quinta-feira, 1 de junho de 2017

O limão (Citrus limonum)

limoeiro é, como a laranjeira, uma árvore da família das Rutáceas, do gênero Citrus. É cultivado em todos os países de clima propicio. É mais resistente ao frio do que a laranjeira. Multiplica-se por sementes e por enxertia. Sua cultura tem as mesmas exigências que a da laranjeira.


O limão, riquíssimo em vitaminas, é de larga aplicação medicinal e culinária. Seu sumo, muito rico em ácido cítrico, é muito usado como remédio, como condimento e no preparo de refrescos.

Há mais de dois séculos o limão já era usado empiricamente no combate ao escorbuto, sendo até obrigatório o seu consumo pela esquadra inglesa.

Quando descoberta a vitamina C, que também se chama ácido ascórbico, constatou-se ser esse o fator anti-escorbútico do limão.

Hoje são conhecidas muita fontes de vitamina C, mais ricas do que o próprio limão; não obstante, esse hesperídio continua ocupando uma posição de destaque tanto na medicina como na cozinha.

As curas maravilhosas do limão e da laranja

A. Balbach – Editora M.V.P – São Paulo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário