sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Limão: barato, fácil de encontrar e aliado da saúde


Limão
O limão é bastante conhecido dos brasileiros: vai bem na forma de suco geladinho, para dar aquele toque ao peixe e ao camarão, ou em sobremesas como sorvete ou mousse. O melhor é que não pesa no bolso: é uma fruta barata e que pode ser encontrada o ano todo.

De acordo com a nutricionista Stephanie Fontanari, além de vitamina C, seu principal nutriente, o limão também contém silício, fósforo, cálcio, ferro, potássio, magnésio e algumas vitaminas do complexo B. "O limão, por ser fonte de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e ajuda na absorção de outros nutrientes, como ferro e cálcio.

Antitérmico e antibiótico por ser rico em ácido cítrico, o limão ajuda a alcalinizar o sangue fortalecendo, assim, o sistema imunológico. Seus poderes adstringentes ajudam a eliminar gases e eliminar o excesso de gordura consumida. Também tem propriedades laxantes por conta da fibra e do magnésio, estimulando o bom funcionamento intestinal.

Aliás, o magnésio presente no limão possui papel fundamental no combate a osteoporose, porque sem o magnésio o cálcio não se fixa nos ossos. "Ele é considerado um tônico das articulações e músculos - inclusive do músculo cardíaco, protegendo de doenças cardiovasculares", pontua Stephanie. O potássio também merece um aparte: ele regula a entrada de água nas células.

Estudos dão conta de que existe um princípio ativo na casca da fruta chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico, dissolve cálculos renais e previne o câncer.

A fruta também é aliada para quem quer perder peso, conforme explica a especialista: "Ela possuiu propriedades emagrecedoras, pelo seu efeito desintoxicante, ajuda a baixar os níveis de colesterol e alcalinizar o sangue". Além disso, o limão possui uma fibra natural que reduz a absorção de gordura armazenada pelo corpo, e ajuda você a se sentir saciado. "Na sua entrecasca há uma fibra chamada pectina. Essa fibra solúvel ajuda a redução do colesterol ruim e confere uma sensação de saciedade maior, pois retarda a digestão do carboidrato", diz.

E, para quem está a fim de colher os benefícios do limão, a nutricionista indica o consumo de até duas frutas por dia. "O limão pode ser consumido em forma de suco, molhos, como tempero das saladas ou em cima de carnes", sugere. E nem é preciso se preocupar com calorias: 100 gramas da fruta possuem apenas 44 kcal.

Na hora de comprar, prefira os mais verdinhos, com casca brilhante. Ao manusear o limão, deve-se lavar muito bem as mãos antes de se expor ao sol. Todo cuidado é pouco pois podem se formar manchas escuras na pele.

Com benefícios incontáveis, só há um porém: como a fruta é considerada ácida, existe uma contraindicação. "Deve ser evitada por pessoas que apresentam desconforto gástrico com a sua ingestão", finaliza Stephanie.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/lim-o-barato-f-cil-encontrar-e-aliado-182700328.html
Por Carolina Mouta | Yahoo Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário