quinta-feira, 1 de junho de 2017

Xarope para tratamento da azia

Basta comer certos tipos de alimento ou exagerar um pouquinho para que algumas pessoas comecem a sofrer com os sintomas da azia. A sensação de queimação se espalha da boca do estômago até a garganta e o incômodo é garantido. A azia também pode ser acompanhada de dores no estômago e refluxo (quando o alimento volta do estômago para o esôfago).


azia é causada pela presença de ácido no esôfago, provocando a sensação de queimação. Alimentos muito ácidos, gordurosos, picantes ou condimentados normalmente são os responsáveis pela azia. Por isso, frituras, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frutas ácidas, pimenta e chocolate devem ser evitados por quem sofre com azias constantes.

De um modo geral, uma alimentação adequada, atividade física e bons hábitos são essenciais para acabar com a azia. Além dos alimentos que irritam o aparelho digestivo, o sedentarismo, o alcoolismo e o tabagismo contribuem para o refluxo da secreção ácida e causam queimação.

Se você padece constantemente com a azia, o ideal é que se procure um médico para que ele verifique se há alguma doença causando o refluxo e a queimação. Além da mudança de hábitos, a uva pode ser uma grande aliada para reduzir a queimação no estômago. Desde a antiguidade, é comum tomar um cálice de vinho após as refeições, para ajudar na digestão. O excesso de álcool, no entanto, pode agravar a produção de ácido no processo digestivo. Por isso, veja como reduzir o teor alcoólico do vinho e se beneficiar dos seus poderes digestivos.
Xarope de Vinho

Remédio para azia
Você vai precisar de:

1/2 kg de uvas
1 garrafa de vinho
4 cravos da índia
1 pau de canela
1 kg de açúcar mascavo
1 l de água

Modo de Preparo:
Cozinhe as uvas na água, depois esmague e coe o líquido;
Junte o concentrado de uva com a açúcar, o cravo, a canela e o vinho;
Leve a mistura ao fogo e deixe ferver até ficar no ponto de xarope.

Posologia
Beba 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições.
Cuidados

Por conter álcool, o xarope deve ser evitado por pessoas com tendência ao alcoolismo ou que sofram com problemas de fígado. Também não é recomendado para quem tem diabetes ou glicose alta, já que o xarope leva bastante açúcar.


Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário