terça-feira, 29 de novembro de 2016

Receitas fáceis de chás com Gengibre

Mesmo sendo benéfico, o gengibre deve ser consumido com cautela

Aqui no Receita Natural, já falamos por diversas vezes sobre as propriedades do gengibre e os benefícios que ele pode trazer para a saúde. Já demos também muitas dicas e receitas usando esta raiz. Devido ao grande sucesso dos posts sobre essa especiaria, hoje faremos um breve resumo das utilidades do gengibre em nossas vidas.

Primeiramente, é preciso falar que o gengibre é um alimento estimulante, ideal para quem está com indisposição frequentemente. E ele também é capaz de acelerar o nosso metabolismo, fazendo com que a queima de gorduras seja mais rápida. Por isso, ele está sendo muito usado para ajudar no emagrecimento.

Emagreça com o Gengibre
Para auxiliar no processo de perda de peso, tome o chá de gengibre três vezes ao dia. Veja como fazer:

Ingredientes
2 colheres (sopa) de gengibre ralado (pode ser em lascas também)
1 litro de água

Preparo
Aqueça a água, sem deixar que ferva. Quando começar a formar bolhas no fundo do caneco, desligue o fogo e adicione o gengibre ralado ou em lascas. Abafe e deixe descansar por dez minutos. Depois é só tomar o chá em pequenas porções durante o dia, especialmente entre as principais refeições.

Não tome o chá à noite. Por ser estimulante, ele pode causar insônia e agitação.

Chá de Gengibre com maçã e canela
Para potencializar ainda mais os efeitos do gengibre na sua dieta, acrescente maçã e canela ao chá. A maçã contem muitas fibras, que auxiliam na perda de peso e a canela também é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo. Veja os ingredientes para fazer esse chá:

3 maçãs vermelhas
1 pau de canela
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 litro de água

O processo é praticamente o mesmo do chá acima. Basta colocar a água no fogo e esperar criar as primeiras bolhinhas para adicionar o restante dos ingredientes. A diferença é que nesse caso você pode tampar e abaixar o fogo e deixar que cozinhe por 5 minutos.

Tome o chá quente ou frio, três vezes ao dia. Observação: não é indicado para grávidas, pois a canela pode ser abortiva.

Chá de Gengibre para gripe
O gengibre é um alimento poderoso quando se trata de curar a gripe. Ele aumenta a temperatura do corpo, eliminando o vírus da gripe e ajuda a tratar dores de gargante. Aliado ao limão, mel e canela, seus benefícios para curar a gripe são ainda maiores. Veja como fazer o chá:

Ingredientes
4 a 5 rodelas de gengibre
1/2 limão siciliano
1 pau de canela
1 colher (sopa) de mel
1/2 litro de água

Como fazer
Coloque todos os ingredientes, menos o mel, em uma panela. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e abafe por 10 minutos. Depois adoce com o mel e tome o chá em seguida, bem quente. Evite correntes de vento e abrir a geladeira após tomar o chá. Prefira ficar em um ambiente bem quentinho.

Se preferir, você pode substituir o limão pela laranja, que também contém vitamina C, fundamental para tratar a gripe e fortalecer o sistema imune.

Potencialize ainda mais o seu chá, adicionando um dente de alho. O alho é um excelente anti-inflamatório e auxilia no tratamento das gripes e resfriados. Para isso, refoque um dente de alho picado em um pouco de manteiga. Quando começar a dourar, desligue o fogo e jogue o chá por cima. Misture e beba em seguida. O sabor não é dos melhores, mas vale a pena.
Gengibre

Chá de Gengibre com ervas
Como você já pôde observar, o gengibre deve estar sempre presente em nossa dieta, por conter diversas propriedades medicinais. Além de ser termogênico, ajudando a emagrecer e tratando os sintomas das gripes e resfriados, ele ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Vamos apresentar agora mais uma receita de chá que pode acabar com as gripes e dar fim ao mal estar causado pelo vírus. Ela leva o gengibre, limão e algumas ervas:

Ingredientes
1 gengibre de tamanho médio cortado em fatias finas
cascas de ½ limão
1 colher (sobremesa) de folhas secas de hortelã
1 colher (sobremesa) de folhas secas de tomilho
500 ml de água

Deixe a hortelã e o tomilho secando na sombra por algumas noites. Para fazer o chá, coloque a água para ferver e em outro recipiente, coloque as ervas, o limão e o gengibre. Assim que levantar fervura, despeje a água sobre os ingredientes e abafe por 10 minutos. Depois é só coar e tomar o chá três vezes ao dia.

Cuidados ao consumir o Gengibre
Mesmo sabendo de todos esses benefícios do gengibre para a saúde, é importante lembrar que tudo em excesso faz mal, até mesmo produtos totalmente naturais. Por isso, nunca ultrapasse o limite de três xícaras diárias de qualquer um dos chás.

E se você é hipertenso, não deve consumir o gengibre, pois ele acelera o metabolismo e pode acelerar os batimentos cardíacos e aumentar a vasodilatação. Pessoas com a pressão arterial controlada podem utilizar a raiz sem problemas.

Já as grávidas também devem evitar o consumo de gengibre, que pode causar um aborto espontâneo, especialmente nos três primeiros meses de gestação.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Rúcula: Opção Fantástica para sua Saúde


Você costuma consumir rúcula? Se não consome, é hora de dar mais atenção a ela, pois é repleta de nutrientes e faz um bem danado para saúde.

A rúcula, membro da mesma família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, também possui um perfil nutricional bastante atrativo. Ela é boa fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais como o potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre. Suas folhas apresentam propriedades digestivas, diuréticas e são amplamente reconhecidas como um potente alimento anticâncer, pois apresentam diversos fitoquímicos, que desempenham um papel antioxidante vital no corpo. Eles ajudam a livrar o corpo de toxinas e substâncias cancerígenas.

Se fizermos uma comparação nutricional entre a rúcula e a alface, veremos que a rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cinco vezes mais vitamina A, vitamina C e vitamina K, além de quatro vezes mais ferro que a mesma quantidade de alface.

A rúcula também é considerada superior a outras folhas verdes porque, ao contrário destas, ela tem baixa concentração de ácido oxalático, um composto químico natural que inibe a absorção de alguns minerais pelo organismo.

A rúcula contém altos níveis de folatos e antioxidantes, o que a torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres. Ela também é rica em carotenoides e minerais. Contém fitoquímicos, que são benéficos na prevenção do câncer. Fitoquímicos são compostos derivados de plantas, responsáveis por grande parte da defesa do nosso organismo contra doenças, entre as quais podemos citar pressão alta, deterioração da visão, envelhecimento da pele causado por radicais livres, aumento do colesterol ruim e câncer por causa da degeneração celular.

A rúcula é também uma rica fonte em fitoquímicos como o sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígenas.


Benefícios da Rúcula

A vitamina C presente na rúcula proporciona um impulso ao funcionamento do sistema imunológico, responsável pela defesa do nosso corpo. Ele é responsável por buscar as ameaças trazidas pelos radicais livres e processos inflamatórios e eliminá-los antes que possam nos causar doenças.
A rúcula é uma boa fonte de carotenoides, pigmentos de gordura solúveis que são conhecidos por ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na rúcula pode ajudar na prevenção da catarata.
Os baixos níveis de oxalatos, combinadas com uma grande variedade de vitaminas e minerais encontrados na rúcula, a torna grande para a saúde óssea. Um estudo sobre a vitamina K descobriu que o consumo diário de vitamina levou à diminuição dos riscos de fraturas ósseas. O cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitamina C são também considerados bons contribuintes para a saúde dos ossos.
As folhas de rúcula também são ricas em certos fitoquímicos. Estes componentes têm sido usados por cientistas para anular os efeitos cancerígenos do hormônio estrógeno, além de oferecer proteção contra o crescimento das células cancerosas na próstata, mama, colo do útero e ovários.
Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a degeneração das conexões neurais em indivíduos jovens, como ocorre no caso do mal de Alzheimer. A ingestão de rúcula é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta e assim inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.
Os vegetais de folhas verdes como a rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. O controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo de rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.
A rúcula está entre os vegetais com alta concentração de nitrato, substância que melhora a oxigenação muscular durante exercícios físicos. A ingestão de nitrato pode aumentar a tolerância do organismo durante exercícios físicos de resistência e de longa duração. O consumo de rúcula pode eventualmente melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias, ou metabólicas porque estimula a oxigenação ideal dos músculos dos sistemas envolvidos.
O gosto amargo das folhas da rúcula é proveniente dos compostos de enxofre, ou sulforafano, que ela contém. Estes compostos ajudam a melhorar a digestão em pessoas que sofrem de indigestão crônica por excesso de acidez no estômago. Comer folhas de rúcula cerca de quinze minutos antes das refeições estimula a produção da bile, e melhora o processo de digestão dos alimentos.

Dicas para o Consumo de Rúcula

Para obter o máximo de benefícios da rúcula aliada ao sabor, escolha folhas jovens, tenras e de verde vivo para preparar a salada de rúcula. As folhas mais velhas são mais duras e devem ser usadas em pratos quentes. A rúcula também pode ser usada no preparo de sucos junto com outras folhas verdes ou misturada com frutas e vegetais para fazer vitaminas. Guarde-a sempre na geladeira, na gaveta indicada para os vegetais, onde a umidade é alta e apropriada para sua melhor conservação.

A hortaliça é vendida em maços. Na hora da compra, é recomendável optar por rúculas firmes, brilhantes, além de verificar se seus talos não estão quebrados, já que assim as folhas murcham com maior facilidade.

E você, costuma consumir rúcula?

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Chá de Erva Cidreira – Calmante


A receita de hoje é de um chá calmante, muito indicado para pessoas ansiosas e estressadas. É um medicamento natural para relaxar o corpo e a mente, feito com uma plantinha bem conhecida por todos nós. Primeiramente, não devemos confundir a erva cidreira (melissa ou citronela) como o capim limão (falsa erva cidreira ou capim cidreira). Embora os efeitos das plantas sejam semelhantes, pois o capim limão também é uma erva relaxante, o chá calmante que ensinaremos hoje é feito com as folhas da erva cidreira (veja suas folhas na foto abaixo).

Receita do Chá Calmante

Ingredientes
Erva Cidreira
Folhas de Erva Cidreira

Você vai precisar dos seguintes itens:
Uma colher de sobremesa de folhas e ramos de erva cidreira picados;
Uma xícara de chá de água.
Modo de Preparar o Chá

Primeiro lave bem as folhas de erva cidreira. Observe se não há presença de insetos, pois esses bichinhos adoram ficar nas folhas de plantas medicinais. Depois ferva a água, desligue o fogo e coloque as folhas e ramos de erva cidreira. Tampe e deixe abafado por 10 minutos.

Posologia (Como Usar o Chá)
Tomar uma xícara do chá três vezes ao dia, especialmente antes de dormir. É excelente também para quem tem insônia leve. Os casos mais graves de insônia precisam de acompanhamento e tratamento médico.

Outras Dicas
O chá de erva cidreira também é um bom analgésico e a sua ingestão pode auxiliar a curar dores de cabeça e também as dores causadas pelo reumatismo. O tratamento pode ser feito tomando o chá ou colocando uma compressa feita com um pano embebido no chá no local dolorido.

Problemas digestivos também podem ser tratados com o chá de erva cidreira, que tem propriedades antiespasmódicas. Além disso, alguns problemas estomacais podem ser causados nervosismo e estresse. O chá calmante ajuda a aliviar a tensão do dia-a-dia, evitando esses problemas no estômago, como azia, queimação e má digestão.

Se você sofre também com o excesso de gases no intestino, pode recorrer às propriedades dessa erva. Devido o relaxamento dos tecidos, a formação de gases diminui com a ingestão do chá. Esse relaxamento dos tecidos ajuda a aliviar também o desconforto causado por cólicas menstruais.

E além de todos esses benefícios para a saúde, a erva cidreira também é capaz de prevenir o câncer, por conter muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres, causadores de tumores que geram o câncer. Esses radicais livres são os causadores do envelhecimento celular e de doenças cerebrais degenerativas. Por isso, a ingestão diária do chá calmante ainda evita o envelhecimento precoce e protege cérebro e coração.

A erva cidreira também reforça o sistema imunológico, deixando o organismo mais forte e evitando muitas doenças. Automaticamente, quando se aumenta as defesas do corpo, melhoram também a digestão, respiração, excreção e do sistema nervoso. Isso ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e reforça o mecanismo de defesa imune do corpo.
Por todos esses motivos, é indicado que se tome pelo menos uma xícara do chá de erva cidreira diariamente.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Chá de orégano – Benefícios e propriedades


De tanto ser visto sempre em cima da saborosa pizza fica difícil imaginar o orégano em outra situação, né? Com o seu cheiro peculiar, a erva chama atenção e aparece timidamente em alguns pastéis, saladas, molhos e massas italianas, mas você já pensou nele em um chá? Chá de orégano, apesar de parecer pouco comum possui diversas propriedades medicinais benéficas à saúde, tendo inclusive a capacidade de diminuir os sintomas da TPM.

Mais sobre a especiaria…
O orégano é uma planta da família das Labiadas, e é conhecida como oregão, manjerona rasteira e manjerona silvestre. Seu uso constante combate vários tipos de doenças como: tosse, doenças do pulmão, dores musculares, indigestão, dores articulares e dor de dente.

Por ter um cheiro forte, se a planta for passada na pele também funciona como repelente de formigas e fungicida. Não tem contraindicações conhecidas e seu consumo é incentivado também durante o período de gestação e de lactação.

Apresenta-se de maneira positiva também no auxílio de tratamentos contra insônia, estresse, cansaço nervoso, febre e dores reumáticas. Se for utilizado de maneira externa também ajuda a combater a celulite.

Foto: Pixabay

Nele também é encontrado um agente estrogênico, isso quer dizer que ele reduz as dores menstruais e diminui todos os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a famosa, TPM.

No organismo o orégano funciona como diurético, diminuindo a retenção de líquidos, e de quebra luta contra os radicais livres, ou seja, evita o envelhecimento precoce da pele e de todos os órgãos do corpo.

O tempero fresco contém uma alta quantidade de oxidantes, estudos recentes mostram que uma colher de sopa da especiaria tem a mesma quantidade de antioxidantes que uma maçã, além de combater doenças que atacam o coração.

Os benefícios do chá de orégano
No chá encontramos todos os benefícios que foram descritos acima, como o alívio dos sintomas da TPM e a diminuição na retenção de líquidos pelo corpo, mas para que isso aconteça você deve fazer a infusão corretamente:

Coloque uma colher de sopa de folhas de orégano, secas ou não, numa xícara;
Esquente uma xícara de água e desligue assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura;
Despeje a água na xícara contendo o orégano e tome assim que esfriar.

O consumo do chá deve ser feito de duas a três vezes ao dia, sem que se ultrapasse o limite de 12 horas entre um consumo e outro.

Por Wanessa Galvão
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

7 características da banana que ajudam muito no seu dia a dia.

Dentre todas as frutas que existem, a banana é normalmente uma das mais amadas! Se você comer 2 delas por dia, você se sentirá mais disposto e saudável. Estas delícias amarelas escondem muitas propriedades incríveis. A lista a seguir mostra 7 fabulosas características das bananas que podem te ajudar - e muito - no seu dia a dia.


Os brasileiros comem, em média, 7,5 quilos de bananas por ano. Cientificamente falando, esta fruta pertence à mesma família dos pepinos, tomates, ou abóboras. Mas os poderes escondidos por detrás da casca amarela, são algo que quase ninguém conhece. A banana contém vários suplementos que podem fornecer certo alívio a diversos sintomas. Por isso, pode-se dizer que ela é uma arma milagrosa.

Fonte de Energia
Se você comer uma ou duas bananas antes de ir malhar, elas te darão tanta energia que você nem vai sentir o tempo passar na academia. As vitaminas e minerais ajudarão seu corpo a ter disposição, e o potássio evitará cãibras musculares.


Depressão
Estas frutas podem ajudá-lo a superar a depressão, já que contêm uma grande dose de aminoácido triptofano, um mineral que é transformado em serotonina pelo seu corpo. A serotonina é uma substância química liberada diretamente pelo seu cérebro. Ela também é chamada de "hormônio da felicidade", porque nos faz sentir alegres e satisfeitos. Então é isso: as bananas podem realmente ajudá-lo a superar aquele momento em que você está se sentindo para baixo.

Pressão Sanguínea
Bananas ajudam a combater a pressão arterial elevada, protegendo as pessoas de um derrame ou ataque cardíaco. Estas frutas contêm pouco sódio, mas são muito ricas em potássio, o que as torna o alimento perfeito para indivíduos com doenças cardíacas.


Anemia
Se você é anémico, as bananas são a fruta perfeita para você. Elas são ricas em ferro, e esse elemento é exatamente o que seu corpo precisa para fabricar glóbulos vermelhos e hemoglobina.


Mau humor
Se você acordou de mau humor, coma uma banana e veja o mundo colorido novamente. Estes tesouros amarelos ajudam seu corpo a regular os níveis de açúcar no sangue e são ricos em vitamina B, que atua como um calmante sobre seus nervos.


Úlceras Estomacais
Se você está sofrendo de úlceras estomacais, seu médico deve ter vetado da sua dieta MUITOS alimentos. Mas a boa notícia é que bananas não fazem parte da lista negra. A textura lisa e macia desta fruta irá forrar seu estômago com uma película protetora contra ácidos e outros elementos irritantes. E mais: quando estiver aquele calor de rachar no verão, você pode comer bananas para reduzir a temperatura do seu corpo. E para quem pensou que esta fruta pode também ajudar a combater a febre, esse foi um palpite acertado.


Azia
A banana é um presente da natureza contra o refluxo gastroesofágico. Se você está com azia, comer uma banana pode proporcionar alívio imediato, ajudando a combater os sintomas.


Esta fruta amarela e torta é realmente uma maravilha da natureza. E ela vem tão bem embalada que pode ser facilmente guardada em qualquer mochila ou bolsa. A banana tem o poder incrível de te salvar de um ataque de fome no meio da tarde, te ajudando a aguentar tranquilamente a espera até a próxima refeição. Além disso, ela também melhora o seu humor, e te fornece energia para um longo dia de trabalho ou estudo. Se estes motivos não forem suficientes para te convencer a comer ao menos 2 por dia, então eu nem sei mais o que dizer!

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Xarope de Romã (Tratamento de diversas doenças)


A romã é uma fruta poderosa no tratamento de diversas doenças. Ela é bastante conhecida no tratamento de infecções de garganta, pois funciona como adstringente e anti-inflamatório. A fruta também atua em nosso organismo como tônico, diurético e vermífugo. Por isso, podemos utilizar a romã em casos de aftas, úlceras na boca, gengivite, diarreia e verminoses.

De acordo com a ANVISA, o chá de romã é eficiente no tratamento de infecções e irritações na boca e na faringe. Nesse caso, o aconselhado é apenas bochechar o chá, sem ingeri-lo. No entanto, o consumo da fruta não é prejudicial, principalmente se não for feito em quantidades exageradas. O consumo em exagero pode causar zumbidos, espasmos na panturrilha, distúrbios visuais, tremores, náuseas e vômitos.

A fruta também pode ser consumida em forma de suco, que fica uma delícia, e conserva as propriedades da romã.

O xarope que ensinaremos a seguir pode ser utilizado no combate de diferentes tipos de infecções. A dica é seguir criteriosamente o modo de preparo e as doses recomendadas, para evitar possíveis efeitos colaterais, como já foi dito acima.
Receita de Xarope de Romã
Ingredientes

Romã, eficiente no tratamento de infecções

Você vai precisar dos seguintes itens:
1 garrafa de vinho branco seco
4 romãs
Mel

Modo de Preparo:
Primeiramente, é preciso lavar bem as frutas, com o auxílio de uma esponja ou escovinha macia. Abra a fruta e depois separe as sementes de 3 romãs e bata no liquidificador juntamente com 1 fruta inteira. Se for necessário, acrescente um pouquinho de água filtrada para facilitar o processamento, caso esteja forçando muito o liquidificador.

Depois de bem batidas as romãs vão ficar igual uma pasta. Pegue essa pasta feita com as romãs e misture ao vinho, deixando descansar por 9 dias em uma vasilha bem tampada. Passado esse tempo, coe a mistura com um coador de pano específico para isso e guarde em uma garrafa de vidro. Não é necessário guardar na geladeira.

Posologia (Como Usar o Xarope)
O xarope é indicado para tratar diversos tipos de infecções, principalmente infecções na garganta e feridas na boca, como aftas, amigdalite, faringite e gengivite.

Para utilizar o remédio caseiro, misture 3 colheres da bebida com um pouco de água morna e 1 colher de mel. Tomar a mistura pela manhã, em jejum, e à noite, antes de dormir.

Cuidados
Como já foi dito, o uso excessivo de romãs pode causar alguns efeitos colaterais, como espasmos na panturrilha, zumbido, distúrbios visuais, vômitos e náuseas, além de tonteiras e tremores. Por isso, é muito importante seguir corretamente as instruções de preparo e uso do xarope.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Você conhece o chá de Rooibos?


O chá de Rooibos tem se tornado cada dia mais popular ao redor do mundo devido às suas propriedades semelhantes às do chá vermelho. A infusão possui uma coloração avermelhada, e é feita com as folhas de um arbusto muito cultivado na África do Sul.

Possui sabor suave e adocicado, por causa dos óleos essenciais e flavanonas, um tipo de frutose que não tem calorias. Esta infusão vermelha não contém cafeína e possui grande quantidade de minerais com propriedades digestivas que ajudam a combater alguns problemas de saúde.

Atualmente, muitas pessoas preferem o chá de Rooibos, ao invés de chá verde, pois ele é mais rico em vitaminas, minerais e, ao contrário do chá verde, não possui cafeína.


Benefícios do Chá de Rooibos

Rico em antioxidantes: O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides, que reduz o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular. Esses antioxidantes ajudam a proteger as células dos malefícios dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico.

Rico em minerais: Contém grandes quantidades de minerais benéficos: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco.

Anti-inflamatório: O chá de Rooibos contém polifenóis, um agente anti-inflamatório que ajuda na prevenção de várias doenças.

Bom para diabetes: Estudos preliminares mostram que o consumo de chá de Rooibos pode melhorar a tolerância à glicose e aumentar a produção de insulina no pâncreas.

Melhora as alergias: O chá de Rooibos é usado como um curativo eficaz para tratar alergias. Ele tem qualidades anti-inflamatórias, graças ao seu conteúdo fenólico, e é por isso que também é prescrito para asma e reações alérgicas tópicas de vários tipos.

Diurético: Pelo seu efeito diurético, evita a retenção de líquidos, a sensação de inchaço e a má digestão.

Tem ação desintoxicante: Por isso, é muito usada por quem busca a perda de peso. Rica em antioxidantes, a planta possui um efeito detox, propriedades antialérgicas, entre outros benefícios.

Contém quercetina e quercitrina: estes são dois componentes que ajudam a atenuar distúrbios digestivos e intestinais, tais como prisão de ventre, diarreia, dores de estômago, gastrite, vômitos ou náuseas.

Alivia a irritabilidade e a insônia: o chá de Rooibos não possui cafeína, o que não torna-o excitante. Por outro lado, é rico em minerais como o magnésio, o que é muito importante para o sistema nervoso, aliviando a irritabilidade e a insônia. Também ajuda a aliviar a depressão pois exerce uma influência positiva sobre a serotonina, que proporciona sensação de bem-estar.

Bom para pele: O teor de ácido alfa hidrox, zinco e antioxidantes do chá de Rooibos são muito bons para a pele. Ao aplicar o chá diretamente sobre a pele, ajuda a melhorar a acne , espinhas, queimaduras ou doenças de pele relacionadas. Ajuda também na prevenção do envelhecimento precoce da pele.


Você conhece o chá de Rooibos?
Como preparar e consumir o chá de Rooibos?

Use a proporção de 10g de erva para cada litro de água. Para uma xícara de chá (300 ml) use 3g da erva. Em um recipiente, leve a água ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque a erva e então apague o fogo e abafe a mistura. Deixe descansar por um período de aproximadamente 10 minutos, permitindo que a água absorva todos os sabores e propriedades da erva medicinal.

A bebida pode ser consumida gelada em dias quentes como um refresco, ou ainda quente em dias mais frios, como uma forma de, além de nutrir-se, esquentar-se. O ideal é consumir pelo menos uma xícara ao dia.

O chá de Rooibos é muito popular no mundo inteiro, mas por algum motivo não é muito comum no Brasil. Isso faz com que ele ainda seja um pouco difícil de ser encontrado. É vendido em boas lojas de produtos naturais, ou através de sites estrangeiros (como o iHerb).

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Reumatismo


O termo reumatismo é usado para descrever diversos distúrbios em queas pessoas sentem dores na articulações, músculos, tendões e tecidos conjuntivos,com ou sem sinais de inflamação.

A medicina alternativa tem ajudado muito com a pomada de apitoxina(extraída do veneno da abelha), causando alívio imediato (se a pessoa não for alérgica ao veneno de abelha), ajudando a regenerar parte do tecido lesionado.
A vitamina E (germe de trigo) pode ajudá-lo, além da vitamina A e C; quetambém são necessárias.

Suco para reumatismo
½ cenoura média
½ pepino médio
½ beterraba
1 copo de água mineral

Modo de preparo: bater no liquidificador, e, se possível, tomar sem coar.
Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia, entre as refeições.

Principais elementos terapêuticos
Cenoura: é eficiente na eliminação de ácido úrico. Contém muitas fibras,que agem como uma esponja, ajudando a eliminar os elementos tóxicos do organismo, inclusive o ácido úrico.

Beterraba: adicionada a outros vegetais no feitio de sucos, ajuda a acelerar a eliminação de ácido úrico.

Pepino: é alcalinizante, refrescante e excelente mineralizante (contém fósforo, potássio, cálcio e enxofre), além de ser laxante. É usado com muito sucesso no combate á gota e ao ácido úrico. A combinação dos legumes, suco de pepino e cenoura é recomendada por hospitais naturalistas, pelo seu efeito benéfico no tratamento de ácido úrico e gota.

fonte:100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

(Radicais livres): Doenças degenerativas e Antienvelhecimento


As doenças degenerativas e o envelhecimento são causados pelos radicais livres. Em síntese os radicais livres formam-se quando respiramos. Existem na atmosfera vários gases como o nitrogênio, oxigênio, que formam 95% H20, ou seja, água. Porém 5% do oxigênio é o Singlet, o mais danoso oxigênio molecular;que procura, nas células e outras partes do organismo, minerais e elementos para combinar (cálcio, potássio, magnésio e ferro). Como não encontra antioxidantes,retira-os das células. Mais perigoso ainda é quando ele retira a proteção bioquímica das artérias causando ateroma ou pior, penetrando no DNA, no qual é codificada toda a nossa hereditariedade, modificando-a. Isso acarretará em doenças degenerativas como diabetes, câncer, arteriosclerose, pressão alta, etc. Ninguém sabe exatamente por que esta reação ocorre.

Indivíduos expostos à poluição ambiental, alimentação com proteína animal em excesso, defumados, radiação, produtos químicos, enfim substâncias químicas que promovem a formação de radicais livres no corpo estão mais sujeitos a estes distúrbios.
Estudos americanos sugerem que a ingestão diária de cinco ou mais frutas e vegetais por dia protegem o organismo dos radicais livres.

Suco para evitar doenças degenerativas
½ cenoura picada
5 ramos de salsa
½ pimentão verde
1 folha de couve
Adoçante
1 copo de água

Modo de preparo: bater no liquidificador e tomar.

Suco para melhorar o aspecto da pele e prevenir o câncer
1 folha de couve
1 folha de couve-de-bruxelas
½ ramo de couve-flor
½ ramo de brócolis
½ cenoura
¼ de copo de água

Modo de preparo: passe tudo na centrífuga, com um copo de água.
Dose recomendada: tomar um copo, três vezes ao dia.

Principais elementos terapêuticos
Hortaliças: já foram vistas nos sucos anteriores, porém neste acombinação de vitamina E e as fibras são essenciais para a saúde da pele.

Couves e brócolis: possuem elementos que ajudam a evitar o câncer,como o indol3carbinol.

Cenoura: contém minerais, vitaminas e fibras, é rica em betacaroteno esuas fibras melhoram o trânsito intestinal e ajudam a proteger o câncer de pulmão.

Pimentão: contém elementos muito importantes no combate aos radicais livres, melhorando a circulação sanguínea.

Salsa: use e abuse dessa grande fonte de vitaminas e minerais. Ela contém ferro, potássio, vitamina A e C. Ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

A vitamina C e o betacaroteno são antioxidantes, que agem diminuindo os riscos de doenças cardíacas, derrames e câncer.

Suco antienvelhecimento e protetor dos tecidos e mucosas
5 folhas de hortelã ou 5 folhas de menta fresca
1 limão médio (suco)
Cascas de um limão
1 copo de água
Mel para adoçar a gosto

Modo de preparo: cortar as cascas do limão em pedaços e bater com osoutros ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: tomar o suco três vezes ao dia, entre as refeições.

Principais elementos terapêuticos
Hortelã: é antisséptica, anti inflamatória e tônica. Contém flavonóides.

Limão: possui vitamina C, vitamina antioxidante que previne o envelhecimento, pela capacidade de impedir o ataque de radicais livres.

Suco para rejuvenescer
½ maçã
½ banana
2 castanhas de caiu picadas
½ cenoura (suco)
2g de chá de gengibre
1 copo de água
Adoçar a gosto

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador.
Dose recomendada: tomar um copo, duas vezes ao dia, entre as refeições principais.

Suco anti-radicais livres
1 kiwi
2 ramos de brócolis
1 couve-de-bruxelas
1 folha de couve
1 copo de água-de-coco ou água mineral

Modo de preparo: cortar o kiwi em rodelas, picar o restante dos ingredientes e misturar a água-de-coco com o adoçante ou água. Bater no liquidificador.
Dose recomendada: um copo, duas vezes ao dia.

Principais elementos terapêuticos
Água-de-coco: tem muitos minerais como potássio, fósforo, cálcio,magnésio, sódio e ferro, que ajuda a evitar a desidratação e a anemia.

Brócolis, repolho e couve: contêm indóis, capazes de bloquear muitas espécies de câncer.

Kiwi: possui em 100g, cinco vezes mais vitamina C que a laranja. É uma vitamina varredora de radicais livres. Segundo Linus Pauling, prêmio Nobel de química, o ácido ascórbico (vitamina C) evita e previne o câncer, além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, por causa de suas fibras.

Remineralizante
Suco de abacaxi com hortelã
1 copo de água
2 rodelas de abacaxi
6 folhas de hortelã
Adoçar a gosto e adicionar gelo

Modo de preparo: bater bem no liquidificador todos os ingredientes. Não
há necessidade de coar.

Vitamina de graviola
2 colheres de sopa de polpa de graviola
1 litro de leite desnatado gelado
Modo de preparo: bater no liquidificador e adoçar.

Suco de melancia
1 xícara de polpa de melancia bem madura
250ml de água
Adoçar a gosto

Modo de preparo: bater no liquidificador e servir gelado.
Obs.: comer apenas melancia e suco de melancia durante um dia no mês,
pode ajudar a perder peso.

Suco de melão
1 xícara de polpa de melão com cenoura
250ml de água
½ cenoura
Adoçar a gosto

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Suco de pêra com maçã
1 pêra
1 maçã
1 copo de água-de-coco

Modo de preparo: descasque-as e tire as sementes. Bata no
liquidificador, adoce se necessário e adicione gelo.

Tangerina com banana
2 bananas grandes picadas
2 tangerinas sem sementes
4 colheres de sopa de mel
Servir gelado

Suco de maçã e uva
2 maçãs, sem casca e sem sementes
2 copos de suco de uva

Modo de preparo: bater num liquidificador. Coar e tomar gelado.

Suco de maçã com banana
1 maçã madura sem casca e sem sementes
3 copos de água-de-coco
1 banana média
Adoçar a gosto

Modo de preparo: bater no liquidificador. Servir com pedrinhas de gelo.

Receita desintoxicante e vitaminada
200g de melancia
½ maçã sem casca
Suco de 1 limão

Modo de preparo: bater no liquidificador e tomar gelado.

Principais elementos terapêuticos

Graviola: combate cãibras, e é rica em minerais. Vitaminas: complexo Be C. Minerais: potássio, cálcio, selênio e fósforo.
Maçã: ajuda a emagrecer, é antianêmica e tem ação antiviral. Vitaminas:A, BI, B2 e C. Minerais: potássio, fósforo, magnésio.
Melão: ótimo para regimes de emagrecimento. Refrescante, ajuda a emagrecer. Tem muita vitamina C. Vitaminas: A, C e B. Minerais: potássio, cálcio,ferro e fósforo.
Abacaxi: altamente digestiva, combate a prisão de ventre e é anti inflamatória. Vitaminas: A, C e B1. Minerais: potássio, fósforo, selênio, ferro,magnésio e manganês.
Banana: saúde para crianças, gestantes e a dietas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, B1, B2 e B5. Minerais: cálcio,potássio, magnésio e ferro. Calorias: 96 (100g).
Melancia: mata a sede, hidrata, é anticancerígena, por causa do licopeno e aumenta os glóbulos vermelhos. Vitaminas: A, B1, B5 e C. Minerais: fósforo,ferro, potássio e cálcio.
Limão: refrescante, rico em vitamina C, é excelente para emagrecer e para fortalecer o sistema imunológico. Tem ação adstringente, diurética e beneficia pessoas com hipertensão.
Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer. Possui ferro, fósforo e potássio. Possui vitaminas A, C e do complexo B. Combate o colesterol alto. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura.
Tangerina: a tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa de suas fibras. Exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa.
Pêra: ajuda a baixar os níveis de colesterol e combate a prisão de ventre.
Rica em fibras, vitamina A e C.
Água-de-coco: é um alimento muito saudável, pouco calórico e remineralizante, muito recomendada tanto em regimes de emagrecimento como umrepositor de minerais, agindo como um soro natural. Possui mais de oito minerais.

fonte: 100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 19 de novembro de 2016

15 Benefícios do Limão – Para Que Serve e Propriedades


O limão é uma fruta cítrica pequena e pode ser encontrado em diversas variedades, todas muito ricas em sabor. Há muitos benefícios do limão para a saúde e boa forma também. Ele contém muitas vitaminas e minerais e pode ser usado de várias maneiras, como suco, tempero para salada, adicionado em bebidas, em conservas, sopas e sobremesas. Entenderemos a seguir detalhes sobre as propriedades do limão e para que serve exatamente.

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age na luta contra os radicais livres e tem ação na renovação celular, ou seja, ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.
Um pouco sobre o limão

O limão vem de uma árvore perene originalmente encontrada na Ásia. Existem muitas variedades da fruta e sua cor varia do verde intenso ao laranja, passando por tons mais amarelados. Toda a fruta, sua polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários e têm propriedades importantes responsáveis pelo benefícios do limão para a saúde.

O suco de limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras.

Vamos entender agora as propriedades do limão para saúde e boa forma.

1- Rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas
Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O suco de limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

2- Rico em vitamina C combate os radicais livres
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

3- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas
Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

O limão também traz benefícios ao coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres que atacam a saúde das nossas células. Os radicais livres também agem das células dos vasos sanguíneos e paredes dar artérias, danificando-os e tornando-o mais suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. A vitamina C pode ser útil também para prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e doenças do coração em diabéticos.

4- Ajuda o sistema imunológico
A vitamina C também é vital para fortalecer o sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é proteger o organismo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser úteis em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

5- Ajuda na prevenção e combate ao câncer
Além da já conhecida ação da vitamina C na luta alternativa contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios da casca do limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

Cientistas também já sabem que o extrato de limão pode destruir uma grande variedade de células com câncer em diferentes partes do nosso corpo como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões. Ele eliminaria somente as células malignas, sem afetar as células saudáveis do organismo. Alguns artigos apontam ainda para a possibilidade de o limão ser mais efetivo do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Foi realizado um estudo na Europa com pacientes portadores de diferentes tipos de câncer. Neste estudo, pacientes que consumiram 150 gramas de frutas cítricas quatro ou mais vezes por semana tiveram uma diminuição significativa dos riscos de câncer, com exceção do câncer de mama. No entanto, um estudo americano semelhante, mostrou também uma diminuição no risco de câncer da mama em participantes utilizando as mesmas porções de cítricos.

Nota:
Ao consumir frutas cítricas é importante não ficar restrito apenas ao suco. A polpa, a casca e até as sementes devem ser consumidas quando possível. Uma pesquisa mostrou que 75 gramas de cítricos por dia (o equivalente a um limão Taiti médio), seria a quantidade mínima ideal a ser ingerida por aqueles que desejam reduzir os riscos de câncer.

6- Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL
Alguns estudos indicam que o limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo. Isto se deve aos flavonoides encontrados na casca do limão assim como em outras frutas cítricas como as laranjas e tangerinas. Os flavonoides são antioxidantes com um poderoso efeito sobre os níveis de colesterol no organismo, mas lembre-se que a grande quantidade de flavonoides do limão está concentrada na pele mais externa da casca, onde está a cor e o sabor amargo da fruta.

Em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science (Jornal americano que estuda as ciências humanas e sociais), publicado em 2013, os cientistas relataram que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol. O estudo também incluía exercícios regulares e uma dieta com pouca gordura.

7- Proteção contra a artrite reumatoide
Frutas cítricas, como laranjas e limões são ricas em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatoide. A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

8- Bom para problemas digestivos
Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel a esta solução.

9- Ajuda a perda de peso
Celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow não escondem que são adeptos ao consumo de água com limão e afirmam que o líquido não só é a “Fonte da Juventude” em si, mas ainda estão certas de que ajuda na perda de peso. Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.

Na verdade, o suco de limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra os ataques de fome. Portanto tomar de suco de limão espremido em água é mesmo um remédio facilitador da perda de peso.

10 – Protetor para os dentes
O suco de limão também é comumente indicado por dentistas de diferentes especialidades. O suco do limão espremido na hora pode ser aplicado para amenizar dores de dente e também serve para massagear a gengiva para diminuir sangramentos e eliminar mau cheiro causado por gengivites.

11- Bom para pessoas com hipertensão
Beber suco de limão é útil para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque contém potássio. Ele controla os sintomas da pressão arterial elevada como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por causa desta propriedade ele também serve para reduzir o stress mental e depressão.

Pessoas que não consomem quantidade suficiente de potássio estão em maior risco de serem afetadas por distúrbios cardiológicos.

12- Pode ajudar a tratar pedras nos rins
O suco de limão pode ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber suco de limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem.

Outra pesquisa realizada pela American Urological Association (Associação Americana de Urologia) detectou que o suco do limão pode eliminar a ocorrência de cálculos renais porque impede a formação dos cristais que dão origem às pedras.

13- Saúde oral
Um copo de suco de limão na parte da manhã serve para manter a saúde da boca. Suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias causadoras do mau hálito. Ele também melhora a dor de dente e trata sangramentos e inflamações provenientes de doenças bucais como a gengivite. O limão também é um agente de branqueamento natural dos dentes e ajuda no seu clareamento. No entanto é preciso ter o cuidado de fazer gargarejo com água após a ingestão de limão para evitar danos ao esmalte do dente.

14- Diurético natural
O suco de limão evita infecções do trato urinário. Isto porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e a frequência com que se vai ao banheiro, portanto, elimina rapidamente as bactérias que podem causar infecções no trato urinário.

15- Benéfico para a pele e os cabelos
O suco do limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem curar diversos problemas relacionados com a pele. Ele pode ser aplicado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.

A vitamina C, abundante no limão, também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol, evitando assim rugas e o envelhecimento precoce.

Tomar um copo de limonada diariamente trás benefícios e vitalidade para a pele e os cabelos.

Quando aplicado no couro cabeludo, o suco de limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados com o cabelo e couro cabeludo. O suco de limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.
Como comprar e armazenar o limão

Um dos truques para encontrar um limão de qualidade é encontrar um que tenha pele fina e brilhante, visto que aqueles com cascas espessas terão menos polpa e, portanto, serão menos suculentos. Escolha limões que são pesados ​​para seu tamanho e cuja casca tem uma textura fina. Os que têm cor mais amarelada serão menos ácidos do que os que têm cor verde. Rugas e manchas indicam que já está maduro demais.

Para manter os limões frescos por mais tempo, mantenha-os à temperatura ambiente, longe da exposição ao sol. Se armazenados na geladeira, eles podem durar cerca de quatro semanas. O sumo de limão e as raspas da casca também podem ser armazenados para uso posterior. Para guardá-los, coloque o suco de limão espremido na hora em formas de gelo até congelar, depois coloque em sacos de plástico no congelador. Raspas de limão secas devem ser armazenadas em local fresco e seco, em um recipiente de vidro hermético.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Outras referências:
  1. Gharagozloo, Marjan, and Abbas Ghaderi. “Immunomodulatory effect of concentrated lime juice extract on activated human mononuclear cells.” Journal of ethnopharmacology 77.1 (2001): 85-90.
  2. Khaw, Kay-Tee, et al. “Relation between plasma ascorbic acid and mortality in men and women in EPIC-Norfolk prospective study: a prospective population study.” The lancet 357.9257 (2001): 657-663.
  3. Kurl, S., et al. “Plasma vitamin C modifies the association between hypertension and risk of stroke.” Stroke 33.6 (2002): 1568-1573.
  4. Ogata, Shin, et al. “Apoptosis induced by the flavonoid from lemon fruit (Citrus limon BURM. f.) and its metabolites in HL-60 cells.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 64.5 (2000): 1075-1078.
  5. Pattison, D. J., et al. “Vitamin C and the risk of developing inflammatory polyarthritis: prospective nested case-control study.” Annals of the rheumatic diseases 63.7 (2004): 843-847.
  6. Wood, M. “Citrus compound: ready to help your body.” Agricultural research (2005).
  7. The World’s Healthiest Foods.
  8. Touhami, Mohammed, et al. “Lemon juice has protective activity in a rat urolithiasis model.” BMC urology 7.1 (2007): 18.
  9. Peterson, Julia J., et al. “Flavanones in grapefruit, lemons, and limes: A compilation and review of the data from the analytical literature.” Journal of food composition and analysis 19 (2006): S74-S80.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.