sábado, 23 de dezembro de 2017

Frutas cítricas têm incrível benefício que talvez você não saiba. Descubra

Essas frutas combatem alergias, hemorragias, inflamações, vírus e reforçam a imunidade do organismo

Você costuma consumir frutas cítricas? De acordo com a nutróloga, Tamara Mazarack, a “laranja, limão e tangerina, e também o maracujá, acerola, caju, kiwi e morango, são ótimas fontes de bioflavonoides e vitamina C, antioxidantes que ajudam a preservar as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade do tecido cutâneo”.

Para você entender melhor, os bioflavonoides são pigmentos vegetais que dão cor às plantas e frutos. Eles são divididos em flavonas, flavonóides, flavononas e isoflavonas. Essas substâncias combatem alergias, espasmos, hemorragias, inflamações, vírus e reforçam a imunidade do organismo.

Entretanto, alguns bioflavonoides podem perder a sua eficiência devido à ação de agentes oxidativos como agrotóxicos, aspirina, diuréticos, cortisona, drogas, estresse, febre, processo de pasteurização, poluição, fumo e excesso de água, de sal e de calor.

Foto: depositphotos

A especialista em nutrologia recomenda que ao menos duas frutas cítricas sejam consumidas por dia, a fim de que seu corpo usufrua de todos esses benefícios.

Aumente as porções de alimentos naturais
De acordo com a BBC, cientistas da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, revelaram que comer 10 porções de frutas, legumes e verduras faz com que a pessoa viva mais. A atuação desses alimentos evitaria a morte prematura de quase 8 milhões de pessoas que perdem a vida por complicações cardíacas e cânceres.

Essa pesquisa afirma que a incidência de câncer é menor em quem come espinafre, pimentão, repolho e couve-flor. Já o derrame e doenças do coração acontecem menos em quem come frutas cítricas, saladas, folhas verdes ou crucíferas, peras e maçãs.

A recomendação dos ingleses dobra a quantidade já prescrita pela a OMS, Organização Mundial da Saúde, a qual indica que cada pessoa não coma menos de cinco porções ao dia.

No Brasil, a situação está distante do recomendado. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, afirma que nove em cada 10 brasileiros não consomem nem a quantidade mínima indicada.

Veja a relação incrível que fez a Universidade Imperial College London:
– Morte prematura: reduza o risco dela em 31% consumindo 800 gramas desses alimentos ou 15%, ingerindo apenas 200g;
– Câncer: reduza em 13% o perigo de desenvolver a doença a cada 800g ingeridas ou 4%, comendo 200g;
– Doenças do coração: é possível diminuir até 28% os riscos de doenças relacionadas ao coração comendo 800 gramas de frutas, verduras e legumes por dia ou 13%, ingerindo apenas 200g.

Se você quer ter uma vida mais longa e saudável, procure ajuda de um nutrólogo ou nutricionista e comece a comer os alimentos corretos.

por Pollyana Batista
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário