sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Eucalipto - Essas folhas podem fazer maravilhas por você!


7 motivos para você ver isso agora! confira!

Conheça agora todas as propriedades e os benefícios do eucalipto para a sua saúde e beleza. A árvore do eucalipto é nativa da Austrália, mas, ao longo dos anos, passou a ser cultivada em todo o mundo. Isto se deve aos benefícios do eucalipto, que proporcionam bem-estar devido as suas propriedades que ajudam o corpo e a mente humana.

O eucalipto tem diferentes tipos de usos, já que suas folhas podem ser usadas para fazer um simples e saboroso chá, ou então para uso medicinal e cosmético. As folhas verdes do produto e o óleo essencial, que é conhecido como eucaliptol, têm sido utilizados para vários fins terapêuticos.

Benefícios do eucalipto para a saúde

1- Combate a tosse
O chá de eucalipto é um importante aliado no combate à tosse e, ainda, reduz a formação de muco nos brônquios. Além disso, ao tomar o chá a pessoa com tosse forte passa a ter as secreções mais fluídas, contribuindo para o alívio da doença devido às propriedades estimulantes e calmantes do eucalipto.

Para fazer o chá de eucalipto é muito simples, basta colocar 3 colheres de chá de folhas em ¼ de litro de água.

2- Cabelo
Quem sofre com cabelos ressecados e coceira no couro cabeludo, deve usar xampu feito a base de eucalipto, que ajuda a prevenir o ressecamento dos fios, com controle das coceiras que podem surgir devido aos fios danificados.

3- Expectorante
Muitas pessoas usam o óleo diluído de eucalipto no uso interno de locais, para limpeza geral de casas, ou então na vaporização de ambientes, como saunas, por exemplo. Isto se deve as propriedades expectorantes do produto, que ajudam a remover o excesso de muco em vias aéreas.

Além disso, o eucalipto é um importante antisséptico, que pode ter seu uso potencializado com camomila ou tília, por exemplo.

4- Tratamento de feridas
O eucalipto possui alto poder germicida quando utilizado em forma de óleo, ajudando a curar feridas, úlceras e queimaduras. É muito simples obter as vantagens do eucaliptol: é só despejar algumas gotas do óleo no curativo e, em seguida, cobrir a área que está com ferimentos.

5- Uso para diabéticos
Geralmente as pessoas com diabetes têm várias restrições quanto ao consumo de açúcar em sua dieta. Para tentar amenizar os efeitos desagradáveis da doença no organismo, é só fazer a infusão das folhas do eucalipto. Porém, não é aconselhável consumir mais do que uma xícara de chá diariamente.

6- Alívio de dores musculares
O eucalipto possui propriedades relaxantes e analgésicas, o que ajuda muitas pessoas que sofrem com dores musculares. Para obter um bom resultado, basta adicionar 4 gotas de óleo de eucalipto em óleo de amêndoas (100 ml). Em seguida, é só esfregar o produto na área afetada, pelo menos, duas vezes ao dia.

7- Massagem
Muitas pessoas procuram massagistas que fazem massagens com óleo de eucalipto, pois a substância é responsável por criar uma sensação de bem-estar. A recomendação é que o óleo seja aplicado em pontos de pulso durante a massagem.

Aprenda a preparar um delicioso chá e obter todos os benefícios do eucalipto:

Para tomar um delicioso chá de eucalipto você vai precisar de:

1 colher de sopa de folhas picadas de eucalipto;
1 xícara de chá de água.

Como preparar e consumir:
Ferva a água, deixando reservado em uma xícara as folhas picadas do eucalipto. Em seguida, despeje a água quente sobre as folhas, tampe com um pires e deixe descansar por um tempo.

Logo depois, quando o chá estiver morno e pronto para o consumo, passe por um coador. Você pode acrescentar gotas de limão no chá e, ainda, adoçar com mel. A pessoa pode tomar até 3 xícaras de chá de eucalipto ao longo do dia. Porém, mulheres grávidas e que estão amamentando não devem consumir a bebida.

Gostou de saber os benefícios do eucalipto? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais nossa dica de receita com o produto!

fonte
por Fabiana
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Benefícios da Salsinha

Salsinha: perfumada, saborosa e repleta de benefícios

O nome científico Petroselinum crispum te diz alguma coisa? Provavelmente não, mas a planta é bastante conhecida. Estamos falando da salsinha ou salsa, que é bastante usada no Brasil e em vários países do mundo para aromatizar e dar sabor a diversos tipos de alimentos.
As folhas são bastante perfumadas, além de terem um gosto bem marcante. Por isso, a salsinha é um dos ingredientes do cheiro verde, que usamos bastante como tempero de pratos caldos, sopas e refogados em geral.

Para além do sabor, a salsa também tem bastante relevância quando pensamos em nossa saúde. Seus diversos nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, controlar a hipertensão e neutralizar os efeitos dos radicais livres dentro de nossas células, além de outros benefícios. Essas propriedades fazem com que o consumo da salsinha seja bastante recomendado por médicos e nutricionistas.
Para que você possa saber um pouco mais sobre a planta, falaremos mais especificamente sobre os diversos benefícios.

Propriedades e benefícios
A salsinha tem grande capacidade diurética, ou seja, estimula o funcionamento dos rins a eliminar líquidos do organismo. Esse efeito ajuda a purificar os rins, além de ajudar a combater o inchaço e a retenção hídrica. Por isso, o uso do chá de salsinha costuma ser indicado para auxiliar no emagrecimento como um potencializador da dieta.

Por conter sais minerais importantes como ferro, cálcio, fósforo e enxofre, a salsa desempenha diversos papeis importante em nosso organismo. O consumo do ferro é eficaz para reduzir a fraqueza e o cansaço físico, além de combater a anemia. Nesses casos, é melhor comer a hortaliça crua, como em saladas ou no preparo de sucos.
O cálcio contido nas folhas e talo da salsa é bom para fortalecer os ossos e combater doenças como a osteoporose. Os principais beneficiários dessa propriedade benéfica são as crianças, que estão com os ossos em formação, e os idosos, que começa a sofrer com a perda de cálcio. Os atletas também devem ingerir bastante cálcio como forma de aumentar o preparo físico.

Como consumir?
O consumo da salsa, como mencionamos no decorrer do texto, é altamente benéfico para o organismo. A forma mais comum de ingestão é como tempero, porém podemos usar a salsa de diversas outras formas. Juntamente com frutas, é possível fazer sucos com as folhas e também aproveitar os talos que não usamos no preparo de alimentos.
O chá de salsinha também pode ser feito usando talos e folhas, na medida de 1 colher (sobremesa) para 1 xícara (chá) de água.

A infusão feita com as folhas da salsinha melhoram a digestão. O ideal é tomar uma xícara do chá antes das principais refeições ou depois de cometer algum exagero alimentar. Já a aplicação direta das folhas como compressas e emplastos ajuda a desinflar regiões lesionadas após batidas ou quedas, além da função analgésica.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Casca de abacaxi é bom para desinchar: nutricionista ensina a consumir com 2 receitas


Rico em vitaminas do complexo B, pouco calórico, diurético e bastante conhecido por ajudar na digestão, o abacaxi é ótima opção para quem busca emagrecer com saúde por, ainda, driblar a vontade de comer algo doce. E saiba que, além de sua polpa, a fruta ainda tem em sua casca uma boa fonte de nutrientes e, claro, fibras.

Por ser dura e áspera, a casca do abacaxi normalmente é descartada, mas ela pode sim ser utilizada em receitas, de acordo com Lívia Nogueira, nutricionista do Oba Hortifruti. A profissional explica que a casca da fruta agrega mais saúde no preparo de sucos, chás e receitas doces, como bolo e geleia. Confira opções ensinadas pela especialista:

Farofa de casca de abacaxi
Ingredientes:
1 xícara (chá) de casca de abacaxi batida no liquidificador
1 tomate
1 xícara de cenoura ralada
30 ml de óleo de coco
½ kg de farinha de mandioca crua
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
1 cebola picada

Modo de preparo:
Leve ao fogo para refogar o óleo de coco, cebola e alho. Acrescente aos poucos as verduras, legumes e deixe refogar. Em seguida, coloque o abacaxi, tempere e, por último, acrescente a farinha de mandioca mexendo sempre, para ficar uma farofa bem solta.

Receita de suco de casca de abacaxi
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi
1 litro de água
Adoçante
Hortelã

Modo de preparo:
Higienize bem a casca do abacaxi, colocando de molho em água clorada (o ideal é usar hipoclorito hortifruti ou água sanitária) com cerca de 10 gotas para 1 litro de água. Deixe mergulhado entre 15 a 30 minutos e depois enxágue bem.

Após a limpeza, bata no liquidificador as cascas da fruta (deixe um pouco de polpa da fruta na casca) com meio litro de água. Coe e bata novamente com a água restante, adoce como preferir e beba em seguida. Para um sabor mais refrescante, a dica é adicionar algumas folhas de hortelã.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Uxi Amarelo – Propriedades Medicinais

As plantas medicinais sempre conseguem nos surpreender. Esse é o caso do uxi amarelo (Endopleura uchi), uma árvore nativa da Floresta Amazônica, mais especificamente do estado do Pará. Sua casca, juntamente com a unha de gato, é popularmente usada no preparo de um chá para tratar miomas. Segundo o médico Afrânio Melo Lins, 90% das pacientes que fizeram uso do chá obtiveram resultados positivos (Fonte: Globo Repórter).

Nomes Populares:
uchi
uxipuçu
axuá
Uchi

Folhas e frutos do Uxi
pururu
cumatê

Propriedades:
Várias propriedades medicinais são atribuídas à planta, como:

*anti-inflamatória
*antioxidante
*antiviral
*depurativo
*diurético
*vermífugo
*imunoestimulante

Por isso, o chá da casca do uxi é indicado para tratar:
*miomas
*infecção urinária
*ovário policístico
*cistos
*inflamação no útero

Cuidados
Apesar de vários indícios mostrarem os benefícios do chá de uxi amarelo, é importante não fazer uso do tratamento natural de forma indiscriminada. Não existem estudos sistemáticos que comprovem a eficácia do uxi, nem quais são suas contraindicações. Por essa razão, siga sempre as orientações de um especialista.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Chás para inflamação no útero

Tanchagem

O tratamento para inflamação no útero depende muito do local onde ocorreu o problema. O chá com as folhas certas pode garantir a finalização de inflamações no útero, além de infecções e feridas.

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre como tratar inflamações no útero através do chá adequado, confira!

Onde pode ocorrer a inflamação?
A inflamação no útero pode acontecer na região mais estreita da vagina, chamado de cérvix ou colo do útero. Este tipo de inflamação na maior parte dos casos não apresenta sintomas, no entanto, caso não seja tratado pode levar a infecções mais graves, atingindo os ovários, trompas de falópio e endométrio.

O exame adequado para se diagnosticar esse tipo de inflamação no colo do útero é o Papanicolau.

Foto: Reprodução
Principais sintomas de inflamação no útero
*Corrimento com mau cheiro (leucorreia);
*Sangramento após o contato íntimo;
*Sangramento fora do período menstrual;
*Dor ao urinar (disúria);
*Dor durante ato íntimo (dispareunia);
*Dor na parte inferior da barriga (abdominal baixa);
*Atraso na menstruação.

Principais causas
*Através de doenças sexualmente transmissíveis (gonorreia, clamídia);
*Falta de higiene;
*Microrganismos presentes na vagina;
*Alergia a produtos como látex, produtos químicos, espermicidas, entre outros;
*Lesões provocadas pelo parto;
*Duchas vaginais frequentes.

Tratamento caseiro a base de chá
O chá de folhas de tanchagem representa um ótimo remédio natural para o tratamento de inflamações do útero. Possui fortes propriedades anti-inflamatórias, que contribuirão para um rápido tratamento. No entanto é importante lembrar que, caso a inflamação não esteja diminuindo com o efeito do medicamento natural, é importante consultar um ginecologista urgentemente.

Você irá precisar:
20 gramas de folhas de tanchagem;
1 litro de água fervente.

Ferva a água com as 20 gramas de folhas de tanchagem. A pós a fervura aguarde por cerca de 3 minutos, em seguida desligue o fogo. Deixe as folhas repousarem na água quente por alguns minutos, até que fiquem escuras. Após isso, consuma o chá em temperatura morna. Para um tratamento mais eficiente esse chá deve ser ingerido até cinco vezes por dia ou mais (durante o período de tempo que a inflamação do útero persistir).

Dicas de outros chás
Plantas como uxi amarelo e unha de gato são excelentes para serem preparados em forma de chá.

Ambas as plantas podem ser preparadas da mesma forma que a receita do chá de tanchagem. Além de propriedades que tratam de inflamações no útero, essas também são capazes de tratar distúrbios menstruais, miomas, quistos e hemorragias.

Meios de prevenção
É importante que toda mulher tome algumas precauções para prevenir que esse tipo de inflamação aconteça, como, por exemplo:

*Limitar o número de parceiros sexuais;
*Evitar produtos químicos presentes em itens como tampões perfumados;
*Evitar duchas vaginais;
*Evitar espermicidas;
*Usar camisinha (que não cause alergia);
*Ir ao ginecologista anualmente (realizar o exame Papanicolau);
*Dormir sem calcinha (aumento de ventilação);
*Ter higiene básica;
*Cuidar com a baixa imunidade (anemia).

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sábado, 16 de setembro de 2017

Esta folha e fruta estimulam a produção de insulina, limpam os rins, eliminam o ácido úrico, protegem contra câncer e melhoram a visão


Imagine uma folha que estimula a produção de insulina, limpa os rins, elimina o ácido úrico e regula a pressão arterial. Não precisa ficar só no campo da imaginação, porque ela existe!. A planta que compartilharemos neste post é um excelente tratamento para manter os órgãos funcionando perfeitamente. Combinada a um estilo de vida saudável, como uma boa dieta e exercícios físicos, você estará evitando qualquer condição ou problema de saúde.

Estamos falando de nada mais e nada menos do que da folha de nespereira!

Se você já cuida de sua saúde com alimentos naturais, então sabe como eles podem ser realmente poderosos e encher nosso corpo de propriedades, vitaminas e minerais. Tudo o que você precisa para desfrutar dos benefícios das folhas de nespereira é preparar uma infusão.

As vantagens são:

- Estimula a produção de insulina, evitando o diabetes e tratando a doença.

- Melhora o funcionamento do pâncreas.

- Melhora o movimento das mucosas do nosso organismo.

- Desintoxica o corpo e melhora a função hepática.

- É um bom tratamento contra a urticária, previne a inflamação e vermelhidão da pele.

- Fortalece o sistema imunológico.

- Melhora a função renal, limpa os rins e aumenta a acumulação de pedras.

- Evite a hipertensão arterial.

Beba o chá com frequência.

Além das folhas, existe o fruto da nespereira, a nêspera. Ela é uma fruta doce e rica em muitas vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonoides e outros nutrientes. Pouco a pouco ela está se tornando popular em vários países, inclusive no Brasil, devido ao seu agradável sabor doce e picante. A nêspera contém pectina, uma fibra que elimina toxinas e protege o intestino de várias doenças, inclusive o câncer. Ela também possui uma alta quantidade de antioxidantes eficazes na proteção do corpo contra os radicais livres e o estresse oxidativo.

Por tudo isso, a nêspera é muito benéfica na proteção contra o câncer, inflamação, doenças degenerativas e benéfica para a saúde dos olhos e do cérebro.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Casca e semente de abacate têm ação antioxidante


A casca e a semente do abacate das variedades Hass e Furte possuem compostos com atividade antioxidante. A descoberta foi feita pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba.

As substâncias identificadas no estudo da agrônoma Maria Augusta Tremocoldi apresentam grande potencial de utilização na indústria de alimentos e farmacêutica. Os compostos bioativos poderão ser utilizados em substituição aos antioxidantes sintéticos.

“Com base nos resultados deste estudo, casca e semente de abacates podem ser introduzidos na forma de extrato em pó em produtos alimentícios”, concluiu Maria Augusta em entrevista à Agência USP.

Estas variedades de abacates com ação antioxidante não são muito comuns no Brasil.

fonte
imagem
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Sete sangrias - Chá para colesterol alto


Combater os sintomas do colesterol alto é a meta de muitos. Por isso vamos postar aqui um chá para o colesterol alto a partir da erva sete sangrias, amplamente encontrada no Brasil. Entre as propriedades desta planta, está tonificar os vasos sanguíneos, liberar radicais livres e eliminar as toxinas do sangue, auxiliando o trabalho dos rins.
O colesterol alto pode ser evitado se você não tiver dentro dos fatos de risco que citamos no fim desta matéria, se tiver uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e com o mínimo de óleos, gorduras e carnes vermelhas.

A escolha da dieta adequada é muito importante. Prefira as farinhas integrais pois as fibras ajudam a diminuir o colesterol. Prefira também os peixes e carnes grelhadas, leite desnatado e comidas assadas ao invés de frituras.
Pratique exercícios físicos aeróbicos, evite o estresse e sobretudo faça controle médico, pois em alguns casos o uso de remédios é indispensável. Nunca pare sua medicação sem a autorização médica.

Chá para abaixar o colesterol
Veja como fazer o chá natural e caseiro bom para diminuir as taxas do colesterol ruim. Este chá é bastante indicado para reduzir o colesterol, mas existem outros chás para colesterol e o melhor você só vai saber qual é testando mesmo cada um, pois cada organismo funciona de uma maneira.Sete Sangrias

Você vai precisar de:
1 colher de chá sete sangrias picadas,
1 xícara de chá de água

Modo de Preparo: Após ferver a água, coloque a sete sangrias picadas e deixe abafado por 10 minutos. Feito isso, coe o chá.

Posologia e cuidados
Beba uma xícara de chá por uma a três vezes ao longo do dia. Em excesso, pode causar diarreia!

Outras dicas
Além de curar o colesterol alto, o chá pode auxiliar em problemas de pele como eczemas, furúnculos, psoríase, dermatites e outros problemas respiratórios e insônia.

Entenda mais sobre o que é Colesterol
Você fez exame de sangue e recebeu o diagnóstico de colesterol alto? Não se apavore, pois é uma situação muito comum e com alguns cuidados simples é fácil controlar e diminuir o colesterol elevado.
O colesterol, para explicar de maneira simples, é uma espécie de gordura que existe no organismo e que é importante para o bom funcionamento das células, cerca de 70% do colesterol no nosso corpo é produzido pelo fígado e o restante a gente adquire através dos alimentos.
Existem dois tipos de colesterol, o bom e o ruim, respectivamente HDL (High Density Lipoprotein – Lipoproteína de Alta Densidade) e LDL ( Low Density Lipoprotein – Lipoproteína de Baixa Densidade).
O funcionamento destes dois tipos de colesterol funcionam assim, o colesterol bom pega o colesterol ruim e leva ele de volta ao fígado para ser metabolizado. O colesterol ruim se ficar parado nas artérias pode entupir as veias, impedindo o fluxo normal da corrente sanguínea o que pode levar a um trabalho exaustivo de bombeamento do sangue, fazendo a pressão ficar alta e até mesmo causando um infarto.
O colesterol bom trabalha pegando o colesterol ruim pelo sangue e levando ele até o fígado, por isso que se diz que o colesterol ruim tem que ficar baixo e o colesterol bom deve ficar alto pois quando mais colesterol do bem para carregar o colesterol ruim, melhor será.
O colesterol bom deve ficar acima de 60 mg/dl e o colesterol ruim deve estar abaixo de 100 mg/dl, e o colesterol total deve ficar abaixo de 200 mg/dl.

Causas e sintomas do colesterol alto
Agora que já entendeu um pouco sobre o colesterol, fica mais fácil entender as causas. O colesterol alto é o acúmulo de colesterol, como dissemos o próprio corpo já o produz, se você comer alimentos que aumentam o colesterol, ele vai elevar demais. Então a primeira causa é a alimentação errada, mas além disso, existem outros fatores que contribuem para isso como o fumo, a diabetes, a obesidade e sedentarismo, e a idade, pois quanto mais velhos ficamos mais chances de o colesterol piorar.
O colesterol é silencioso, ou seja, ele não manifesta muitos sintomas, por isso é muito importante um check up médico anual principalmente depois dos 35 anos.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Alcachofra: Valor nutricional e benefícios para a saúde


Se você tem problemas de vesícula biliar ou de constipação, a alcachofra é a sua aliada.

Valor nutricional da Alcachofra?
100 gramas de alcachofra têm aproximadamente:

*3 gramas de carboidratos.
*2,5 gramas de proteínas.
*11 gramas de fibra, especificamente, de inulina, que é uma fibra prebiótica, ou seja, que serve de alimento para os germes saprófitos benéficos que temos no intestino e isso é bom para a saúde.
*82 gramas de água.
*22 calorias, o que é muito pouco, mas era de se esperar, já que as alcachofras têm muito poucos carboidratos e poucas proteínas em sua composição.

Quais minerais têm as Alcachofras?
As alcachofras se destacam pela quantidade de cálcio que têm em 100 gramas, existem 53 mg de cálcio, também é rica em fósforo, têm 130 mg, e 26 mg de magnésio. Como qualquer outra verdura é rica em potássio com cerca de 350 mg em 100 gramas de alcachofra.

Quais vitaminas têm a Alcachofra?
A alcachofra tem bastante vitamina E, que é um poderoso antioxidante, que tem sido relacionado à redução das doenças cardiovasculares e do câncer. Também possui vitamina D e pequenas quantidades de vitamina B3.
A alcachofra tem uma substância chamada cinarina que é a que lhe dá o sabor amargo que tem. Também tem cinaropocrina que tem um efeito colerético, ou seja, que faz com que a vesícula biliar funcione melhor. Isso é importante para as pessoas que têm problemas de vesícula.

Outra substância importante que possui é o ácido clorogênico, que é um composto fenólico com ação antioxidante. Quando falamos dos não nutrientes, dizemos que essas substâncias são importantes porque previnem muitas doenças, e também tem ácido málico e ácido cítrico.

Recomendações ao comprar ou armazenar a Alcachofra
Quando se compra uma alcachofra, esta tem que pesar bastante com relação ao tamanho. Quando é apertada não deve ser fofa. Para saber se está fresca, você pode aproximá-la do ouvido e ao apertá-la um pouco faz clique e isso indica que está fresca.

Se são compradas e, sem seguida, cozidas, não há nenhum problema, mas se não forem consumidas imediatamente devem ser mantidas na geladeira, mas fechadas em sacos de plástico e na área das verduras.

Benefícios da Alcachofra para a saúde
A alcachofra é uma verdura que fornece muito poucas calorias, portanto, as pessoas que têm problemas de excesso de peso é aconselhável consumi-las, porque saciam muito. Para as pessoas constipadas, é interessante consumi-las devido à grande quantidade de fibras que possuem.

Para as pessoas com problemas na vesícula biliar é altamente recomendável o seu consumo. Em geral, todas as pessoas deveriam consumi-las, já que reduzem o risco de câncer e doenças cardiovasculares, que são as causas de morte mais frequentes, devido à quantidade de substâncias antioxidantes que possuem.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

CITRONELA - Saiba tudo sobre ela


A citronela, é também conhecida como citronela de java, capim-citronela e citronela do ceilão. Pertence à família das gramíneas e seu nome científico é Cymbopogon winterianus.

A planta consegue se desenvolver facilmente em qualquer tipo de solo, no entanto, se você pretende plantar citronela, quanto mais o solo estiver fértil e úmido, mais nutrientes e força a planta terá. A citronela tem sua origem em países da índia, Ásia, Indonésia e Sri Lanka.

Sabemos que o óleo de citronela é dotado de vários benefícios que vão desde espantar mosquitos dentro de casa, até mesmo a utilização como antidepressivo. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre os principais benefícios encontrados no óleo de citronela, confira!

Óleo de citronela e seus benefícios

Antidepressivo;

Anti-inflamatório;
Bactericida;
Antisséptico;
Desodorizante;
Sudorífico;
Diurético;
Febrífugo;
Inseticida;
Fungicida;
Vermífugo;
Tônico;
Estimulante.


O óleo de citronela pode ser utilizado principalmente para quadros de doenças infecciosas, dores de cabeça, gripe, fadiga, cãibras, sinusite e estresse. Também pode ser utilizada como repelente natural de insetos, e o melhor, é ecologicamente correto, não sendo tóxico para os seres humanos e animais domésticos.

Como utilizar o óleo de citronela?

Dentro de casa
O óleo de citronela deve ser diluído em água e com a ajuda de um pano de chão e rodo, passe por todo o chão da casa. A citronela também pode ser borrifada no jardim para espantar insetos como baratas, formigas, moscas e aranhas. O óleo também pode ser borrifado em todos os ambientes da casa, como, por exemplo, sendo utilizado dentro de odorizadores.

Contra os mosquitos
Agora se você estiver em um acampamento ou local com muitos mosquitos e insetos, é possível aplicar o óleo natural de citronela diretamente na pele, evitando a aproximação dos insetos.

Em benefício do organismo
Para garantir um efeito imediato no organismo, o óleo pode ser utilizado através de inalação, escalda-pés, compressas e massagens pelo corpo.

O óleo também é ideal para deixar a pele mais bonita, por isso a citronela é muito utilizada na indústria cosmética. Ele é também muito utilizado para reduzir a acne do rosto, além de tratar problemas de pele como a psoríase e eczema.

Dica: Realize sempre o teste de sensibilidade, para saber se você não possui nenhum tipo de alergia ou sensibilidade ao óleo de citronela. Também não é recomendável o uso do óleo em mulheres gravidas (pode causar enjoos).

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Amora - Menopausa, quanto tempo dura e seus sintomas, como aliviá-los


Vamos começar a matéria fazendo um esclarecimento: diferentemente do que muita gente acredita, a menopausa não deve ser tratada como uma doença. Isso mesmo!

Apesar de ser uma fase da vida carregada de sintomas ruins, não se trata de um problema de saúde. As mulheres começam a entrar na menopausa entre 45 e 55 anos. O período menstrual começa a ocorrer com menos frequência até desaparecer definitivamente.

É claro que tudo depende de cada organismo, mas os sintomas costumam ser:

- Alterações de humor
- Diminuição do desejo sexual e secura vaginal
- Problemas para dormir
- Suores noturnos
- Aumento de peso
- Perda óssea
- dor nos seios

Considera-se a menopausa quando a mulher passa um ano completo sem menstruar, o que representa a infertilidade.

O corpo sofre algumas alterações, como:
1. Você pode ter muito calor e suor. Desequilíbrio de temperatura durante a perimenopausa pode durar anos. O corpo é caracterizado pelo aumento e queda súbita da temperatura, afetando o dia a dia.
As mulheres tendem a ficar mais ansiosas e com muita tensão e medo. O resultado disso é fadiga, alteração de humor e noites maldormidas. Você pode aliviar esses sintomas com alimentos saudáveis, como verduras, frutas, legumes e líquidos naturais.

Faça ioga e meditação, isso ajuda muito.


2. Você pode ganhar peso
Ganhar peso é comum na menopausa, mas este ganho de peso associado com a menopausa não acontece só durante a noite, mas gradualmente. Com o envelhecimento, é normal que haja mudanças na distribuição de gordura corporal, e geralmente ela se acumula no abdome. Além disso, aumenta-se o risco de várias doenças, como: câncer de mama, doença cardíaca, diabetes tipo 2 e depressão. Durante a menopausa, uma mulher pode ganhar até 10 kg. Para evitar, tenha uma dieta equilibrada e faça exercícios regularmente.

3. Os ossos podem enfraquecer
O hormônio estrogênio ajudar a manter os ossos fortes. Durante a menopausa, e até mesmo na perimenopausa, seus ovários deixam de produzir esse hormônio, o que leva a uma rápida perda óssea, que pode resultar em osteoporose. No entanto, você pode prevenir essa fraqueza nos ossos consumindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Além disso, a atividade física vai ajudar a manter os ossos fortes e saudáveis.

4. Você pode sofrer alterações no humor
Isso acontece pelas mudanças hormonais. Portanto, é comum sentir emoções e sentimentos, como tristeza, raiva, ansiedade, irritabilidade, vulnerabilidade e exaustão. Embora essas mudanças de humor sejam normais, você não pode ficar deitada na cama e deixar sua mente vulnerável à depressão. Como já dissemos: menopausa não é doença e precisa ser encarada com muita sabedoria.

5. Você pode ter problemas para dormir
Tanto por causa do aumento de calor como pela alteração de hormônios, a dificuldade para dormir é quase certa. Por isso, você deve evitar o consumo de estimulantes antes de ir para a cama, como cigarro, chocolate, café e até bebidas energéticas. Quanto tempo dura a menopausa?

Os sintomas podem durar até a quatro anos, em média. Não é muito raro, porém, que eles cheguem a durar dez anos ou mais. Na verdade, tudo vai depender das características físicas e hormonais que a mulher possui, pois todos os corpos são diferentes.

Chá para aliviar os sintomas
O chá das folhas de amora (vende-se em lojas de produtos naturais) é ótimo para aliviar os sintomas da menopausa:

Ingredientes
1 litro de água
3 a 5 folhas de amora (vende-se em lojas de produtos naturais)

Modo de preparo
Ferva a água. Assim que ferver, acrescente as folhas de amora, desligue o fogo e tampe a panela. Beba de duas a quatro xícaras por dia, nos intervalos das refeições.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

babosa e limão - Seu intestino e fígado vão se limpar rapidamente se você usar desta forma


Aqui estamos com mais uma receita fantástica. Ela é simples, possui poucos ingredientes, mas eles são muito poderosos. Babosa e limão têm propriedades que ajudam o corpo a eliminar toxinas. Os dois também são excelentes “queimadores de gordura”.

Quando consumimos babosa e limão, metabolizamos melhor os ácidos graxos, fazendo com que a gordura seja eliminada naturalmente. A babosa (também conhecida como aloe vera) também regula e estabiliza os níveis de glicose no sangue. Ela também é um laxante natural que promove mobilidade intestinal e profunda limpeza do cólon, resultando em uma melhor digestão dos alimentos, eliminação de toxinas e, assim, consegue-se um equilíbrio das funções do organismo.

A limpeza do intestino é um dos principais recursos para que as pessoas percam peso naturalmente. E a babosa é excelente para fazer isso. Combinada com limão, seu poder é ampliado e a limpeza também atinge o fígado de forma muito efetiva. O limão é alcalinizante, ou seja, “afina” o sangue, eliminando gorduras e toxinas do corpo. Ele estimula o funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Além disso, acelera o metabolismo e é rico em vitamina C. E no fígado o limão faz maravilhas. Graças ao antioxidante eriocitrim. Esta substância, encontrada no limão, segundo estudos, desintoxica e regulariza as funções hepáticas.
Agora você vai aprender a receita com babosa e limão que limpa o intestino, o fígado e ajuda a emagrecer:

Ingredientes

O suco de 1 limão espremido na hora
1 colher (sopa) do gel de babosa (descasque a folha e, com o auxílio de uma colher, retire a baba/gel)
1 copo de água morna pura filtrada

Modo de preparo
Acrescente o suco de limão, o gel da babosa em um copo de água morna. Misture tudo muito bem. Este suco deve ser consumido apenas por dez dias consecutivos, pela manhã, sempre em jejum. Depois de tomar o suco, você não deve comer nada até depois de 1 hora. Se quiser, pode ficar fazendo o tratamento a cada 30 dias.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Você Come Cenoura?


A cenoura é uma alimento que faz parte da dieta de muitas pessoas, e na maioria das vezes acaba sendo adotado por conta do seu sabor agradável. Porém, muito mais do que saborosa, é possível ter muitos outros benefícios da cenoura.

Veja alguns deles e faça com que a cenoura esteja cada vez mais presente no seu cardápio.

Previne a cegueira
Você já deve ter ouvido a brincadeira de que cenoura faz bem para os olhos porque você nunca viu um coelho de óculos. Apesar de muita gente brincar com o assunto, os benefícios realmente são reais.
Por conta da vitamina A é possível prevenir doenças que são desenvolvidas na velhice, como a cegueira noturna.

Contribui com a saúde bucal
Comer cenoura pode fazer bem para manter um sorriso sempre saudável. Comer as cenouras, principalmente cruas, ajuda a retirar as placas bactérias que se acumulam, isso porque ela é crocante e a mastigação ajuda a remover as partículas que se acumulam.
Ela também estimula a saliva, que ajuda a equilibrar a acidez da boca. Sem falar que ajuda a manter as gengivas saudáveis por conter vitamina C.

Previne doenças cardíacas
Os benefícios da cenoura também podem ajudar a prevenir doenças cardíacas porque ela contém diversas substâncias benéficas, como betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Todas essas ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a eliminar as gorduras acumuladas no organismo.

Ajuda no bronzeado
Para garantir um corpo bronzeado e com uma cor duradoura, acrescentar cenoura ao cardápio vai garantir o corpo dourado tanto sonhado. O betacaroteno estimula o bronzeado, e a vitamina A e os antioxidantes vão ajudar a proteger a pele dos raios ultravioletas.
Dessa forma é possível tomar sol, sem ter queimaduras graves, mas o protetor solar continua sendo indispensável.

Previne o envelhecimento
Para se manter sempre jovem, com uma pele saudável e células saudáveis, esse é um bom alimento.
Ela vai retardar o envelhecimento celular e prevenir os danos nas células, assim quem faz o uso regular da cenoura, tem menos rugas e sinais de expressão.

Previne o câncer
Existem diversos tipos de câncer, e a cenoura pode ser bastante útil na prevenção de muitos deles como, por exemplo, o câncer de pulmão. Por conta da presença do betacaroteno e suas fibras, reduz de forma considerável o surgimento de câncer.

Melhora a pressão arterial
Quem tem pressão muito alta ou por pouca coisa já sente o sangue ferver, precisa incorporar a cenoura ao cardápio. Por possui grande quantidade de potássio, a cenoura atua como um vasodilatador, permitindo a melhor circulação do fluxo sanguíneo.
Por conta da sua ação, também acaba prevenindo derrames e até mesmo ataques cárdicos.

Como consumir a cenoura?
Esse é uma alimento saudável que pode ser utilizado das mais variadas maneiras. Pode ser consumida crua em forma de salada e até mesmo como lanche entre as principais refeições. Quem preferir pode preparar ela cozida, mas nesse caso a orientação é não deixar cozinhar por muito tempo para que os nutrientes não sejam perdidos e se aproveitem bem os benefícios da cenoura. Ela também pode ser consumida como sopa, sucos, no preparado de massas e pães.

Benefícios da cenoura: Como fazer um xarope para acabar com a tosse e limpar os pulmões
Com a cenoura, você pode fazer um xarope natural muito eficiente para a cura. Este incrível xarope pode ser utilizado por adultos e crianças (a partir dos 3 anos) e os resultados são maravilhosos.

Ingredientes:
– Meio quilo de cenoura;
– 4 colheres (sopa) de mel;
– Água.

Modo de preparo:
Coloque as cenouras em uma panela e deixe ferver até que elas fiquem macias. Retire as cenouras da tigela, mas não jogue a água fora. Em seguida amasse bem as cenouras com um garfo ou coloque-as no liquidificador, depois adicione o mel à água e misture bem. Feito isso, acrescente a esta mistura de água e mel o purê de cenouras. Mexa e guarde num frasco de vidro com tampa. Mantenha o xarope na geladeira. Tome 4 colheres (sopa) do xarope durante o dia.

Crianças tomam 4 colheres (chá) por dia. Em dois dias, você começará a sentir os resultados.​

Gostou de saber mais sobre os benefícios da cenoura e também dessa receita de xarope de cenoura para acabar com a tosse e limpar os pulmões? Compartilhe para ajudar quem precisa.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Remédios caseiros para azia

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a sensação de queimação.
Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo o desconforto em poucos instantes. Confira ainda como usar a reflexologia para aliviar a azia.
No entanto, existem outras receitas que podem ser facilmente preparadas em casa e utilizadas ao longo do dia, especialmente em quem sofre com refluxo e vive tendo crises de azia. Algumas delas são:

1. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, diminui a acidez do estômago, reduzindo a inflamação do esôfago e aliviando o desconforto da azia.



Ingredientes

1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
100 ml de água.

Modo de preparo
Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém antioxidantes e outras substâncias que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago, além de diminuirem as contrações do estômago, o que acaba reduzindo a sensação de azia.

Ingredientes
2 cm de raiz de gengibre cortada em fatias;
2 xícaras de água.

Modo de preparo
Coloque o gengibre e a água numa panela e deixe ferver. Depois, desligue o fogo e deixe a panela tampada por, pelo menos 30 minutos. Por fim, remova os pedaços de gengibre e beba um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa também pode ser indicado porque possui propriedades digestivas, que além de melhorarem a má digestão, também aliviam a azia.

Ingredientes
1 xícara de água fervente;
1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo
Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de funcho

O chá de funcho também contém ótimas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, aliviando a sensação de queimação na garganta.
Além disso, como auxilia no esvaziamento do estômago, pode ser usado em casos de refluxo para diminuir o surgimento de crises de azia.

Ingredientes
1 xícara de água fervente;
1 colher de sopa de funcho.

Modo de preparo
Adicionar o funcho à água fervente e deixar repousar por 10 minutos, depois coar e beber entre 2 a 3 vezes por dia ou 20 minutos antes de se fazer uma refeição mais pesada.

5. Suco de pêra

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pêra acabado de fazer porque ele também ajuda a combater a azia e queimação, axuiliando na digestão. Para preparar basta bater no liquidificador 2 pêras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.
A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.
Além disso, outras frutas, que possuem as mesmas propriedades, que podem ser utilizadas para fazer um suco e incluem a banana d'água madura, a maçã (vermelha) e o melão.
Como tratar naturalmente a azia na gravidez

Veja nosso vídeo com algumas sugestões para tratar a azia durante a gravidez:



fonte
Tatiana Zanin - Nutricionista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

domingo, 10 de setembro de 2017

Caju - Conheça incríveis benefícios do caju para sua saúde e bem estar


O caju é muito cultivado no nordeste brasileiro, mas as outras regiões do país consomem muito a fruta e o suco da mesma. Existem variações da fruta, que pode ser vermelha, amarelada ou até rosa, mas para quem gosta de caju o sabor é o mesmo e, também, muito especial, pois é bem característico. Além disso, a fruta é ótima para quem está de regime, pois tem baixa caloria. O que muitas pessoas não conhecem são os incríveis benefícios do caju.

Há muitos anos, o caju já era indicado para tratamento de garganta inflamada e disenteria. Pesquisas recentes indicam que a fruta possui mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. Atualmente, muitos esportistas consomem suco de caju para ajudar na queima de calorias antes das atividades físicas.

Veja lista de benefícios do caju
1- Ajuda na Perda de Peso
O caju é indicado para fazer parte da dieta das pessoas que precisam perder peso, pois tem poucas calorias e baixa quantidade de gorduras. Desta forma, o caju se torna opção para ser consumido durante os lanches. Assim, a pessoa passa a consumir uma fruta rica em nutrientes e vitaminas, mas sem muitas calorias.

Além disso, o alimento é rico em fibras, o que melhora de forma significativa o funcionamento da flora intestinal. Desta forma, a pessoa fica menos inchada e sem desconfortos intestinais.

2- Colesterol
O caju é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Ao consumir a fruta, a pessoa tem uma melhora na qualidade de vida, com a redução de um eventual AVC (Acidente Vascular Cerebral), ataques cardíacos e outras doenças do coração.

3- Ação Antioxidante
O caju possui uma grande quantidade de cobre, que é um mineral que tem efeito antioxidante ajudando na eliminação dos radicais livres do organismo. Dessa forma, ocorrem menos doenças de sangue nas pessoas, por exemplo. Além disso, o cobre ajuda na produção de hemoglobina, o que contribui na redução dos impactos causados pelos radicais livres no organismo.


4- Beleza da pele

O cobre também é excelente para a saúde da pele, pois incentiva a produção de melanina. Assim, os fios de cabelo, pele e unhas ficam mais saudáveis e bonitos. O ideal é sempre consumir a fruta ou o suco do caju para ter uma pele mais brilhante e saudável e fios saudáveis e menos quebradiços.

5- Ossos
O magnésio e o cálcio presentes no caju também são fundamentais para manter a saúde dos ossos, dentes e gengiva. Os ossos fortes e saudáveis ajudam nas atividades do dia a dia e, também, na queima de calorias para quem treina ou pratica atividades físicas.

6- Sistema Imunológico
Quem pretende perder peso e continuar tendo um sistema imunológico em dia deve consumir caju, pois a fruta contém grande quantidade de zinco, um mineral que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

7- Diabetes
Se você quer controlar o açúcar no sangue, deve consumir o caju, que é uma fruta indicada para pessoas diabéticas ou não, pois não contém grande quantidade de açúcar como outras frutas.

Outros benefícios do caju

*Previne câncer;
*Melhora nas práticas sexuais;
*Controle do Sistema Nervoso.


Agora você não pode deixar de consumir esta fruta, pois pôde verificar os benefícios do caju. Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Graviola - Você já conhece os incríveis benefícios para a saúde?


Os benefícios da graviola são, principalmente, combater a prisão de ventre e ajudar a emagrecer porque tem fibras que ajudam a regular o intestino e diminuem o apetite.

Para que serve a Graviola
A graviola tem propriedades terapêuticas que podem ser utilizada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como:

Combater a diabetes – porque tem fibras que evitam que o açúcar aumente rapidamente no sangue.

Aliviar dores de reumatismo – pois tem propriedades antirreumáticas que ajudam a diminuir a inflamação e a dor.

Ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite – porque tem propriedades anti-inflamatórias que diminuem a dor.

Diminuir a insônia – por ter propriedades sedativas que ajudam a adormecer.

Baixar a pressão arterial – pois é uma fruta diurética que ajuda a regular a pressão alta.

A graviola pode ser consumida de forma variada, como em sucos, sorvetes e chás. Na graviola tudo se aproveita, desde as flores, folhas, sementes, frutos até a raiz.

Apesar dos benefícios da graviola, ela não deve ser consumida por mulheres grávidas, pois pode provocar aborto.

Componentes Quantidade por 100 g de graviola
Energia 60 calorias
Proteínas 1,1 g
Gorduras 0,4 g
Carboidratos 14,9 g
Vitamina B1 100 mcg
Vitamina B2 50 mcg
Cálcio 24 g
Fósforo 28 g

A graviola é pobre em gordura e é facilmente digerida pelo organismo.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Remédio natural para ansiedade

Flores da erva de são joão

Se você tem algo importante para fazer nos próximos dias, é comum sentir um pouco de nervosismo. Essa ansiedade é natural, porque sabemos exatamente quais são as suas causas e quando os sintomas vão desaparecer. Porém existem situações em que a ansiedade se torna patológica. Caso a pessoa se sinta ansiosa sem saber os motivos ou perceba sintomas como mudanças bruscas de humor, alterações no sono, ganho ou perda de peso, falta de ar e palpitações, talvez seja hora de procurar ajuda de um especialista.

Existem alguns alimentos e ervas que podem ajudar no tratamento da ansiedade. Eles são benéficos porque atuam sobre o sistema nervoso central, ajudando a relaxar a mente e a aumentar a sensação de bem estar. Em muitos casos, o uso desses remédios caseiros já basta para melhorar os sintomas de uma ansiedade moderada. Além disso, mudanças de hábitos como alimentação mais saudável e exercício físico diários com a prática de esportes são fundamentais para quem sofre com esse problema.

Brócolis e Alface
A combinação desses dois vegetais pode ajudar a combater os sintomas da ansiedade. O talo e a folha da alface contêm substâncias que atuam como um calmante natural. O brócolis, por sua vez, é rico em minerais que melhoram as funções cerebrais. Comer ambos com frequência é uma ótima forma de aproveitar todos os benefícios.

Você também pode fazer um chá colocando 1 pé de alface e 350 g de brócolis em 1 litro de água fervente. Abafe a mistura por 5 minutos, coe e guarde na geladeira. Tome pequenas porções por dia quando sentir sede até consumir toda a quantidade preparada.

Erva de São João
A erva de são joão, também conhecida como hipérico, é bastante indicada para pessoas ansiosas. Elas atuam como um calmante natural, além de inibir os sintomas da depressão leve e também ser um sedativo. Para consumir a erva, o ideal é preparar um chá. Use 20 g da planta seca para cada 500 ml de água filtrada. Primeiramente, ferva a água, depois as acrescente a erva e mantenha o cozimento em fogo baixo por 10 minutos. Passado esse tempo, espere amornar e coe. O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras do chá todos os dias.

Vitamina de Banana
A banana é excelente para aliviar a ansiedade. Ela contém triptofanos que participam da produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo sono e pelo humor. Assim, ela melhora a sensação de bem estar, controlando o nervosismo. Para aproveitar esse benefício, faça uma vitamina batendo no liquidificador 1 banana madura, 1 copo de leite e 1 colher (sopa) de aveia. A aveia contém selênio, que também melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.