quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Tratamentos e receitas do chá de eucalipto

Tratamentos e receitas do chá de eucalipto - Foto: Reprodução

O eucalipto é muito conhecido pelo Brasil por ser uma planta que tem ótimas propriedades para o tratamento de doenças nas vias respiratórias, tais como a sinusite, rinite, tosse, asma e bronquite. O óleo essencial dessa planta é usado para tratar a dor ciática, que percorre todo o nervo ciático causando dores agonizantes. Basta massagear, gentilmente, as áreas danificadas com o óleo. 
Além do uso medicinal, o eucalipto também serve de matéria prima para desinfetantes e antissépticos, pois possuem essas propriedades na sua composição.


Para que serve o chá de eucalipto?


*Asma
*Bronquite
*Sinusite
*Tosse
*Rinite
*Diabetes
*Reumatismo
*Dores musculares
*Dor ciática
*Doenças na bexiga
*Problemas reumáticos
*É antisséptico
*Tem propriedades desinfetantes

Receita do chá de eucalipto
Misture uma colher de sopa das folhas picadas do eucalipto em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe que a bebida descanse até amornar. Coe e beba em seguida. Quem quiser pode adicionar gotas de limão ou mel ao chá. Beba três xícaras ao longo do dia.

Contraindicações
Mulheres grávidas ou lactantes não devem tomar o chá de eucalipto, assim como as crianças menores de dois anos também não. Associar o eucalipto com sedativos, anestésicos ou analgésicos é bastante perigoso, portanto o melhor a se fazer é perguntar ao seu médico se pode tomar o chá para tratar de seu problema antes de se automedicar.

Limpe a pele com o eucalipto!
Sabia que o eucalipto também tem propriedades para tratar a pele? Para isso basta fazer uma receita simples:

*Atenção aos cuidados!

Ferva 500 ml de água;
Coloque 2 folhas de eucalipto, cascas de limão, laranja e 2 gotas de óleo de lavanda;
Tire do fogo e deixe que o rosto receba, de longe, esse vapor por 10 minutos.

É muito importante ter cuidado para não se queimar com o vapor! Para ter certeza de que o vapor não será maléfico, desligue o fogo e deixe que esfrie por 3 a 5 minutos. Confira com a mão se o vapor está muito quente de uma altura mínima de 30 centímetros. O mesmo processo pode ser utilizado para os pés, pois relaxa e ativa a circulação sanguínea.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário