segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Chá de velame do mato trata doenças venéreas

O velame do mato é uma árvore de pequeno porte, facilmente identificado em decorrência da cobertura de penugem

Para solucionar problemas de saúde relacionados à pele e a doenças reumáticas, nada melhor do que apostar nas propriedades curativas do velame do mato. Trata-se de uma planta pertencente à família das Euphobiaceae que é natural da flora brasileira, sendo encontrada em todas as regiões.

O velame do mato é uma árvore de pequeno porte, não ultrapassando a altura de quatro metros. Ele é facilmente identificado em decorrência da cobertura de penugem curta e macia que apresenta. Suas folhas são verdes e possuem formato oval alongado. Já o fruto se apresenta como uma cápsula pequena subdividida em três partes, onde podem ser encontradas as sementes.

Dependendo da região onde a espécie é encontrada, pode ser conhecida também pelo nome de velame verdadeira.

(Foto: Reprodução/Powo Science Kew)

Propriedades medicinais do velame do mato
A planta começou a ser usada no processo de tratamento e cura de algumas doenças inspirados na sabedoria popular.

Dessa forma, o velame do mato é indicado em casos de problemas relacionados à pele, tais como: escrófulas, eczemas, impingem, erisipela, úlceras, ingurgitamento e ganglionar. Seu uso também é indicado no combate de doenças reumáticas, doenças venéreas, úlceras do colo uterino e manifestações cutâneas da sífilis.

Porém, antes de incluir a planta em qualquer que seja a rotina, vale a pena consultar o médico antes. Só ele vai poder atestar que o seu uso não trará nenhuma consequência à saúde.

Contraindicações e cuidados
Até agora, não foi registrado qualquer contraindicação em relação ao uso da planta pelo homem, porém, a título de prevenção, as mulheres grávidas ou que estejam em processo de aleitamento devem ficar longe do velame do mato. O excesso da planta também pode causar efeitos colaterais, dependendo do organismo de cada paciente.

Chá de velame do mato
Uma das formas mais fáceis de incluir o velame verdade nos tratamentos alternativos é através do preparo do chá. Para isso, basta separar 200 ml de água filtrada e dois gramas de erva seca (uma colher de sopa). Coloque a água para ferver em um recipiente com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva.

Deixe que a mistura descanse por cerca de 10 minutos. Preserve o recipiente fechado, o que vai acabar auxiliando no processo de infusão. Use uma peneira para remover a erva da bebida. A recomendação é que o chá de velame do mato seja ingerido até três vezes por dia.

Nos casos de afecções da pele, recomenda-se o uso concomitante do infuso e de compressas das folhas ou do infuso.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário