sábado, 23 de dezembro de 2017

Chá de limão com mel e alho – Benefícios e propriedades

Com a mudança do clima e da temperatura, é normal encontrarmos quadros de gripes e resfriados. Há quem diga que apenas cama e descanso podem resolver, mas existem coisas que podem ajudar no processo de recuperação. Conheça o chá de limão com alho e mel e seus benefícios.

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades
Ideal para os dois primeiros dias de gripe, o chá de alho, mel e limão auxilia no processo de recuperação. O Alho é essencial na receita, pois melhora a circulação e aumenta a resistência, sendo excelente para gripes, resfriados e também quaisquer problemas no sistema imunológico. Suas propriedades envolvem a ação anticoagulante, antioxidante, antibiótica e energética.

O limão combate as infecções, além de ser rico em vitamina C, prevenir o diabetes e controlar a pressão alta. É composto de vitaminas A, B1, B2, B3, C, potássio, fósforo, manganês, ferro, ácidos orgânicos e flavonoides. Seus benefícios envolvem ainda a ação como antioxidante, a prevenção na formação de tumores, a desintoxicação e a redução da acidez no organismo. Já o mel, usado para adoçar a receita, fortalece o sistema imunológico, além de reduzir a ansiedade e regular o intestino. É ainda um poderoso antisséptico, cicatrizante, diurético, antioxidante, digestivo, expectorante, sedativo, vermífugo e vasodilatador.

Unidos, os três elementos trazem muitos benefícios à saúde em geral e no combate à gripe. Suas vitaminas auxiliam na proteção da visão, no aumento do metabolismo, no fornecimento de energia, além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, fortalecer os ossos, combater o colesterol, a anemia e facilitar a absorção da vitamina C pelo organismo.

Como preparar o chá?
Para preparar o chá, você irá precisar de um limão, dois dentes de alho, dois copos de água e duas colheres de mel para adoçar. Coloque a água em um recipiente, e leve ao fogo. Pique os dentes de alho e corte o limão em quatro partes. Quando a água alcançar fervura, adicione o suco do limão e o alho e deixe ferver por cinco minutos. Em seguida, adoce com o mel e tampe, deixando descansar por aproximadamente cinco minutos. Coe o alho e retire os pedaços de limão. Tome logo em seguida, o chá deve ser consumido ainda quente.

Precauções
O uso do mel deve ser evitado por pacientes com diabetes e acima do peso, uma vez que é um alimento bastante calórico e possui alto nível de glicose. Além disso, o mel também não é recomendado para crianças recém-nascidas até um ano de idade, uma vez que pode causar alergias.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário