguma receita que use apenas o miolo das maçãs, não deixe de aproveitar as cascas no preparo de chás e sucos. É na casca que está boa parte dos nutrientes da maçã e não deixar de ser igualmente saborosas. Você ainda pode incrementar o chá de maçã com gengibre e canela, tomando apenas o cuidado que a canela pode ser abortiva.

Chá de Maçã e Canela
Para o tradicional chá de maçã e canela, ferva dois paus de canela junto com a maçã. Se for usar canela em pó, tempere após o preparo do chá de maçã já pronto.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário